Rainbow Six Extraction | Análise

Não é segredo que Rainbow Six é uma franquia consagrada e Rainbow Six Siege se tornou um dos jogos mais importantes para os E-Sports, com competições intensas por todo o mundo.

A Ubisoft, empresa responsável pelo título, vez ou outra busca inovar, trazendo conceitos bem diferentes aos seus jogos, como acontece por exemplo com a franquia Far Cry.

A aposta da vez com Rainbow Six Siege é resgatar o estilo de jogos baseados em hordas, tão conhecido em games como Left 4 Dead, Back 4 Blood, entre outros, para criar uma experiência única, mesclando o tático com o terror dos monstros que enfrentamos.

A junção destes conceitos resultou na expansão Rainbow Six: Extraction. A pergunta que fica é, essa combinação deu certo?

A proposta de Extraction

Nesta expansão, a terra foi invadida por alienígenas, trazendo o risco de extinção da raça humana e, como uma resposta para essa ameaça, um grupo de elite formado com os melhores agentes é convocado com intuito de suprimir os invasores e claro, aprender mais sobre eles e como derrotá-los.

Sendo assim, nós jogadores precisamos, basicamente, enfrentar hordas distintas, concluindo objetivos, ao mesmo tempo que evoluímos nossos agentes e desbloqueamos novos cenários com mais ameaças.

Cada cenário possui um total de 3 objetivos que precisam ser concluídos na melhor ordem para o jogador, permitindo a formulação de estratégias.

A progressão, de um modo geral, não é tão desafiadora quanto parece ser. Isso se dá pois, na primeira região, temos 3 mapas disponíveis para jogar e concluir as tarefas, antes que uma nova área seja desbloqueada.

Isso permite ao jogador transitar com tranquilidade entre as fases e upar agentes de tal forma que, ao adentrarmos na nova região, não sentiremos de uma forma tão densa o peso das ameaças.

Seria mais interessante se a Ubisoft desbloqueasse cada mapa de uma região gradativamente, aumentando assim o nível de ameaça, para daí migrarmos para um próxima região.

E quanto a mescla entre o tático e as hordas

Os jogos com o famoso modo horda são muito conhecidos por serem frenéticos. Em Rainbow Six Extraction, apesar de ser divertido formular estratégias com o intuito de eliminar uma boa quantidade de inimigos de uma só vez, seja através das armadilhas ou das inúmeras possibilidades que os diferentes operados trazem, quando a horda é alertada, o bicho pega e tudo fica um pouco mais complicado.

Rainbow Six sempre pregou mais pelo realismo. Sentimos o peso dos operadores ao andar, devido a quantidade de equipamentos e armas que carregam, a recarga das armas não é tão ágil, o recuo das armas de fogo é algo a se considerar antes de segurar o gatilho do controle e muito mais.

Todos esses fatores, quando levados para um estilo de game tão frenético como o modo horda, traz dificuldades bem aparentes. O gameplay não é tão dinâmico como deveria e isso acaba por irritar em alguns momentos.

Certos inimigos podem nos derrubar facilmente quando nos alcançam e isso é algo bem recorrente quanto a horda é alertada.

Dito isto, por mais que a proposta seja interessante, a mescla da jogabilidade tática de Rainbow Six, com o frenesi do modo horda, pode se tornar uma combinação um tanto quanto frustrante para alguns jogadores.

O modo online

Apesar dos percalços mencionados acima, algo que sempre é divertido em jogos deste gênero, é a possibilidade de jogar com amigos.

Este é sim um dos pontos mais legais de Extraction, pois a sensação que fica é, estamos lutando por nossa sobrevivência e precisamos pensar, colaborar em conjunto, pois a falta de sintonia pode ser fatal.

Os servidores do game são bem estáveis. Em algumas ocasiões bem específicas, raras eu diria, aconteceram quedas. As telas de Loads são bem ágeis e a fluidez do game nas partidas em grupo é de se admirar, mesmo com jogadores possuindo tipos de conexões diferentes.

Conclusão

No frigir dos ovos, Rainbow Six Extraction apresenta um misto de emoções.

A mescla do tático com o modo horda é de fato uma ideia interessante, mas creio que faltaram alguns ajustes por parte da Ubisoft para deixar o jogo melhor balanceado, devido a conceitos destes dois estilos que não se complementam tão bem.

Por outro, a experiência de se jogar com amigos, comunicando o tempo todo, formulando estratégias em conjunto, pode, de certo, compensar de leve essa falta.

A progressão um tanto quanto simplista pode fazer com que alguns jogadores dropem a experiência, por não apresentar desafios tão contundentes quanto poderia ser. Sinto que a empresa poderia ter trabalhado melhor no jogo.

Só nos resta esperar para ver o que mais a Ubisoft planeja para a franquia Rainbow Six e se veremos outros títulos adotarem idéias como essa no futuro.

Rainbow Six Extraction já está disponível para todos os consoles e PC.

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