Infernax, nostalgia e novidades no mais novo metroidvania

É difícil pegar uma fórmula estabelecida, cheia de nostalgia e adicionar novidades a ela. Principalmente em um subgênero como “metroidvania”. A fórmula está aí há tanto tempo e é pouco retocada de um modo geral. Um novo desafio aqui outro ali, mas aparentemente as coisas são diferentes nessa aventura. Surpresas terríveis aguardam o protagonista do jogo, mas o que aguarda os jogadores?

O Jogo

O mais novo “metroidvania” conta a história de um duque templário que ao voltar pra casa, após um bom tempo em combate, se depara com uma terrível maldição que cabe a ele por fim. A trama é simples, é divertida e se desenvolve de forma bem parecida à de jogos como Castlevania a partir do estabelecido em Simphony of the Night: A aventura segue sem muitas informações que são entregues em pontos específicos, como marcos de progressão do personagem. E estratégia é interessante pois muitas vezes o jogador mergulha no game e não tem noção do quanto progrediu, um efeito comum nos atuais “souls like”.

Infernax tem um visual bem simples, com um estilo de pixel art similar ao padrão da era 8 bits, porém mais colorido e se adequa à época atual, não correndo riscos muito grandes em seu visual, diferentemente de alguns concorrentes, como blood stained circle of the moon. Contudo, isso não é algo que influencia definitivamente na experiência do jogador; é uma questão de gosto. Contudo, alguns detalhes fazem toda a diferença aqui: o cuidado em representar a evolução do personagem a cada armadura nova, sangue, que por consequência das batalhas, se acumula no personagem e pinga conforme ele caminha, e outros detalhes na interface mostram o carinho dos desenvolvedores com a obra e apontam pra direção de que cada decisão sobre o visual (estilo, etc.) foi pensada com cuidado.

Entretanto, a grande surpresa está no gameplay de infernax. Em uma fórmula bem estabelecida é de se perguntar o que fizeram nesse jogo, que não se encontra tão fácil por aí? Em Infernax, além de várias missões paralelas vindas de encontros com personagens não jogáveis (NPCs), há ainda a possibilidade de escolhermos qual caminho seguir. Logo no início do jogo, já nos deparamos com uma situação em que devemos decidir se ajudamos um rapaz sofrendo ou não. Diga-se de passagem, uma forma muito interessante de cativar o jogador. É como se dissessem “veja, esse não é um jogo como os outros que você conhece”, e dessa forma somos convidados a continuar jogando e assim conhecer mais e mais do jogo.

Em outros aspectos, Infernax faz bem a sua lição de casa. Apresenta uma trilha sonora que acompanha a situação do jogador e não é maçante ou cansativa, mesmo sendo bem simples.

Críticas

Infernax não é um jogo fácil, ele é bem desafiador e isso é bom. Contudo, no modo casual foi fácil de encontrar um lugar específico para farmar XP e Gold infinitamente e evoluir os status do personagem ao nivel máximo, sem grandes dificuldades.

Outra coisa que vale a pena mencionar é que se esse jogo tivesse um nível de definição de detalhes um pouco melhor “in game” (não somente em cutscenes e interface), tomando Blasphemous como exemplo, Infernax seria quase impecável. Algo que não estava fora do alcance técnico da equipe, e o próprio jogo mostra isso.

Conclusão

Infernax é uma ótima alternativa pra quem gosta de um “metroidvania”, mas procura algo diferente. É o tipo de jogo que consegue trazer algo de novo sem mudar o que já está estabelecido e faz isso muito bem.
Infernax é super recomendado, está disponível para praticamente todas as plataformas e com textos localizados em português do Brasil.

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