Gran Turismo 7 impressiona e é um prato cheio para os fãs de corrida | Análise

Aqueçam seus controles, pois Gran Turismo 7 está chegando e traz muito, mas muito conteúdo divertido para os amantes de jogos de corrida.

Antes de me aprofundar mais nesta análise, acho importante ressaltar que sou marinheiro de primeira viagem na franquia Gran Turismo, ou seja, não tive muito contato com os games anteriores, portanto, minha análise será baseada apenas na experiência que tive com este título.

Eu e os games de corrida sempre tivemos uma relação distante. Joguei bastante Need for Speed quando mais novo, desde o Underground até o Carbon, mas nunca havia me aventurado em um simulador de corridas com uma pegada tão realista.

Este novo exclusivo do Playstation não é apenas rico em conteúdo, mas também convidativo para os novatos de plantão, que irão adentrar na franquia em Gran Turismo 7, como eu.

Um jogo denso, mas convidativo para os iniciantes

O primeiro ponto que me abriu um sorriso ao iniciar minha jornada em Gran Turismo 7, foi ver uma mensagem perguntando: “Você é novo em Gran Turismo?”

Após responder que sim, o jogo prontamente me guiou em um passo a passo, de forma que eu pudesse entender toda a dinâmica proposta.

A ideia é bem simples, na verdade, após nos apresentar os conceitos básicos de como lidar com as corridas, seja fazendo curvas mais fechadas, mais abertas, controle do carro, etc, somos apresentados aos principais menus do jogo.

Em cada um destes menus, são passadas informações sobre qual é a sua proposta e como nós, jogadores, podemos utilizá-los.

Com poucos minutos de jogo já é possível se familiarizar com as atividades e partir para as corridas nos circuitos propostos.

Uma jornada de gameplay deliciosa, que nos incentiva a jogar mais

Quando iniciamos nossa jornada pelo mundo de Gran Turismo, somos apresentados a alguns menus do jogo, como eu disse anteriormente. No entanto, o game não nos entrega todos eles logo de cara.

No mapa geral, podemos ver que existem diferentes estruturas ao redor que não possuem um ícone específico para que possamos acessá-las.

Cada uma dessas estruturas possui uma função distinta, por exemplo, oficina de tuning, garagem, loja para compra de carros, central de licenças e assim por diante.

O jogador precisa avançar em sua campanha, realizar as missões propostas pelo jogo e aumentar seu nível para ter acesso a todas elas.

Essa ideia é extremamente positiva, pois nos incentiva a jogar mais de forma a aumentar nosso leque de possibilidades, desbloqueando estes novos menus.

Como o jogo funciona

Ao começar nossa campanha em Gran Turismo 7, somos apresentados a uma loja de carros usados, onde adquirimos nosso primeiro veículo.

Vale ressaltar que o jogo apresenta uma lista de carros insanamente extensa (mais de 400), contando com as marcas mais famosas de todo o mundo.

Isso é sem dúvida um dos grandes atrativos do game, pois ao concluir circuitos, desafios e missões, adquirimos novos para integrar nossa coleção e podemos usá-los nas corridas.

À medida que ganhamos corridas recebemos pontos CR, que são os créditos do jogo, usados para comprar novos carros, aprimorá-los, modificá-los e mais.

Além dos circuitos principais em cada região, existem pistas paralelas com níveis de dificuldade diferentes que fornecem mais, ou menos créditos, conforme a complexidade.

É de suma importância concluir algumas destas corridas, pois certos carros não são tão baratos para adquirir.

Outro recurso presente no jogo é o Nível de Colecionador do player, que aumenta à medida que adquirimos novos carros e completamos circuitos. 

É basicamente o level do jogador, que precisamos upar para desbloquear novas estruturas no mapa e ter acesso a recursos mais avançados, como novas categorias de peças na oficina de tuning.

Temos também os desafios diários, que oferecem bilhetes de loteria para ganharmos créditos ou até mesmo carros e peças, caso tenhamos sorte. Mais um incentivo para o jogador retornar ao game diariamente.

Ao avançar em nossa jornada, novos circuitos/campeonatos são desbloqueados e estes exigem cada vez mais carros com um nível de PP mais alto. PP é a relação entre velocidade, aderência, entre outros atributos gerais de um carro.

É uma forma simplificada do jogador identificar qual veículo é mais eficiente que outro.

Isso reforça ainda mais a necessidade de adquirir novos carros desde o início, pois além da variação de PP, temos corridas por regiões específicas, como Japão, América e Europa. 

Cada região costuma exigir um carro específico daquele país onde está sendo sediado o circuito, portanto, é importante variar este catálogo mas não tema, pois o próprio jogo em suas missões principais automaticamente nos faz adquirir carros diferentes de cada uma das regiões.

Para quem gosta de desafios, basta se aventurar no menu de missões e central de licenças. 

Diferente das corridas presentes nos principais circuitos, o jogo nos entrega desafios como ultrapassar todos os carros rapidamente antes que a corrida termine, finalizar determinados trechos realizando curvas perfeitas no menor tempo possível para alcançar a classificação ouro e assim por diante.

O mais interessante, principalmente sobre a central de licenças, é que estes desafios estão diretamente relacionados com uma espécie de tutorial para instruir os jogadores. 

Cada atividade nos ensina a fazer curvas mais fechadas, abertas, como controlar o carro com precisão, em que momento frear… foi muito bem pensado.

Jogabilidade extremamente realista

Sendo um simulador de corridas, Gran Turismo 7 traz um gameplay bastante realista. O que quero dizer com isso?

Saber dosar o nível de aceleração, quando frear, não puxar o volante de forma brusca durante as curvas, tudo isso tem um peso enorme durante as corridas do game.

Até mesmo optar por carros mais velozes, dependendo da pista, pode ser fatal para seu desempenho. Carros rápidos podem garantir colocações maiores, mas são mais difíceis de controlar, principalmente em curvas mais fechadas.

As alterações climáticas presentes no game também influenciam durante as corridas, como por exemplo a chuva, que dependendo do pneu usado no carro, o mesmo irá deslizar com muito mais facilidade.

É possível sentir o peso do carro ao controlá-lo, a adrenalina durante momentos de muita velocidade e olha, recomendo demais jogarem com a câmera no interior do veículo. A imersão é muito maior do que o famoso modo terceira pessoa.

O Dual-Sense no Playstation 5 contribui bastante com a experiência. O gatilho usado para frear fica mais pesado, quando o carro está muito rápido, assim como o acelerador fica mais leve quando estamos em uma marcha mais alta.

Além disso, é possível sentir no controle as derrapagens, quando saímos para fora da pista e o pneu entra em contato com a terra, a troca de marcha, a aceleração… é uma experiência surreal!

Opções de personalização e Tuning

Como já era de se esperar, Gran Turismo 7 conta com um sistema de personalização e tuning dos veículos. Podemos modificar a aparência de nossos carros e até mesmo do piloto, trocando seu capacete e ajustando detalhes no seu macacão.

O sistema de tuning é bem interessante e necessário durante nossa jornada. Temos 5 categorias disponíveis, são elas: Esportivo, Esportivo de Clube, Semi Competitivo, Corrida e Extremo.

Cada uma delas com peças e acessórios diferentes para melhorar nossos caras. Cada categoria será liberada ao longo de nossa jornada, conforme nosso nível de colecionador aumenta. É importante possuir todas.

Em circuitos mais avançados, como mencionei anteriormente, carros mais velozes são necessários e nem sempre temos o veículo com a quantidade de PP certa para participar.

Desta forma, é necessário usar créditos para tunar os carros até alcançar as especificações exigidas no circuito/campeonato.

É recomendado também ter acessórios de tipos específicos, pois também são exigidos em algumas disputas, por exemplo, ter no inventário tipo de pneus esportivos, além dos normais utilizados e assim por diante.

Tudo é muito simples e bem fácil de se utilizar.

Gráficos de cair o queixo

Mesmo sem ter uma experiência extensa com a franquia, já ouvi falar bastante o quanto os gráficos de Gran Turismo são impressionantes e pude constatar isso no 7.

As pistas e os cenários ao redor são bem caprichados, mas o que realmente salta aos olhos são os carros e os detalhes empregados em cada modelo, fazendo juz ao que vemos no mundo real.

A textura, o brilho, os reflexos, é tudo muito bonito e quando usamos a câmera interior do carro durante as corridas, vários elementos do mesmo são mostrados. Até mesmo o piloto do veículo, com seu macacão e capacete que podem ser personalizados, são bem feitos.

Vale ressaltar que o game no Playstation 5 apresenta dois modos gráficos. O primeiro é o modo desempenho, que prioriza a taxa de quadros a 60fps e o modo Ray Tracing que, como o próprio nome já diz, adiciona efeitos de iluminação e reflexão incríveis, proporcionados por essa tecnologia.

Novamente optei pelo modo desempenho e acredito que será a escolha da grande maioria dos jogadores, para garantir o máximo de fluidez nas corridas, uma vez que é necessário precisão na direção dos carros.

Uma enciclopédia automobilística

Um ponto que me deixou bastante impressionado ao jogar Gran Turismo 7, foi a riqueza de detalhes e informações sobre cada carro, modelo e empresa que o fabrica.

Durante nossa jornada, periodicamente completamos missões onde é necessário conseguir 3 carros de uma determinada marca. Ao final dela, o NPC que nos entrega as missões nos conta uma história de como esses veículos surgiram, suas vantagens, ano de fabricação e muito mais.

Além disso, em nossa biblioteca de carros, é possível acessar cada um deles e contemplar sua história.

Isso sem dúvida é algo para se aplaudir, pois até mesmo quem não está tão envolvido com o mundo automobilístico, desperta curiosidade em saber mais sobre o seu carro preferido no game e, consequentemente, os demais, já que não ficamos apenas com um durante todo o jogo.

É verdadeiramente uma aula de história automobilística.

Trilha sonora envolvente

A trilha sonora é sempre um elemento muito importante em qualquer jogo ao se contar uma história, durante momentos intensos de combate, exploração e muito mais.

Em Gran Turismo 7 isso foi aplicado com maestria. Desde a apresentação inicial, que traz um vídeo comemorativo dos 25 anos da franquia, até em situações mais tranquilas, como no café onde recebemos tarefas, é possível sentir uma vibe incrível graças às músicas selecionadas para este título.

Temos grandes nomes que integram a lista como Bring me the Horizon, Disciples, London Grammar, FaNaTiX e muuuuito mais.

Durante as corridas, principalmente as mais intensas, é impossível não se empolgar quando entra aquela música que casa com a situação e faz o nosso sangue ferver. É demais!!!

O modo online

Infelizmente não pude experimentar o modo online tanto quanto gostaria. Durante nosso período de análise participamos de algumas sessões em dias e horários específicos.

O que posso dizer é que, nas sessões que tive a chance de conferir, mesmo enfrentando jogadores de fora do Brasil, as corridas fluíram extremamente bem, sem nenhum tipo de queda ou lag, e foram bem divertidas.

Após o lançamento oficial do game, irei experimentar mais o lobby e as disputas diárias online que o game proporciona

E quanto aos problemas!!!

Gran Turismo 7 está bem otimizado, mas não totalmente livre de problemas. Em um dado momento, personalizando meu carro na oficina, ao salvar as modificações o game simplesmente deu crash e precisei fechá-lo, perdendo tudo que eu havia feito.

Outro ponto é a dificuldade do jogo. As corridas iniciais são bem fáceis e à medida que avançamos ficam mais difíceis, o que é normal. 

Contudo, durante algumas corridas, na primeira volta, tudo estava bem equilibrado, mas ao chegar na última volta os adversários pareciam ganhar um boost bizarro de velocidade. Não aconteceu em todas as corridas, obviamente, mas foi algo difícil de não notar.

A física me pareceu estranha em alguns momentos. Após algumas colisões, o dano do carro não refletia com precisão o impacto da batida, seja ela em um adversário ou muro ao sair da pista.

Estes foram alguns pontos que pude notar, mas nada que estrague a experiência, obviamente.

Um prato cheio para os fãs de corrida

Se você é fã de jogos de corrida, principalmente de Gran Turismo, este jogo foi feito para você.

A riqueza de conteúdo e informações que Gran Turismo 7 traz para nós jogadores, garante boas horas de gameplay.

O jogo traz uma curva de aprendizado bem bacana, principalmente para os novatos como eu e é gratificante evoluir durante cada circuito ou campeonato.

Os gráficos são estonteantes, a atmosfera criada em conjunto com a trilha sonora empolga e os desafios nos instigam a testar limites e aprimorar nossas habilidades para sobrepujar cada situação.

Foi simplesmente uma experiência gratificante conhecer o mundo de Gran Turismo 7 e mal posso esperar para conferir o feedback dos fãs de longa data da franquia.

O novo jogo da Polyphony Digital está com lançamento marcado para o dia 4 de Março, como um exclusivo para Playstation 4 e Playstation 5.

Fiquem ligados em nosso canal no YouTube, para o review em vídeo.

Confira também outras análises em nosso site: