Super Mario Bros. O Filme | Crítica

Quando se fala sobre jogos clássicos, alguns nomes com certeza são destaque na memória do público. Dentre eles, é impossível não destacar os jogos da franquia Mario. O encanador mais querido do universo dos games deu origem não apenas a uma série de jogos memoráveis, mas a um legado que torna qualquer produção que carregue seu nome um verdadeiro sucesso. E hoje, fomos agraciados pela oportunidade de assistir antecipadamente o mais recente filme de Mario, “Super Mario Bros – O Filme”.

“Super Mario Bros” percorre uma divertida aventura na vida de Mário e Luigi – dois irmãos encanadores que buscam a ascensão profissional, mas acabam indo através de um cano subterrâneo para um universo totalmente desconhecido: o Reino dos Cogumelos.

Não demora para que a presença de Mário desperte o ciúme e a ira de Bowser, o rei dos Koopas. Enquanto Bowser busca poder absoluto, Mario embarca na missão de confrontá-lo ao lado da princesa Peach para salvar o reino dos cogumelos e Luigi, que foi aprisionado pelo vilão.

Ao contrário do que é visto na franquia de jogos de Mario, o filme traz Peach como uma representação de uma figura feminina forte, corajosa e nada vulnerável. Em muitos momentos, é ela quem guia e encoraja Mario, dando a ele a força necessária para percorrer essa aventura e alcançar sua meta.

Ainda assim, o filme traz uma abordagem extremamente fidedigna de tudo o que vemos (e amamos) nos jogos: os personagens, os poderes, os cenários e a sonoridade. Inclusive, a trilha sonora do longa merece ser destaque positivo: é absolutamente satisfatório ver a recriação de sons clássicos do jogo.

Isso torna a experiência ainda mais positiva para quem é fã de Super Mario nos vídeo games. Os cenários são incrivelmente bem feitos: toda a paisagem é bem detalhada, colorida e viva: até nos ambientes mais obscuros, onde o detalhamento permite ao espectador a imersão absoluta naquele universo.

Apesar de um pouco infantilizado (algo já esperado e totalmente perdoável para uma animação baseada em um jogo de teor leve), o filme financiado pela Nintendo não é cansativo ou tedioso.

Para os fãs, será impossível não passar boa parte da trama com um sorriso no rosto, mesmo nos momentos em que vemos a ira impiedosa de Bowser. O enredo é previsível dentro da estrutura de animações com personagens heroicos: quando tudo parece se encaminhar para um desastre, o espectador sabe que algo irá acontecer para reverter aquela situação instantaneamente.

“Super Mario Bros – O Filme” não é apenas um filme baseado em um jogo. É uma verdadeira experiência: os cenários, músicas e personagens perfeitamente recriados trazem ao espectador a satisfação e nostalgia esperados para um conteúdo que aborda uma das franquias de jogos mais famosas de todos os tempos.

Apesar do teor infantil, recomendaria o filme para qualquer público com tranquilidade, principalmente aos mais familiarizados com o universo de Mario, uma vez que o que mais encanta na produção é a quantidade generosa de referências retratadas.

“Super Mario Bros – O Filme” estará disponível nos cinemas a partir do dia 06 de abril. Não deixem de nos contar qual a sua expectativa para o filme, e se assistirem, contem mais sobre sua opinião.

Fiquem ligados em nosso canal do YouTube para não perder a cobertura de eventos, lives e vídeos de notícias, curiosidades e gameplay.

Confira também outras matérias e análises em nosso site: