Overwatch 2 Beta: análise das novidades

Há tempos que Overwatch, da Blizzard, não atrai muita gente, porém isso pode mudar! Viemos trazer as grandes diferenças entre o primeiro jogo e o segundo. Entre os dias 27/04 e 17/05, tivemos uma chave liberada através de convites que a Blizzard enviou para diversos jogadores, e nós do Meia-Lua fomos uma dos grandes sortudos a ter acesso a beta. Mas vale ressaltar nem tudo que for escrito aqui estará no jogo finalizado, que ainda está sem data de lançamento.

Como funciona?

Atualmente, o jogo tem modos de partida JvJ (PvP) entre seis membros em uma equipe, que vão desde escolta, assalto, híbrido e controle. Em Overwatch 2, será subtraído um tanque, deixando o formato 6×6 pra trás e adotando o formato 5×5. Esse anúncio foi feito lá na Blizzconline de 2020, durante a pandemia do COVID-19. Além disso, os heróis de dano ficarão mais ligeiros, os tanques sofrerão mudanças devido ao novo formato de game play, e todos os suportes poderão se auto curar se ficarem um tempo sem agir.

Novos cenários

Não só novos cenários foram adicionados, como também uma nova modalidade de partida JvJ: Push. Em português, empurrar. E é literalmente isso: os dois times tem um objetivo onde é preciso empurrar um robô, o escoltando até os novos pontos. Quem conseguir chegar no último ponto primeiro, vence.

O mais legal na parte dos cenários, é que eles se baseiam em lugares geograficamente específicos. Tirando um país ou outro (Numbani, que não existe), todos são ambientados no futuro onde a história de Overwatch acontece. Já está em desenvolvimento mais dois mapas, um na Índia, e outro no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (terra de um dos personagens, Lúcio), porém na beta estes cenários ainda não foi postos em cena. Mas tivemos vários novos cenários: Midtown, nos Estados Unidos, Colosseo, na Itália, Circuit Royal em Mônaco, e New Queen Street, no Canadá.

Personagens

Quatro dos personagens do roster atual de Overwatch (que são 33 personagens, sendo eles: 8 tanques, 18 danos e 7 suportes) sofreram grandes mudanças em sua game play.

Doomfist, o grande chefão da Talon (rival da Overwatch na história do jogo), antes categorizado como dano, agora será um tanque. Devido a sua força e seus grandes músculos e armas, o personagem nigeriano agora se torna mais um tanque, com algumas mudanças de game play. O seu ultimate (ult), Impacto Meteoro, está um pouco mais rápido. O Gancho Ascendente não existe mais, dando lugar a Power Block, uma habilidade onde o personagem bloqueia todos os tiros dos outros rivais, mas ao mesmo tempo carrega e dá mais força ao seu Rocket Punch (um golpe melee onde ele carrega por alguns segundos e desfere um soco no adversário, causando dano e também atordoando o inimigo). Mantém-se o movimento Seismic Slam, onde ele pula bem alto e dá um soco no chão, afastando os inimigos ou até os matando.

Orisa, a simpática robô construida por Efi Oladele, uma inventora prodígio de Numbani (um país africano que não existe na vida real) teve as mudanças mais significantes do jogo. Ela não usa mais o Halt (em Português “Alto lá!”), a habilidade de soltar uma bola que atrai os inimigos em um certo ponto, nem a Barreira de Proteção, o escudo de 600 HP que protegia os personagens por um certo momento. A sua ult, o Supercharger, também não está na nova Orisa. Em Overwatch 2, a personagem continuará apenas com seu escudo Fortificador, mas as outras habilidades são completamente distintas. Começando pela arma dela, a Fusion Driver, que ganhou um upgrade e solta tiros mais rápidos. Além disso, ela ganhou uma habilidade chamada Super Javelin, onde ela atira uma flecha de energia bem forte. Quando o inimigo é atingido, causa efeito de stun e dano mais alto se o alvo estiver encostado na parede. Sua nova forma de se defender e ajudar seu time é com a Javelin Spin, onde ela gira em círculos bem rapidamente a flecha repelindo tiros. A ultimate da personagem agora se chama Terra Surge, onde ela atrai os inimigos ao seu redor usando seu escudo e sua flecha, e ao conseguir atrair o máximo de energia possível, ela joga a flecha no chão causando muito dano e até morte de alguns personagens.

Bastion, o último ômnico de sua “espécie”, é bastante criticado pelos fãs por ser um dos personagens mais roubados do jogo. Agora, com suas alterações, ele aparentemente se tornou equilibrado. A começar pela mudança de postura: Bastion se tornava uma metralhadora que tomava menos 20 por cento de dano ao se transformar. Além disso, ele tinha como se auto curar quando estava em pé. Os tiros do personagem pareciam de uma metralhadora pequena. E o ultimate do boneco era um tanque onde ele soltava diversos tiros de rocket launcher, matando com facilidade seus adversários. Em Overwatch 2, Bastion perdeu quase todas suas habilidades, ele praticamente se tornou um novo personagem. Ele não se auto cura mais, e sua arma não tem a mesma cadência de uma metralhadora, e sim de uma arma pseudo sniper, bem mais fácil de atirar. E quando ele muda sua configuração, ele não se torna mais uma metralhadora enorme, e sim um tanque que se movimenta, de forma reduzida, mas que atira bombinhas, mas não igual em sua ultimate de Overwatch. Agora, seu especial é uma espécie de modo artilharia, onde ele escolhe três alvos e atira três bombas, podendo atingir diversos adversários de uma vez.

Sombra, a hacker mexicana da Talon, também sofreu alterações em sua game play. Não foram tão gigantes como os outros três personagens citados, pois as habilidades da personagem continuam sendo as mesmas. Sendo elas, a habilidade passiva de conseguir ver personagens com pouco dano através das paredes; hackear os medkits, os personagens e até mesmo algumas armas soltas (por exemplo: as bolinhas de laser da Symmetra). Além disso, Sombra é muito melhor utilizada no back line, usando sua maquininha hacker para se lançar em outro lugar do cenário, e também consegue alcançar os inimigos andando por aí no modo Stealth (invisível). Essas habilidades todas foram melhoradas, no entanto, o hack que a personagem faz no adversário dura menos tempo. Justo, já que agora enquanto hackeado, o personagem sofre cerca de 40 por cento de dano pela própria Sombra e seus colegas de equipe. Alguns fans comentaram que a personagem até está roubada na configuração de Overwatch 2.

Diversos personagens sofreram pequenas alterações, mas não mudaram a essência de suas game plays, mas acabou tornando alguns meio super poderosos e outros nerfados, algo que futuramente a Blizzard com certeza ajustará.

Uma nova heroína

Além de essas diversas mudanças nos personagens existentes, a beta de Overwatch 2 trouxe uma nova heroína! A ex-capitã da Overwatch, a canadense Sojourn, é a novidade do jogo. Ela é um personagem de dano, que possui diversas habilidades bastante interessantes, sendo uma das personagens mais escolhidas na beta.

Sua arma principal, a Railgun, tem bastante versatilidade no que se diz respeito a artilharia. Além de dar tiros rápidos como uma metralhadora, ela pode carregar conforme dano obtido – assim carregando um super tiro estilo sniper, que causa alto dano no adversário. A última habilidade se chama Disruptor Shot – é uma bola de energia que ao encostar na parede ou em um adversário, abre uma bolha que diminui a movimentação do personagem e também causa dano.

A personagem também tem uma habilidade de se deslizar no chão e com duas possibilidades de movimentar-se: deslizando apenas para fugir de tiros ou bombas, ou interromper o deslizamento para pular mais alto, podendo matar seus inimigos no ar.

Gráficos

Muitas pessoas reclamaram do visual que não mudou tanto do Overwatch pro Overwatch 2. Não houveram mudanças em alguns cenários, mas outros conhecidos do público estão mais polidos, como Oasis e King’s Row. Além do visual que mudou de diurno pra noturno ou vice-versa. Os novos cenários estão muito bonitos, modernos e casam perfeitamente com a proposta do jogo. Fora isso, há mais cenários vindo por aí.

O character design dos personagens que sofreram as maiores alterações mudaram significamente. Bastion, antes feito de metal e lata, agora é um robô todo reformado com mais proteções nas suas juntas. Doomfist ficou maior e mais alto, e seu braço de ferro também aumentou. Orisa e Sombra tiveram leves alterações visuais mas continuam com as mesmas skins do Overwatch. Alguns personagens tiveram mudanças na HUD de seleção de personagens (exemplo: Lúcio com seus dreadlocks neon e Mei aparentemente emagreceu), mas o visual deles dentro do jogo ainda não mudou.

Conclusão

Overwatch 2 tem bastante potencial para trazer os fãs de volta as jogatinas diárias, além de trazer novos jogadores. Não é a toa que Overwatch foi o Jogo do Ano no Game Awards de 2016. Ele tem um diferencial de outros FPS, através da pegada MMORPG que ele tem, definindo habilidades distintas e classes de personagens, trazendo um universo de personagens, sejam eles heróis ou vilões, bastante carismáticos.

A Blizzard promete integrar Overwatch 2 com o primeiro, que é apenas JxJ. Na segunda edição do jogo, eles prometem trazer um modo história, para enfim esclarecer diversas dúvidas perante a lore do jogo.

Lançado em 24 de maio de 2016 para PC, Xbox One e Playstation 4 (com porte para Nintendo Switch em 2019), Overwatch foi originalmente desenvolvido por Jeff Kaplan, e atualmente o comando está nas mãos de Aaron Keller. O jogo é considerado um dos melhores de todos os tempos por diversas mídias internacionais, como a IGN, Gamebolt e Game Informer, e possui sua própria liga de e-sports, a Overwatch League, onde times de todos os cantos do mundo competem entre si.

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