Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections | Análise

Naruto X Boruto : Ultimate Ninja Storm Connections é o mais novo jogo da franquia Naruto. Sabemos claramente que o legado de Naruto estabeleceu um padrão de qualidade que é razoavelmente esperado. Dessa forma, o que esperamos é que a Bandai Namco esteja ciente da cobrança em cima da qualidade dos jogos anteriores. A pergunta que precisamos responder agora é: será que o lançamento mais recente mantém a qualidade esperada da franquia ou Boruto só existe no mundo dos games enquanto se mantém na sombra de seu pai?

Apresentação

A primeira coisa que nos ocorre quando surge um lançamento certamente é a chance de encontrarmos algo novo, seja em matéria de gameplay ou no visual. Sem dúvida alguma, um novo jogo de uma franquia de peso requer um esforço a mais. “Naruto x Boruto :Ultimate Ninja Storm Connections” não falha em trazer inovações, mas elas certamente não estão em sua apresentação.

“Naruto X Boruto : Ultimate Ninja Storm Connections” traz novamente a história conhecida de Naruto e propõe uma nova história protagonizada por Boruto.

Começando pelo conteúdo relacionado a Naruto, a história é a já conhecida, entretanto a forma como o modo história se inicia não é nada empolgante. Para termos um parâmetro, vamos comparar com a edição anterior: o jogo inicia com uma luta empolgante envolvendo o Hashirama, o primeiro hokage e Madara.

O jogo anterior usa essa luta para duas coisas importantes: ensinar o jogador sobre as mecânicas básicas e estabelecer um ponto de empolgação, criando um expectativa sobre o que virá pela frente. Contudo, “Naruto X Boruto : Ultimate Ninja Storm Connections” não segue os mesmos passos. Ele inicia sugerindo uma possível luta empolgante, mas encerra por ali mesmo.

O jogo propõe que o jogador recupere o conto de Naruto que se perdeu, e permite a ele iniciar por qualquer momento da história. Isso por um lado é bom, pois o jogador por experiências a parte da história que mais lhe agrada. No entanto, o jogo não foi feito pensando nas pessoas que não conhecem a história de Naruto. Isso não se dá, no caso, pela possibilidade da narrativa sem coerência, mas sim pela forma como a história foi montada.

A história é contada em episódios resumidos. Quanto mais no início da história de Naruto, menos lutas e menos informação. Alguns personagens não são devidamente apresentados no resumo e há perdas na história. A forma como o modo história foi construído deixa dúvidas sobre a forma como o jogo foi pensado em termos de estrutura, mas aponta para uma suspeita de estratégia comercial que retomaremos no final da análise.

Além do modo história, foi adicionado um complemento para a mesma, intitulado Special Story. Apesar de ser apresentado como um conteúdo secundário, esse modo protagonizado por Boruto deveria ser o principal do jogo, pois tudo aquilo que esperamos da produção, como elementos da história principal, está aqui. Comumente, recursos secundários são considerados como conteúdo extra, ou seja, geralmente é onde os desenvolvedores gastam menos tempo e dedicação.

No modo extra temos a possibilidade de jogar com diversos personagens da franquia, e há CGIs para contar a história. É difícil não notar em qual modo houve mais dedicação.

Sobre o aspecto visual do jogo, “Naruto X Boruto Connections” (para encurtar) não faz nenhuma grande inovação, algo que notamos ser possível ao compararmos com o trailer exibido do próximo Dragonball Tenkaichi. Isso é justificável, até certo ponto, pela quantidade de personagens disponíveis.

O Gameplay de Naruto X Boruto

Provavelmente o melhor elemento de Naruto x Boruto Connections é seu gameplay. Com lutas rápidas e mecânica otimizada, o jogo permite combos longos, troca de personagens durante um combo e outros elementos que permitem ao jogador ser criativo. Talvez esse seja o jogo da franquia que dê mais liberdade. Caso o jogador não possua destreza para criar os próprios combos, Naruto X Boruto Connections traz um novo tipo de controle que “facilita” as coisas.

No entanto, além desses elementos que dão dinamicidade às lutas, não há nada que não esteja presente no ultimo jogo. Isso por um lado é bom, pois a experiência adquirida no jogo anterior se mantém aproveitada nesse, mas há a perda pela falta de inovação.

Conclusão

Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections não é um jogo marcante da franquia. A impressão é que Boruto não se sustenta por si só e é necessário manter o a franquia do novo protagonista na sombra de Naruto. A escolha em focar o modo história principal em Naruto e fazê-lo sem a dedicação do modo extra deixa isso claro. O jogo é recomendado pelo conteúdo presente na história extra. Está localizado em português (com problemas de mixagem na dublagem, segundo a própria Bandai Namco), disponível para todas as plataformas, incluindo Nintendo Switch e PC.

Agora, é com você. Jogou? Tem uma opinão diferente? Comenta com a gente!

E não se esqueça de conferir nosso canal no YouTube!

Para continuar navegando clique aqui.

Para reviews dos mais recentes lançamentos do cinema, clique aqui.