Deep Dive comentado de Cyberpunk 2077 de 15 minutos é lançado

A CD Projekt Red fez hoje (30/08/2019) uma transmissão revelando gameplayDeep Dive” comentado de Cyberpunk 2077, revelando diversos aspectos do da história, cenário e mecânicas que os jogadores poderão explorar no jogo. É válido lembrar que – tal como foi avisado no início do vídeo -, Cyberpunk 2077 é um trabalho em andamento e que o vídeo foi feito para exposição e promoção do jogo, então o material exibido não é completo e será bem diferente no resultado final.

O vídeo, em questão de cenário, se foca na região de Pacifica, na megalópole Night City. Tal como é comum na construção de mundos no gênero cyberpunk, Pacifica é uma região infestada por crimes, contrabando e gangues, uma direção bem diferente de seu projeto original – inicialmente, Pacifica foi foco de investimentos para a construção de uma região de turismo. O gameplay apresentado aborda principalmente a interação de V – o protagonista e personagem que os jogadores irão controlar e customizar – com duas gangues de Pacifica: Voodoo Boys e The Animals, mais especificamente em uma missão que V faz para os Voodoo Boys contra os The Animals.

O gameplay mostra duas builds diferentes que os jogadores podem fazer para seu personagem: Solo e Netrunner. Simplificando os dois modelos apresentados no vídeo, Solo é a build de dano e abordagem bruta, literalmente usando de sua força, cyberwear e armas para lidar e abrir caminho entre os inimigos. Por outro lado, Netrunner seria a mistrura de um ladino com um hacker, usando hackeando o cyberspace a fim de ganhar acesso à interface de adversários e ambientes, permitindo que o jogador possa ganhar controle de seus inimigos ou criar distrações. Porém, a árvore de habilidades de Cyberpunk 2077 não será limitada a builds fixas, sendo completamente customizáveis de acordo com o gosto do jogador, assim como a aparência do personagem.

O vídeo também deixa clara que o jogador terá a liberdade de fazer escolhas a respeito das missões e dos relacionamentos com NPCs e facções, citando o exemplo da NetWatch e os Voodoo Boys, onde um defende vigilância e ordem no Cyberspace e a outra uma abordagem mais anárquica, reforçando que as duas não estão erradas na sua ideologia e que não é inteligente confiar ou antagonizar totalmente uma ou outra. O mesmo vale para os relacionamentos com NPCs, tal como Johnny Silverhand – personagem de Keanu Reeves -, que possui um relacionamento importante com V, e dependendo das interações e escolhas que o jogador fizer, ele poderá ser um amigo ou inimigo.

O sistema de escolhas parece que será fundamental, pois, como foi dito várias vezes, cada escolha que você fizer, todo sistema que você hackear, terá uma consequência. Ao mesmo tempo “seu cyberpunk, suas regras” (your cyberpunk, your rules).

O vídeo é muito bom para deixar os jogadores e fãs da CD Projekt Red animados, além de permitir que finalmente tenhamos uma visão além dos trailers já apresentados, visto que ele fala mais, e de uma maneira mais expositiva, sobre o mundo, personagens, gameplay e sistemas de escolhas do que foi apresentado até então.

Cyberpunk 2077 será lançado em 16 de abril de 2020 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.