Humankind | Análise

Humankind é um jogo de estratégia histórico onde seu objetivo é reescrever a história da Humanidade, misturando eventos, povos e locações históricas para criar sua própria narrativa da evolução das sociedades do nosso planeta, resultando assim em uma Humanidade com características únicas, baseadas nas escolhas que o jogador faz durante o jogo.

ENREDO

O jogo inicia na era pré-histórica, neste momento é importante decidir os primeiros movimentos da sua tribo com bastante cautela, uma incursão para aumentar território pode resultar em um confronto com outra tribo e ceifar metade da sua população (acredite, você não quer que isso aconteça).

Na primeira hora de jogo provavelmente você já estará criando a fundação da sua cultura, seu povo irá ficar perto do mar? No centro do mapa? Será um povo conquistador ou comerciante? Paz ou guerra? Expansão territorial ou estacionar e evoluir o máximo suas primeiras bases? Todas estas escolhas são possíveis, e o jogo não te obriga a seguir nenhum caminho pré-determinado.

A proposta de Humankind pode parecer bem parecida com outros clássicos de estratégia e construção de cidade como Civilization, porém, o jogo tem suas peculiaridades, após alguns avanços e decisões na pré-história, você poderá escolher em uma lista de 10 culturas para adicionar na próxima era, e é aí que o jogo fica interessante…

Cada cultura absorvida ao fim de cada era vai moldando um povo completamente único, por exemplo, uma junção dos povos Núbios que eram excelentes comerciantes, com os Romanos, que eram ótimos em infraestrutura em suas cidades, pode resultar em uma nova meca das rotas comerciais. Uma grande cidade com um comércio extremamente ativo. Este é só um exemplo das centenas de possibilidades.

JOGABILIDADE

A jogabilidade, para veteranos deste estilo de jogo pode ser familiar, entretanto, para os novatos, com certeza vai ser meio confusa, principalmente nas interações com outros povos, você pode declarar guerra, paz ou trégua apertando apenas um botão, porém, os detalhes dos acordos ficam em menus um pouco confusos e podem acarretar erros drásticos, como declarar um guerra a uma cidade duas vezes maior que a sua, sem querer. Após algumas horas para se acostumar, Humankind se mostra um citybuilder competente e divertido, lembrando, o jogo ainda está em desenvolvimento.

CONCLUSÃO

Humankind ainda está em desenvolvimento (no momento em early acess), e é desenvolvido pela Amplitude, o game tem lançamento marcado para 22 de abril de 2021 e deveria estar no radar de todos os fãs do gênero, no momento o inglês se faz necessário, o jogo depende extremamente de fluência da língua, esperamos que no futuro uma versão em PT-BR chegue as plataformas.