Análise | Just Dance 2021 (Nintendo Switch)

Tal qual a EA com os jogos de esporte, todo o ano temos um novo jogo da série Just Dance da Ubisoft e em 2020 não seria diferente mesmo o ano tendo sido completamente estranho, a tradição se manteve, só que dessa vez é a primeira vez que não teremos versão para o Nintendo Wii desde o lançamento da série .

Para quem estava fora do mundo dos jogos nos últimos anos e não conhece a série vai uma breve introdução.

Just Dance é uma franquia da Ubisoft que combina controle de movimento com dança em um jogo multiplayer onde o jogador deve imitar os movimentos que aparecem na tela para ganhar pontuação e de quebra fazer exercícios físicos, e que teve o seu primeiro jogo lançado para Wii em 2009

Tela inicial do jogo

A versão que testei foi a de Nintendo Switch que tem algumas vantagens em relação a de outros consoles como a portabilidade podendo jogar no Dock ou no modo Semi-portátil, não precisando de uma TV e também sem precisar de nada além do que os Joy-Cons já pode jogar com um amigo, já que nas outras plataformas tem que usar o Smartphone como controle ou usar os acessórios adicionais como Move no PlayStation e Kinect no Xbox One que a grande maioria não possui.

Tela onde pode selecionar o Joy-Con ou o Smartphone como controle

Em relação a interface, não notei mudanças, sendo igual do 2020, e isso não é ruim pois ela é intuitiva e funcional e de fácil navegação.

Interface 2020
Interface 2021

Mas vamos ao que interessa que é o jogo, ela pode ser jogado com até 6 jogadores podendo usar tanto os Joy-Con como o celular usando o aplicativo Just Dance Controller para Android ou iOS, por exemplo se forem 3 jogadores, 2 podem usar os Joy-Con e o terceiro o smartphone todos jogando sem nenhuma complicação sendo que a conexão foi fácil e rápida nos meus testes.

A dinâmica de jogo como comentei acima é você seguir os movimentos da dança como se estivesse de frente para um espelho, no momento correto ao som dos hits do momento, mas como é um jogo temos músicas com níveis de dificuldade diferentes, músicas mais focadas para jogar solo, em grupo ou dupla, mas todas podem ser jogadas sozinho.

Tela da Música Blinding Lights

O jogo conta com 40 músicas mas conforme você vai jogando vão sendo liberadas novas coreografias e dificuldades de uma mesma música ou tem bastante fator replay e dá para dançar muito.

Mas se essa quantidade de músicas não for o suficiente apara você, a Ubisoft tem o serviço Just Dance Unlimited, com mais de 600 músicas e tendo um período de testes de 1 mês grátis (ao menos na versão Switch) e assim terá diversão (com o perdão do trocadilho) ilimitada.

Em relação a estilos musicais, podemos dizer que temos grandes sucessos como Blinding Lights do The Weeknd, Adore You do Harry Styles, Lady Gaga com Ariana Grande, músicas latinas, e lógico que o boom do momento não poderia faltar K-POP, então alguma música para poder balançar o corpo você terá.

Resumindo o jogo é bem divertido e em tempos de não poder ficar saindo de casa, nem para festas e exercícios como no meu caso que parei de ir para a academia e o jeito que encontrei para me manter ativo foi jogando Just Dance, que pode causar uma canseira danada, e se você quer uma forma de se exercitar sem sair de casa o jogo pode ser uma boa pedida ainda mais que estão tendo promoções de final de ano inclusive no Switch.

Mas se você já tem a versão 2020 não vai encontrar novidades, a Ubi não quis arriscar mudando a fórmula consagrada da série e sinceramente se já possui o 2020 ou até o 2019 pode ser mais vantagem assinar o serviço Unlimited para ter mais músicas do que comprar a versão 2021, já que a grande diferença é a seleção de músicas.