HBO lança teaser oficial de Watchmen

Foi lançado ontem (08/05) o teaser oficial de Watchmen. A série da HBO é baseada na graphic novel de Alan Moore, lançada há trinta anos, porém a adaptação se passará após os acontecimentos ocorridos na história original, mas não parece que irá seguir com os eventos contados na sua continuação, Doomsday Clock (2017-2019). Confira o vídeo abaixo.

O teaser abre com um indivíduo usando uma máscara, que aparenta ser uma imitação da que Rorschach usava, narrando para a câmera o que parece ser algum tipo de manifesto enquanto a cena se expande, mostrando outras pessoas em uma igreja usando a mesma máscara – tudo nessa cena grita “culto” – e todos começam a entoar “tick tock”. Tudo nessa situação gira em torno do “Relógio do Juízo Final”, assim como a estética geral do vídeo, e parece o relógio é o objeto de devoção do dito culto. A sequência do vídeo não é clara, porém é possível especular que aparentemente os vigilantes – os watchmen – estão em circulação e que o culto está atacando indivíduos, não é possível saber se são pessoas ligadas ou não aos vigilantes ou às autoridades, porém os vigilantes são mostrados como se estivessem se preparando para agir. O ritmo do “tique-taque” acelera no teaser conforme os personagens, eventos e violência mostrados vão se escalando, frequentemente retomando a exposição de relógios, de forma que a sensação de ansiedade aumente de acordo com o ritmo que o vídeo segue. O teaser se encerra com uma “conversa” casual sobre o fim do mundo, mostrando que o assunto está “em alta” na série ou que uma revelação havia acabado de ser feita.

Não há muito material para especular a respeito do que será a história da série, tudo que foi revelado é que o Relógio do Juízo Final – relógio simbólico que conta o tempo que falta para o fim do mundo por uma guerra nuclear, que aconteceria quando o relógio marcar meia-noite – será novamente um elemento-chave e presente na narrativa, tal como foi nos quadrinhos e no filme.

Watchmen é uma graphic novel em doze volumes foi publicada entre 1986 e 1987, de autoria de Alan Moore, arte de Dave Gibbons e colorização por John Higgins. A obra recebeu o Prêmio Eisner de Melhor Minissérie em 1988, e três Prêmios Kirby em 1987 – Melhor série nova, Melhor escritor, Melhor conjunto escritor/artista. A obra foi adaptada para o cinema em 2009 com a direção de Zach Snyder, que também teve o jogo Watchmen: The End Is Nigh lançado no mesmo ano para promover o filme. A história dos quadrinhos recebeu um prequel em 2012 com Antes de Watchmen em nove volumes, novamente com o roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons. Entre 2017 e 2018, a sequência da história, Doomsday Clock, foi publicada em doze volumes, com o roteiro de Geoff Johns, e também serviu como conclusão para os Novos 52 e DC Renascimento.

A série da HBO está prevista para estrear ainda nesse ano – entre setembro e novembro – e conta com nomes como Regina King, Don Johnson, Nelson Tim Blake, Louis Gossett Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Adelaide Clemens, Andrew Howard, Tom Mison, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent, Sara Vickers, Dylan Schombing, Lily Rose Smith, James Wolk e Adelynn Spoon em seu elenco principal, destacando Jeremy Irons, que irá interpretar Adrian Veidt / Ozymandias, o anti-vilão da história original.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.