Digimon Adventure 02: O Início | Análise

“Digimon Adventure 02: O Início” chegará aos cinemas amanhã (30 de novembro de 2023), aqui distribuído pela Paris Filmes. O Meia Lua teve acesso antecipado a essa nova produção da Toei Animation.

Vem comigo pra saber se vale a pena por a mão no bolso e ir ao cinema conferir o filme!

Apresentação e desenvolvimento

Seguindo o aparecimento repentino de um Digitama (Ovo Digimon) enorme sobre a torre de Tóquio, Daisuke resgata um jovem que caía da torre. Após o resgate o misterioso jovem se apresenta como Lui e afirma a Daisuke e os outros ser ele o responsável pela criação da relação entre humanos e digimons.

“Digimon Adventure 02: O Início” tem como tema principal a amizade, algo que não é surpresa alguma para quem acompanha Digimon há algum tempo. No entanto, aqui o tema é trabalhado de forma um pouco mais profunda, algo que não envolve apenas ressaltar a importância de se criar novos laços e o quanto isso fortalece o ser humano, mas também discute o quanto esses laços podem ser destrutivos se não forem bem desenvolvidos por meio de um diálogo sincero.

A trama é apresentada criando um suspense eficaz, resultante de uma combinação boa entre a música e a forma como a história é contada.

A música de “Digimon Adventure 02: O Início” é importante na construção da história e fundamental ao provocar as emoções necessárias da audiência para que a imersão não se perca. Brave Heart, por exemplo, tocando no momento das digievoluções, sempre deixa o sabor doce, agradável e aquece a alma, resultante da memória emocional que comunica a esperança que surge com “o anúncio da vitória se aproximando” (comunicado com o disparo da trilha) e da nostalgia, que nada mais é do que o conjunto das boas memórias que temos da série.

Além disso, trilhas de tensão e suspense foram muito bem trabalhadas e são as principais responsáveis por assustar e manter apreensivo aquele que do lado de cá da tela acompanha os eventos.

A animação gasta bastante tempo nos diálogos entre os personagens e se preocupa em expor suas motivações e modo de vida, deixando a verdadeira ação rolar somente nos momentos finais.

Lui é um personagem interessante que não falha em atrair a curiosidade no primeiro encontro e em emocionar no momento em que revela seu passado, passado este que o filme mostra com um mero detalhe: a evidencia de que se passava realmente antes mesmo da primeira temporada de Digimon. Nesse sentido, a trama cumpre bem o seu papel de se firmar como uma história de origem, mesmo se passando num momento presente.

No entanto, há uma falha de construção no momento de estabelecer a verdadeira ameaça, a ponto de desencadear a ação na forma como ela se apresenta. Isso porque a solução proposta para o problema não se relaciona com o uso da força de forma que vá além da mera conveniência do roteiro.

Embora esse seja um ponto negativo, não é algo que mancha toda a obra. O roteiro se mantém fiel à proposta de valorizar uma amizade bem construída até o final, cria um momento de ação por conveniência, mas volta rapidamente ao ponto inicial e firma o pé na mensagem que pretende deixar para a audiência.

Conclusão

“Digimon Adventure 02: O Início”, é uma história de origem sobre a amizade entre humanos e digimons,. Um belo conto sobre a amizade que vale a pena, principalmente pela profundidade da mensagem que carrega. Entretanto, se o seu interesse está na ação proveniente do combate de uma grande ameaça, talvez essa não seja uma animação para você.

Enfim, essa é a nossa opinião. Depois de assistir ao filme, volta aqui e conta para nós o que você achou!

Como sempre, não se esqueça de conferir nosso canal no Youtube, tem coisas legais saindo todo dia!

Para voltar ao início do site clique aqui

Para mais análises de filmes, clique aqui

Para notícias e análises de games clique aqui