Dentre os inúmeros jogos que incorporam a cultura japonesa, trazendo nuances do mundo oriental, seus costumes, a disciplina de seus guerreiros, fico feliz em dizer que Trek to Yomi é uma grata surpresa nos tempos atuais.
Desenvolvido pela Devolver Digital, em parceria com a Flying Wild Hog, o jogo acompanha a vida do jovem Samurai Hiroki, que após vivenciar uma tragédia em sua infância, jura proteger sua vila e todos que ama a qualquer custo.
A história de Trek to Yomi, apesar de simples, traz algumas camadas interessantes que se aprofundam bastante em aspectos da cultura japonesa.
Digo isso, pois além dos costumes samurais apresentados, o jogo aborda pontos como a vida a após a morte, o sobrenatural, e tudo se encaixa muito bem para que possamos entender a jornada de Hiroki e porque ele busca redenção.
Uma homenagem a Kurosawa
Quem acompanhou os trailers de Trek to Yomi e conhece as obras do mestre Kurosawa, deve ter percebido referências que estão estampadas principalmente na arte do jogo.
O visual preto e branco é marca registrada do famoso cineasta e ele é considerado um gênio por ter um talento nato na geração de retratos dinâmicos da paisagem japonesa.
Mesmo sem uma paleta de cores vasta, Trek to Yomi é capaz de nos apresentar cenários belíssimos e ricos em detalhes.
Um gameplay desafiador, até certo ponto
O gameplay de Trek to Yomi foi um grande destaque quando o jogo foi apresentado para o público.
Trazendo uma perspectiva 2D durante os embates com inimigos, é de extrema importância analisar o oponente, seus golpes e saber a hora certa para atacar. Um deslize, principalmente na dificuldade mais alta, pode ser fatal.
O gameplay conta também com a adição do Parry, muito necessário em diversos momentos, principalmente contra uma grande quantidade de inimigos.
É possível apenas segurar o botão de defesa enquanto tankamos as investidas do oponente, mas isso pode ser perigoso, pois Hiroki possui uma barra de vigor que diminui durante a batalha, tanto em ataque, quanto em defesa.
Saber usar o parry com precisão ajudará bastante na administração da estamina.
Além de nossa espada, contamos também com algumas armas secundárias que auxiliam nos combates, como a Kunai, o Arco e Flecha e uma arma de fogo… mas que acabam não sendo tão efetivas quanto a espada, dependendo da situação.
Vocês devem estar se perguntando por que o gameplay é desafiador até certo ponto, como apontei no título deste tópico. Pois bem! Trek to Yomi traz uma árvore de habilidades onde são desbloqueadas novas combinações com a Katana durante a jogatina.
Em um dado momento do jogo, é possível conseguir combos que atordoam os inimigos imediatamente após acertá-los, facilitando uma execução limpa que recupera um pouco da vida de Hiroki.
Para mim, isso foi algo que facilitou bastante o jogo, mesmo no nível mais alto. A dificuldade não se tornou inexistente, obviamente, mas sem dúvida me ajudou a lidar mais facilmente com os inimigos, principalmente em grupos maiores.
Um jogo que incentiva a exploração
Explorar em Trek to Yomi pode ser bem vantajoso para os desafios vindouros. Apesar de apresentar uma perspectiva 2D durante os combates, fora dos mesmos a câmera muda constantemente, de forma que possamos vislumbrar os ambientes belíssimos e sua riqueza de detalhes.
Isso possibilita também que vejamos diferentes caminhos a seguir em um determinado local. Vez ou outra encontramos rotas alternativas e casas para explorar.
Dedicar um tempo vasculhando o cenário pode render boas recompensas como aumentar a capacidade de munição dos armamentos secundários, incrementar a vida e o vigor de Hiroki, e até mesmo desbloquear novas habilidades para o samurai.
Uma jornada curta, mas na medida certa
A aventura de Hiroki dura cerca de 5 a 6 horas de jogo. Esse tempo pode ser afetado conforme a dificuldade encontrada em algumas situações ou chefes.
Devo dizer que achei um tempo bem condizente com a proposta apresentada. Apenas em um segmento da história senti o avanço um pouco arrastado, mas, no conjunto da obra, tudo é bem amarradinho e a todo momento nos vemos em situações complexas contra os inimigos.
Um jogo que merece sua atenção
Trek to Yomi é um jogo desafiador que traz uma história cativante de redenção.
É um prato cheio para quem gosta de games com a temática japonesa que irá garantir boas horas de diversão, principalmente para quem gosta de um bom desafio. Após zerar o game pela primeira vez, é desbloqueada a dificuldade que habilita 1 hit kill em você e seus oponentes, exceto chefes.
Outro ponto extremamente positivo para quem está ansioso para se aventurar neste mundo, é que o mesmo estará disponível para os assinantes do Xbox Game Pass em seu lançamento, então não percam tempo.
Trek to Yomi será lançado para Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X, Xbox One e PC.
Fiquem ligados em nosso canal no YouTube.
Confira também outras matérias e análises em nosso site:
- Gran Turismo 7 impressiona e é um prato cheio para os fãs de corrida | Análise
- Análise – The King of Fighters XV: seu dinheiro vale suas expectativas?
- Horizon Forbidden West traz uma jornada incrível e expande o universo do primeiro jogo | Análise
- Infernax, nostalgia e novidades no mais novo metroidvania