Tivemos acesso antecipado a The Elder Scrolls Online: Blackwood

O Meia-Lua teve a oportunidade de jogar antecipadamente Blackwood, o próximo capítulo de The Elder Scrolls Online, da Zenimax Online Studios. A expansão será lançada no dia 1 de junho para PC, Mac e Stadia, e no dia 8 de junho para Xbox One e PlayStation 4.

Novamente a Zenimax Online Studios está apostando na nostalgia dos jogadores, pois traz Mehrunes Dagon como o antagonista da temporada dos Portões de Oblivion, cronologicamente 800 anos de The Elder Scrolls IV: Oblivion, quando os jogadores da franquia The Elder Scrolls o enfrentaram pela primeira vez. Porém dessa vez o território será bem diferente, pois os jogadores serão lançados na região de Blackwood, onde ainda não tivemos a chance de explorar e nenhum jogo da franquia.

Explorando Blackwood

Blackwood é um ponto de encontro entre os Imperiais e os Argonianos, então dois povos completamente diferentes estão interagindo e formando uma cultura única. Isso não quer dizer necessariamente que é uma coisa boa, já que Tamriel se encontra em um momento de muita tensão política e desordem por conta da Guerra das Três Alianças, o que faz da região ser um ponto de conflito. Os Argonianos e os Imperiais são completamente diferentes um dos outros – tanto na questão de crença, aparência e cultura -, então não há como essas duas raças não entrarem em conflito.

Eu diria que é um local perfeito para um Daedric Prince encontrar indivíduos dispostos a fazer seu trabalho sujo em troca de ganhos.

Dizer que Blackwood é um território completamente inexplorado não é 100% verdadeira, pois os jogadores terão a oportunidade de explorar novamente a cidade de Gideon, que apareceu pela primeira vez em The Elder Scrolls: Arena. Não será um passeio na memória, pois a cidade está completamente diferente do que os jogadores lembram, não só por conta dos gráficos, mas também porque estamos no passado, então as chances de encontrarmos com “antigos” conhecidos da cidade é zero.

No entanto, isso não significa que os jogadores terão que passar pelo cabuloso processo de ter que conhecer novas pessoas, pois antigos conhecidos estarão na região de Blackwood! Além de Lyranth e Eveli – que terão papel chave na história -, os jogadores encontrarão outros NPCs que apareceram anteriormente como: Alchemy, a altmer artista que apareceu pela primeira vez em Summerset; e Lady Clarice Laurent e Stibbons, do jogo base, que provavelmente estarão em outra aventura hilária atrás de uma relíquia antiga amaldiçoada.

Enquanto os jogadores viajam por Blackwood tentando descobrir quais são os planos de Mehrunes Dagon com Lyranth e Eveli, há a chance de encontrarem com o novo evento global: os Oblivion Portals (Portais para Oblivion). Diferente dos outros eventos globais – como as Âncoras, os Dragões e as Harrowstorms -, eles não possuem indicativo no mapa, o que significa que a única maneira de encontrar eles é explorando, então é possível se deparar com eles por acidente. Outra diferença dos portais é que os jogadores irão lutar DENTRO deles, já que os portais transportam os jogadores para as Deadlands – o reino de Mehrunes Dagon.

A única maneira de sair de lá é lutando, estão esteja pronto para lutar pela sua sobrevivência. Felizmente, os jogadores não precisarão fazer isso sozinhos.

Apresentando os Companions

Uma das adições mais esperadas de Blackwood são os Companions – ou “Companheiros” -, NPCs que podem ser usados para o auxílio dos jogadores em suas aventuras, algo que é clássico nos jogos de RPG de mundo aberto.

Não parece ser uma adição muito lógica, afinal “ESO é um MMO, por que precisa de companions no jogo?”, apesar de ser uma pergunta válida, não é um sistema que deve ser visto com maus olhos. Há diferentes tipos de jogadores em MMOs, incluindo aqueles que preferem jogar sozinhos, então realizar atividades que requerem mais de um jogador pode ser complicado. Jogadores iniciantes terão o maior benefício, pois os primeiros níveis podem ser muito difíceis para quem ainda não está habituado com um personagem novo ou com o jogo.

Jogadores veteranos também irão se beneficiar com os Companions. Jogadores veteranos que fazem muito do conteúdo multiplayer geralmente fazem o seguinte se estão criando um personagem que não tem uma build de DPS: Desenvolve o personagem como um DPS até chegar ao nível 50, feito isso, as habilidades e os atributos são ajustados de acordo com o papel que ele irá desempenhar, Suporte ou Tank. Como consequência, muito do conteúdo single player – como as quests de história das regiões e alianças – não são feitas e o personagem fica desprovido de recompensas como pontos de habilidade extras. Com os Companions, esses personagens são precisam ter suas builds refeitas para aproveitar esse tipo de conteúdo, já que os companions podem ter suas habilidades personalizadas pelos jogadores.

Há desvantagens nos Companions; apesar de ser possível personalizar suas habilidades de acordo com o papel que você deseja que ele desempenhe – DPS, Tank ou Suporte -, não é algo que realmente se pode depender. Era de se esperar que NPCs não seriam tão habilidosos quanto outros jogadores, pois são limitados a sua programação, são uma solução para jogadores que não desejam interagir muito com outros ou que desejam desenvolver um personagem que não é capaz de sobreviver sozinho. Vamos esperar Blackwood ser lançado para ver a versão final do sistema.

Juntando seus amigos para desafiar Rockgrove

Blackwood não traz apenas uma nova região para explorar e uma nova trama envolvendo um culto maligno para destruir. Como todo bom MMO, há um conteúdo para os jogadores realizarem em grupo, e o novo capítulo traz um novo Trial para um grupo de doze jogadores desafiarem e conquistarem recompensas.

O novo Trial leva os jogadores até Rockgrove, uma tribo pacífica de Argonianos que foi invadida pelos seguidores de Mehrunes Dagon. Para ajudar os nativos, os jogadores enfrentarão três bosses únicos em troca de recompensas – como equipamentos, conquistas, títulos, itens cosméticos e uma nova montaria quando o personagem adquire todas as conquistas -, além da satisfação de ter salvo uma tribo de um culto maligno, é claro.

Outra atividade que os jogadores poderão realizar tanto em grupo como individualmente são as Endevous, que se trata de missões diárias e semanais que ao serem completadas uma nova moeda é dada como recompensa: os Seal of Endevour.

Os Seals of Endevour é uma moeda ligada à conta, o que significa que ela pode ser recolhida por todos os personagens e ser acumulada com facilidade. A moeda será usada para comprar itens dos Crown Crates, o que significa que os itens agora podem ser comprados com uma moeda adquirida em jogo do que apenas utilizando micro transações.

Prepare-se para Blackwood

Infelizmente, saberemos mais sobre tudo que o novo capítulo tem a oferecer – em sua melhor versão – apenas em junho. Até lá, a visão mais próxima de Blackwood serão as quests prólogo do capítulo, que já podem ser adquiridas gratuitamente na Crown Store, na aba de Quest Starters.

Faça a quest prólogo e prepare seu Imperial ou Argoniano para viajar pela região de Blackwood.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.