[Review] Monster Hunter World (PC) é o ápice da série

[lead]Cace monstros em 4K e 60 FPS com o nova versão de um dos melhores jogos da Capcom.[/lead]Não é de hoje que jogos ao estilo Monster Hunter,  ‘Monster Hunter-likes’, disputam espaço no PC. No ano passado, a série de jogos Toukiden e God Eater 2 chegaram a plataforma, um terreno até então pouco explorado por esse tipo de game.
Poucos meses depois, no entanto, o cenário mudou radicalmente, aliás, monstruosamente para ser mais exato (desculpe! Não consegui resistir ao trocadilho). Dauntless foi lançado oficialmente pela Phoenix Labs e mesmo em beta, estava desprovido de bugs, sempre recebendo novos conteúdos e o melhor de tudo, o jogo é um free-to-play, no qual só itens estéticos e boosts são vendidos. A questão é como competir com um jogo infinito e gratuito?
Nessa mesma época, durante a E3 2017, a Capcom anunciou uma nova linha para sua série de jogos de caça, Monster Hunter World. O game não seria mais um dos exclusivos da Nintendo, mas sim lançado para as principais grandes plataformas dessa geração. A única exceção foi o PC, cuja versão só seria lançada no final do ano, tempo mais do que suficiente para que seu rival, Dauntless estivesse aberto a público e se consolidasse através de novos conteúdos.

A Phoenix Labs, todavia, se esqueceu que na tentativa de dominar e capturar o Mercado, muitas vezes, surpresas acontecem e você descobre que não é único caçador a rondar as matas. Ela se esqueceu que na caçada pelo Mercado, o hub é público, está sempre aberto a novos jogadores.
Todos especulavam que a versão de PC de Monster Hunter World seria lançado apenas no final de 2018, mas o que a Capcom realmente divulgou, é que o jogo seria lançado em algum momento do segundo semestre do ano.
A caçada virou e a Capcom ficou com as melhores partes do Mercado, os jogadores pagantes.
 

O monstro está saindo da jaula

 
Tentar descrever Monster Hunter como um RPG de ação não é algo errado, mas é simplificá-lo por demais. Afinal de contas, estamos falando de um jogo que deu origem a todo um novo subgênero. Ele é um jogo com várias particularidades como a preparação obrigatória antes das caçadas e combate predominantemente contra Chefes.
Monster Hunter World, em particular, é definitivamente o jogo mais inovador de toda série com aprimoramentos tanto gráficos e mecânico quanto com relação a história e principalmente, é o mais acessível.
Eu adoraria explicar cada uma das mecânicas, compará-las aos últimos jogos da série, e como agora a história dá conta de explicar o funcionamento de tudo o que acontece na sociedade e razão de você caçar cada um dos monstros desse universo. O objetivo desse Review, porém não é esse, mas sim mostrar todas as inovações gráficas que o jogo adquiriu desde quando foi lançado originalmente para consoles.
 

Evitando a baforada do dragão

 
Primeiramente, é preciso deixar claro, que é necessário ter um hardware robusto para poder aproveitar de todos os aprimoramentos gráficos desta versão. E tanto para colocar o som no Home Theater ou TV quanto para conseguir uma gráfico na resolução 4K e jogar a 60 frames por segundo, recomendo fortemente que usem uma placa de vídeo de performance média ou alta, de preferência um placa de vídeo da NVIDIA.
Digo isso, por experiência própria, pois MHW realmente usará todo o potencial do seu equipamento e consequentemente levará a temperatura de seus componentes às alturas, principalmente o da sua VGA, logo recomendo fortemente a marca NVIDIA, que tem as placas de vídeo mais frias do mercado.

No caso, se você quiser gráficos a 4K e 60 FPS, recomendo que você adquira uma GTX 1080 ou 1080 Ti, mas se quiser jogar em Full HD, 60 FPS, mas ainda com tudo no Ultra, é interessante que você use, pelo menos, uma GTX 1070.
 

Caçando em 4K

 
Voltando aos aprimoramentos gráficos do game, Monster Hunter World tem a tradição de ser um jogo difícil e quando conclui uma missão, nada mais recompensador que uma empolgante música de vitória. Infelizmente, MHW não herdou isso, essa música não gera mais aquele sentimento recompensador de ter superado um grande desafio como a presente em seus antecessores. Apesar disso, é impossível negar o quão imersivo é som da ambientação do game. Se você tiver um Home Theater ou qualquer sistema de som superior a 2.1 canais, começará literalmente a se sentir dentro de uma região selvagem e pode até mesmo se assustar com determinados sons durante suas caçadas.
Além da resolução 4K, entre as opções gráficas disponíveis, estão mudanças no brilho, na resolução de renderização, limitação de frame rate e V-Sync. Há também várias opções avançadas, que permitem ao jogador ajustar a qualidade das texturas, o uso da oclusão ambiente, nível de qualidade das sombras e anti-aliasing.
O grande destaque vai mesmo para os pequenos detalhes, como a possibilidade de ajustar o nível de movimento das folhagens, o alcance dinâmico do jogo e ligar ou desligar a reflexão de água.

Não há como negar, há uma variedade muito maior de opções do que as oferecidas nas versões de console, mesmo quando nos referimos ao PS4 Pro e Xbox One X, que possuem uma versão otimizada do jogo, mas contam com somente três modalidades gráficas.
Tecnicamente, as vantagens mais desejadas da versão PC é permitir jogar MHW na resolução 4K e a 60 quadros por segundo, mas o importante é que, mesmo que você não tenha um computador de última geração, é possível customizar cada um recursos gráficos e escolher a melhor configuração de resolução, FPS e efeitos gráficos, que poderá agradar o perfil de cada um dos jogadores.
 

Os últimos desafios

 
O jogo, no entanto, não está imune a problemas. Para começar, o uso intenso do processador, que chega próximo de 100% mesmo em dispositivos de última geração, pode te privar de jogar com todas as opções gráficas no ultra e até mesmo causar o travamento de seu Windows.
De acordo com a própria Capcom, o uso exaustivo do processador serviu para eliminar, além de gerenciar os recursos carregados na memória, manter atualizadas as interações entre monstros, status de saúde, mudanças de objetos e ambiente, gerenciar o nível de detalhamento (LOD) e contagem de objetos. Mesmo assim, espera-se que em breve haja uma otimização, afinal de contas, é frustrante ter um bom processador e não poder ver isso refletido na performance do jogo durante suas partidas. Nesse meio tempo, aconselha-se que você desligue a opção Volume Rendering Quality, principalmente se os hardwares de seu computador não forem dessa geração.
Outro problema eram as partidas online que, devido erros no netcode e ao grande número de jogadores que ocupam diariamente os servidores, sempre eram encerradas abruptamente no meio da caçada, o que muitas vezes provocava a morte de personagens e frustração por parte dos jogadores. Além disso, esse problema também dificultava o acesso à missões do tipo evento, que dependem do funcionamento do modo online para serem acessadas.

* Fonte: RPG Site

Felizmente, há algumas horas atrás, o problema foi resolvido com uma pequena atualização e agora você tem disposição inúmeras maneiras de jogar tanto com amigos como recrutar desconhecidos.
 

A melhor caçada de todos os tempos

 
Sem dúvida alguma, Monster Hunter World é o melhor “Monster Hunter-like” e o PC é a melhor plataforma para jogá-lo, principalmente se você for proprietário de uma placa de vídeo GeForce NVIDIA. Apesar disso, nem mesmo esta versão está imune a problemas, porém nada que realmente atrapalhe sua jogatina.
* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela NVIDIA em parceria com a Capcom.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.