Preview: Monster Hunter World Iceborne

Monster Hunter World já é o jogo mais vendido em toda a história de sua criadora, Capcom, superando a marca de 10 milhões de cópias vendidas mundialmente.

Seu segredo é que, diferente de outros jogos, desde os primeiros títulos, a série sempre se focou em lutas contra chefes. Além disso, ele também se distingue entre os games com elementos de RPG, pois nele os personagens não sobem de nível. Para que haja progresso, é preciso estar sempre construindo novas armas, armaduras e principalmente, melhorar suas habilidades com o joystick, se tornando com isso um jogador melhor.

O mais novo conteúdo da franquia anunciado foi batizado como Iceborne, devido a seu tema glacial. A primeira vista, pode parecer uma mero DLC para Monster Hunter World e um DLC muito caro, aliás, custando um valor próximo ao cobrado pelo jogo base. No entanto, não se trata de um novo jogo e ao mesmo tempo, também não é um pequeno conteúdo adicional, mas sim uma verdadeira expansão, ou seja, serão horas e horas de conteúdo.

De acordo com a Capcom, Monster Hunter World: Iceborne terá pelo menos, 60% de conteúdo extra, entre estes um novo mapa, mais monstros, movimentos para as armas, acessórios, entre outros desafios e surpresas.

Tigrex a espreita.

Outra promessa feita pela empresa japonesa foi a de diminuir o intervalo de tempo entre aquilo que é lançado para consoles e PC. Em outras palavras, em breve essa expansão estará presente nos principais consoles dessa geração.

Winter is Coming

IceBorne expande sua história, levando os caçadores à uma terra coberta de gelo, a Fronteira Glacial na região de Hoarfrost, onde encontrarão diversas novas criaturas em busca da misteriosa Velkhana.

Nessa nova área, seu primeiro e maior inimigo é o frio, que diminuirá com mais rapidez sua barra de stamina, caso você não consuma regularmente uma bebida quente.

Mas será que apenas uma nova região no mapa suportará a quantidade de conteúdo prometida pela Capcom? Lembrando que o jogo base já possui sete localidades, logo Hoarfrost terá de ser realmente enorme, a maior região já vista nesse mundo.

Feras de gelar o sangue

Como é tradição nas expansões dos títulos da série, será introduzido um nível de dificuldade acima do High, o Master Rank, que virá acompanhado novas leva de missões envolvendo monstros já conhecidos e alguns inéditos.

Naturalmente, ao ser bem-sucedido caça desses últimos, você será premiado com novos equipamentos: armas, armaduras, entre outros itens. Isso é realmente empolgante e parece um ótimo motivo para aqueles que abandonaram retornar ao game, não?

O problema é que, mais uma vez, trata-se apenas uma promessa, algo que permanece incerto. Ainda mais se levarmos que há poucas semanas do lançamento de IceBorne, foram apresentados apenas sete novos monstros e no jogo base já temos pouco mais de trinta criaturas. Isso sem levar em conta o seres que foram adicionados em atualizações pós-lançamento.

Legiana Estridente dará trabalho aos caçadores

Dentre os monstros já anunciados temos algumas novas variações de criaturas já existentes como a Legiana Estridente, que se mantém muito semelhante a “Legiana original”, porém com uma coloração gelo e com uma rabada capaz de criar estalagmites que podem congelar os caçadores.

Teremos também o retorno de alguns seres já existentes. É o caso do Tigrex, introduzido originalmente em Monster Hunter Freedom 2. Trata-se de uma serpe quadrúpede alada que, apesar de raramente permiti-lo voar, possui grande força bruta e velocidade.

Por fim, como não poderia faltar, teremos Monstros totalmente novos, com destaque para o novo dragão ancião, Velkhana, que honrando tema da expansão é dotado de poderes congelantes.

Arduidade Abaixo de Zero

Finalmente, teremos uma solução para um dos maiores problemas não apenas de Monster Hunter World, mas de toda a franquia, a desconexão ou saída de outros jogadores durante a partida.

Não sei se vocês já perceberam, mas além da dificuldade específica de cada uma das missões, só existem duas dificuldades gerais – uma quando se joga sozinho e outra quando se tem um ou mais jogadores em seu grupo.

O problema é que quando alguém sai de sua equipe, independente do motivo, a dificuldade do jogo não muda, mesmo se você ficar sozinho, logo a chance de você falhar na missão é grande, o que é frustrante.

Dificuldade dinâmica deixará as caçadas mais balanceadas

Para sanar esse problema, será implementado a dificuldade dinâmica que como o próprio nome sugere altera a dificuldade automaticamente quando outros jogadores entram ou saem de sua partie. Como se isso não fosse o bastante, não apenas Iceborne, como também o jogo base receberá esse novo recurso via download de atualização. Desta forma, todas as missões de Monster Hunter World, antigas ou mais recentes, serão abrangidas por este novo sistema de dificuldade.

Mais do que Picadores de Gelo

Agora que foi deixado claro quão grande será esse DLC, não é surpresa que o mesmo traga novas armas e ferramentas.

Uma das primeiras delas é o acessório Clutch Claw, uma garra que pode disparar em sua Slinger que, por sua vez, te permite agarrar os monstros para se aproximar dele ou para tentar subir em suas costas.

Além deste acessório, a Capcom compartilhou vídeos mostrando as evoluções de algumas armas, trazendo novos movimentos, combos e danos elementais a todas quatorze armas já existentes.

Infelizmente, até o momento não houve adição de novas armas, como é comum nas expansões dos jogos da série.

Chegada da primavera

Quem gosta gosta dos franquia títulos da franquia e principalmente de Monster Hunter World, sem dúvida alguma deveria dar uma chance a essa expansão. Iceborne traz não somente novos conteúdos ao jogo, mas também aperfeiçoa algumas mecânicas e torna as batalhas mais dinâmicas.

Se você está ansioso, nunca teve contato com um jogo série ou mesmo ainda não adquiriu Monster Hunter World, aqui está uma excelente notícia. O novo e último beta aberto de IceBorne acontecerá esta semana, entre dos dias 28 e 30 de junho, para todos os jogadores de PS4. O melhor de tudo é que, de acordo com a Capcom, não é necessário ter o game base para jogar o beta.

Monster Hunter World: Iceborne será lançado dia 6 de setembro para PlayStation 4, Xbox One e posteriormente, durante o verão brasileiro também para PC.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.