Mortal Shell e a fórmula Souls

Mortal Shell é Um soulslike pesado (em vários aspectos), violento e desafiador, o jogo respeita o que deve ser mantido e inova em alguns aspectos colocando seu próprio tempero ao subgênero, mas será que é suficiente?

Em 2011, a desenvolvedora From Software lançava o primeiro Dark Souls, série de jogos responsável por arruinar completamente meu gosto por jogos que não tenham um sistema de batalha parecido. Desde que conheci os jogos com sistema de combate soulsborne (explicarei melhor este termo mais a frente), perdi completamente o gosto por sistemas de batalha hack-and-slash e similares. Venho procurando desde então (com pouquíssimo sucesso), algum outro jogo fora da From Software que consiga me trazer de volta aquele sentimento que as batalhas de Dark Souls/Bloodborne traziam, o respeito por todo e qualquer adversário, desde os bosses aos npcs espalhados pelo mapa, o combate cadenciado onde cada golpe é pensado, a esquiva na hora correta e o o contra ataque avassalador.

Nesta busca incessante por um jogo que chegasse perto da qualidade do combate dos jogos da From, joguei praticamente todo jogo que prometia entregar esta experiência de combate e exploração, de todos estes, eu arrisco dizer que Mortal Shell talvez seja o que chega mais próximo e eu quero tentar explicar o porque.

Eu gosto de dividir a experiência de Dark Souls em 3 pilares, exploração (level design), combate e inimigos (bosses e etc), e por final, a trilha sonora (e ausência da mesma). São estes 3 pilares que eu acho que um bom jogo soulslike deve respeitar para agradar os fãs da fórmula, e Mortal Shell faz isso, fazia muito tempo em que eu não encontrava uma batalha de que realmente me fizesse tremer com o controle na mão, além dos jogos da From Software, somente Nioh conseguiu me colocar neste estado de adrenalina.

Nioh por exemplo é um outro exemplo de jogo inspirado em Dark Souls que faz quase tudo muito bem, porém, na minha opinião, não tem um level design que me interessa, o jogo é dividido em fases. Novamente aqui, Mortal Shell consegue fazer uma transição de cenários interessante. E por final a trilha sonora também entrega a experiência necessária, de todos os jogos inspirados em Dark Souls, apenas Mortal Shell consegue me agradar nos 3 pilares que eu acho que o jogo precisa ter bem polido, o resto, são detalhes.

Este estilo de jogo, com combate focado em controle de estamina, defesa, esquiva, janelas de ataque e não poder cancelar o movimento do seu personagem após ter apertado o botão, ainda tem espaço para ser explorado de diversas maneiras e com diversas temáticas, entretanto, a From Software colocou a barra tão alto que poucos estúdios conseguem tirar uma experiência satisfatória dos jogadores, pois sempre serão comparados com os jogos da From.

Neste ponto, as 15 pessoas que desenvolveram Mortal Shell estão de parabéns, tanto pela coragem quanto pelo resultado.

Caso você queira saber mais sobre Mortal Shell, confira nossa análise feita pelo @alan-gerardi clicando aqui!

Mortal Shell/2020

Mortal Shell foi gentilmente cedido pela Cold Symmetry para a produção deste texto.