MeiaLuaCast #076 – Games e Educação

Ouça em nosso player:
[powerpress]
feed6feed2 feed3
 
 
 

Neste podcast: André Bacchi e Caio Nobre (@Nobre_Caio) recebem Matheus Silveira (o professor Barbado do Scicast – @MatheusSantos_S) e Angelo Costa (do Além da Tela – @angelostpara mostrar que games não são apenas entretenimento. Pelo contrário, técnicas como a gameficação, ou ainda o uso de games populares como Assassin’s Creed, Minecraft, Europa Universalis, entre outros, bem como o uso de jogos educativos e o ensino de lógica de programação para crianças podem com certeza trazer inúmeros benefícios para a educação, tanto para crianças, como também para jovens e adultos. Pois é, este é o podcast que você tem que mostrar para sua mãe, seu professor, ou qualquer outra pessoa que condena os jogos eletrônicos. Games e educação foram feitos um para o outro!

Para esse episódio você vai precisar de: vontade de ensinar, cabeça aberta e muitos joguinhos!

Arte da vitrine: Paulo Henrique Gregio
Intro: Voz de Bruno Shinkou e Instrumentos de Paulo Henrique Gregio

Comentado no programa:

  • Além da Tela: site, Twitter e Facebook
  • Confira os textos do Matheus Silveira no Deviante
  • Leia  o texto de André Bacchi sobre o porque conseguimos ficar tão focados quando jogamos videogames
  • Confira nossa cobertura da Campus Party Brasil #9 AQUI

 

REGRAS DO CONCURSO CULTURAL HD EXTERNO SEAGATE

1) Da Participação
Para participar da promoção, o candidato deverá:
1. Marcar a Seagate e o Meia-Lua nas Redes Sociais (Facebook, Twitter ou Instagram) e postar uma imagem, vídeo ou texto com tema que responda criativamente à seguinte questão “Qual experiência gamer você guardaria em 2 teras de memória?”. Além disso, para rastrearmos seu post usar a hashtag #meialua2TB . Lembre-se de postar isso no seu perfil no modo público!
2) Do Período para Participação
A promoção terá início no dia 21 de Janeiro de 2016 e encerrerá no dia 21 de Fevereiro de 2016, às 23:59.
3) Dos Critérios para Seleção e Divulgação do Resultado
– A escolha do vencedor seguirá a análise dos seguintes critérios: criatividade e devida marcação dos envolvidos, para localização do participante.
– O resultado será divulgado no dia 25 de Fevereiro de 2015, anunciado no episódio do dia, e na página do Meia-Lua, bem como redes sociais.
– A equipe do Meia-Lua enviará uma mensagem via Facebook/Twitter/Instagram ao vencedor e divulgará seu nome na página no dia do sorteio;
– Após divulgado o resultado, o vencedor terá um prazo de 72 (setenta e duas) horas para entrar em contato. Terminado este prazo, o resultado será anulado e uma nova seleção será realizada, seguindo os mesmos critérios.
4) Da Premiação
O ganhador receberá um DELICIOSO HD Externo Seagate de 2TB de armazenamento.
5) Disposições Gerais
– O prêmio é individual e intransferível e, em hipótese alguma, poderá ser trocado por outro produto/prêmio ou convertido em dinheiro;
– Todos os participantes declaram que somente fornecerão informações verdadeiras e corretas sobre si, passíveis de confirmação, e que não utilizaram de qualquer artifício visando, propositalmente, burlar qualquer um dos itens deste regulamento;
– Serão automaticamente desclassificados os participantes que tentarem desrespeitar qualquer um dos itens deste regulamento, ou ainda, utilizarem quaisquer meios ilícitos para obter benefício próprio, respondendo civil ou criminalmente pelos seus atos;
– Os participantes que violarem a Legislação vigente, por exemplo por fraude ou plágio, se comprometerão a reembolsar todos os danos (prejuízos e lucros cessantes) diretos e indiretos que venham a ser causados ao Meia-Lua e Seagate, e a quaisquer terceiros por meio de processos, atuações ou quaisquer outros problemas.
– É permitida a participação de pessoas jurídicas e pessoas físicas;
– A participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições revistos neste regulamento.
 
Já acabou? Ouça outros podcasts!
[powerpress_playlist]
 
Torne-se um Patron e entre para o exército da Zoeira:

patron

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIF

 
 
 
CONHEÇA O GRUPO EPIC
 
GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK
 
GRUPO DAS LIVE STREAMS DO MEIA-LUA
 
TWITTER
INSTAGRAM
Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br

 
Parceiros:
Fabrica Nerd
 
E.V.A Toys
Old School Pixel Art
Papercraft Arts
Kellstore
Nerdsky

9 thoughts on “MeiaLuaCast #076 – Games e Educação

  • 18/02/2016 em 12:04
    Permalink

    Falllaaaaa queridosss. Saudações Gamisticas para vocês!!!
    Não terminei de escutar ainda o cast.
    Queria comentar na verdade sobre a discussão levantada de porque os jogos criados com a premissas de serem educativos são em sua maioria chatos.
    Tenho para mim que o que faz a diferença é a despretensão, quando se pretende fazer um jogo e você já o coloca como educativo, eu creio que as empresas vão atrás de pessoas que tenham didática para o assunto do jogo, porem alguém conhece alguém especializado em “Didática de ensino para games”, logo temos que se aplica técnicas de ensino no jogo e ai se tem muitas preocupações de como será passada a informação … e neste ponto está o problema.
    Quando os games são feitos sem a pretensão de ser educativo e apenas conta a história, você já gosta mais pois desta maneira temos a naturalidade da narrativa. Quem não gosta muito mais das Histórias inventadas pelo avô ou pelo tio, do que a histórias com enredos dos livrinhos.
    Tenho que quando “relaxarem” e só contarem como acontece a história, a matemática ou o que for, o jogo se torna mais fluido e você se deixa levar por tudo que está sendo passado.
    Aquele Abraçooooooo, e quem sabe comento algo mais!!!!

  • 18/02/2016 em 18:05
    Permalink

    Bom comentarei um detalhe a mais agora que terminei de escutar e escutar de novo o podcast sobre Jogos Plataforma 2D.
    apenas notei que este cast de hoje iniciou no passado, falando sobre o Grande Herói Diabético que nos ensina a como aplicar a insulina!
    Abraços!
    Prometo que o próximo cast vai em áudio!
    Ah sim….
    ..
    ..
    .
    NINTENDOOOOOO!!!! o/

  • 21/02/2016 em 11:58
    Permalink

    Olá! Curti bastante o cast e muitos pontos relevantes foram discutidos, parabéns!
    Gostei do fato de serem professores falando sobre o uso dessas tecnologias e da programação de jogos para crianças. A intenção desse trabalho com certeza não é criar futuros programadores, mas possibilitar o desenvolvimento de estruturas de aprendizagem que auxiliem a resolução de problemas para a vida toda, independente da área.
    Minha única ressalva é com relação à crítica aos pedagogos fazendo jogos, afinal, eu sou pedagoga e discordo completamente da ideia de que queremos “tudo colorido e fofinho”. Isso é uma visão deturpada do que é a Pedagogia que se arrasta por anos e esse tipo de comentário ajuda a proliferar essa ideia ainda nos dias de hoje. É a Pedagogia que proporciona estudos e pesquisa sobre a forma como as crianças aprendem na escola em parceria com outras áreas, como Psicologia e Neurociência. É preciso sim de pedagogos fazendo jogos! Incluiria somente um detalhe: precisamos de pedagogos que jogam para fazer jogos, é essa a diferença porque a experiência com jogar permite outra dimensão sobre o assunto. Quando usamos um game em sala de aula não podemos esquecer da intencionalidade do professor, neste sentido nunca será lazer, você não vivenciará os jogos em sala como vivencia em casa porque na escola há uma intenção que não é a de lazer, é a de aprender e perceber que estamos aprendendo. Em casa você aprende, mas a intenção é o lazer, são dois aspectos diferentes.
    Uma outra questão é só lembrar que os professores precisam jogar e dominar alguns jogos antes de propor aos estudantes algumas atividades utilizando jogos comerciais. A franquia Assassin’s Creed, por exemplo (que vocês citaram bastante), apresenta sim incongruências histórias (pequenos detalhes que precisam de atenção, como a representação de algumas roupas de acordo com o tempo histórico), por isso precisamos de cuidado quando indicamos o uso de games para professores que não conhecem muito sobre o assunto. E quanto mais jovens são os estudantes, mais cuidado precisamos ter em apresentar universos ficcionais em paralelo com a realidade porque o pensamento abstrato ainda não está completamente consolidado.
    No mais, foi um excelente cast! Não tenho muito tempo ultimamente para ouvir podcasts, mas alguns merecem atenção e o de vocês com certeza valeu muito a pena! Abraços! 😉

  • 22/02/2016 em 12:19
    Permalink

    Vou comentar curtinho, porque os outros comentários merecem toda a atenção pois são um cast a parte, parabéns pelo tema, mesmo não sendo professor Caio é o mestre da arte da delicia, certamente o sistema escolar deve ser o primeiro a acompanhar as mudanças de cada geração de alunos, que anda cada vez mais tecnológica!
    Parabéns, sucesso sempre.

  • 23/02/2016 em 23:10
    Permalink

    Repeti de ano 2 Vezes por causa do Warcraft 3, e posso dizer que valeu por 4 anos na escola HUE HUE, o pod cast foi ótimo!
    É muito bom saber que tem gente inovando no ensino de uma maneira tão empolgante né?! rsrs o que me faz pensar que toda vez que jogo um game que traz algum contexto histórico(Age Of Empires),noções de cálculo, gerenciamento de recursos , de tempo e espaço (Starcraft), física(Tony Hawk) ou tomada de decisões (Resident Evil 3) eu dou muito mais atenção e me interesso mais do que quando estava na escola. A equipe está de parabéns pelo pod cast e os professores principalmente pela iniciativa!

  • 24/02/2016 em 13:14
    Permalink

    Cast interessante. Tbm sou professor, e realmente manter o interesse do aluno pela aula é um desafio hoje. Os games são uma alternativa. Alguns psicólogos até afirmam que jogar é uma ótima ferramenta de aprendizagem. Porém de fato não podemos “gameficar” tudo pois as regras dos games são diferentes das regras sociais. Na vida não há cheats e nem continues.

  • 16/03/2016 em 16:44
    Permalink

    Eu trabalhei por 2 anos na prefeitura e uma das minhas funções era monitorar a criançada jogando os educativos no computador e só tinham jogos ruins. O mais legal era um de um carrinho em que a criança tinha que achar a chave para desbloquear cada rua e continuar o percurso, ficando cada vez mais difícil e era o único que eu mesmo joguei nos intervalos. Infelizmente o jogo tinha poucos estágios mas era divertidinho e incentivava o raciocínio.
    Foi muito bem lembrado o especial “A era do Videogame”. Parabéns pelo Podcast.

  • 18/04/2016 em 02:26
    Permalink

    Tem tbm o Brain Age do DS e 3DS. É um foda demais para melhorar concentração.
    E o melhor de todos que eu usei até hoje! O RockSmith!!! Puta que pariu! Que jogo foda xD tudo o que eu sei de guitarra, eu aprendi lá! haha Guitar Hero para os fortes xD

    • 18/04/2016 em 11:29
      Permalink

      Excelentes sugestões e exemplos cara!

Fechado para comentários.