Ghost of Tsushima Director’s Cut | Análise

Ghost of Tsushima foi um game surpreendente lançado no ano passado. Seu mundo aberto belíssimo, cheio de vida e que retrata com maestria a cultura japonesa deixou todos maravilhados.

Além disso, podemos ver a transformação de Jin Sakai que, de um samurai, acaba por se tornar o temido fantasma de Tsushima.

Não há dúvida que diversos jogadores ficaram ansiosos, após o fim desta história, por uma continuação.

Foi aí que o Playstation pegou todos de surpresa com o anúncio de Ghost of Tsushima Director’s Cut, que não só tráz melhorias para o jogo, como também adiciona uma ilha totalmente nova chamada Iki.

Uma história adicional, mas bem curta

A ilha Iki, além de inúmeros lugares inéditos para explorarmos, traz consigo uma nova história.

Desta vez, Jin terá que enfrentar um grupo de mongóis que estão causando o terror na região, liderados pela vilã da vez, que se auto intitula Águia.

Ela está usando uma bebida capaz de causar alucinações e levar as pessoas a loucura, quando não se submetem totalmente a sua tribo.

Com o intuito de impedir que este mal chegue em Tsushima, Jin parte em uma jornada para confrontar não só a Águia, mas também seu passado.

Nesta DLC, nos aprofundamos mais nas raízes do clã Sakai, conhecemos melhor o Pai de Jin e o seu envolvimento nas atrocidades que ocorreram na ilha Iki anos atrás, que culminaram em sua morte.

Devo dizer que gostei muito de conhecer mais sobre a origem do clã de Jin. Minha única reclamação sobre a campanha nesta DLC é seu tempo de duração.

Em apenas uma ou duas jogatinas, podemos zerá-la tranquilamente, pois gira em torno de 5 horas.

Obviamente esse tempo pode ser duplicado, ou até mesmo triplicado, ao nos aventurarmos na Ilha Iki em busca de seus segredos.

Mesmo com um final incrível, fiquei com um gostinho de quero mais.

Uma nova região para explorar

A ilha Iki traz inúmeros segredos, contos novos, belas paisagens, inimigos e muitos mais para entreter o jogador por horas.

Caso não queira terminar sua campanha rapidamente, basta explorá-la ao máximo antes de prosseguir.

Isto será benéfico com toda certeza, pois nesta DLC temos novas armaduras que influenciam nas habilidades de Jin, além de fortalecer o poderoso samurai, caso não tenha comprado todas as suas habilidades.

Os famosos santuários onde encontrávamos as raposas no jogo base, agora contam com um mini game divertido, onde utilizamos o sensor do Dual Sense para tocar uma melodia e atrair animais próximos.

Além das raposas, temos agora macacos, cervos, entre outros animais que podemos interagir nestes locais sagrados.

Em suma, o mundo continua impecável.

Um combate que pode ser modificado

Em sua essência, o combate com a espada continua o mesmo, sem muitos acréscimos. Mas preciso destacar uma armadura específica, chamada Sarugami, que modifica um pouco o gameplay de Jin.

Ela desativa o Aparo Comum, porém o Aparo perfeito, quando efetuado, permite a Jin utilizar dois ataques em sequência.

Além disso, todos os ganhos de determinação recebem um aumento e os intervalos para o Aparo Perfeito e a Esquiva perfeita também são incrementados.

Pode parecer mínimo, mas ao testá-la, a dinâmica de gameplay é alterada, pois não contamos mais com a esquiva comum, ou seja, precisamos ser mais cautelosos.

O risco é maior ao tentar o Aparo perfeito, mas a recompensa também. Isso tornou os combates corpo a corpo mais divertidos.

Até mesmo o Cavalo Sakai poderá ser usado em combate e devo dizer que ficou bem divertido a forma como foi implementado no gameplay.

Novas missões e contos

Assim como no jogo principal, em nossa jornada na Ilha Iki encontramos aldeões sofrendo com a opressão da tribo da Águia, que culminam em missões secundárias.

Algumas são bem divertidas de se fazer, mas nada tão impressionante.

O destaque mesmo vai para os contos, que já haviam sido implementados de maneira brilhante na campanha principal.

Esta DLC traz novos e preciso destacar a história de Riku, o Pirata Cego. É um conto tenebroso que nos faz sentir um frio na espinha, além de aguçar imensamente nossa curiosidade para saber mais.

Inova pouco, mas garante muitas horas de diversão

Ghost of Tsushima Director’s Cut e sua DLC da Ilha Iki inovam pouco, porém garantem mais horas de diversão no incrível mundo criado pela Sucker Punch.

Se você jogou e apreciou a campanha principal, este novo conteúdo é obrigatório. Como mencionei anteriormente, o único problemas desta nova história é sua duração.

Contudo, a imensidão de novas tarefas e segredos na Ilha Iki irão garantir horas de um jogatina deliciosa para quem estava com saudade de Jin Sakai e o seu mundo.

Ghost of Tsushima Director’s Cut já está disponível como um exclusivo do Playstation.

Não deixe de conferir também a nossa análise da versão base de Ghost of Tsushima, em texto por aqui em nosso canal do Youtube:

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