ArenaNet, desenvolvedora de Guild Wars 2, planeja realizar demissões em massa

Pouco tempo após a indústria de games ter sido afetada negativamente com a demissão em massa realizada pela Activision Blizzard, uma nova onda de demissões deve ocorrer na indústria, dessa vez nas mãos da ArenaNet.

Segundo o site Kotaku, os funcionários da ArenaNet – estúdio que desenvolveu Guild Wars e Guild Wars 2 – receberam ontem (21/02/2019) um e-mail escrito pela CEO da NCSoft West – dona da ArenaNet -, Songyee Yoon, informando que a empresa planeja realizar demissões. Essa notícia chega após uma série de medidas de corte de custos realizadas pela NCSoft, tal como o encerramento da desenvolvedora Carbine Studios em setembro do ano passado, e a redução do efetivo de funcionários trabalhando em um projeto na Iron Tiger Studios.

“Nossa receita de jogos está diminuindo à medida que nossas franquias envelhecem, atrasos no desenvolvimento para PC e Mobile estão drenando ainda mais nossos projetos de receita ao mesmo tempo em que nossos custos operacionais no ocidente aumentaram. Nossa situação não é sustentável e não vai nos preparar para um futuro bem-sucedido”. – Informou Songyee Yoon no e-mail enviado aos funcionários.


No e-mail, Yoon também adiciona que o plano da empresa é de cortar custos em todas as áreas realizar uma reestruturação e fundir as áreas de publicação da ArenaNet e da NCSoft, adicionando que “A reestruturação, o corte de gastos e os realinhamentos estratégicos estão todos sendo feitos para assegurar nosso futuro e para fornecer a base que permitirá possamos crescer e adquirir mais”.

O CEO da ArenaNet, Mike O’Brien, conversou com os funcionários em duas reuniões diferentes sobre as recentes notícias, porém não há informações de quantos funcionários perderão seus empregos e eles ainda estão desinformados a respeito de quem será afetado, embora aqueles que trabalhavam em projetos que foram cancelados acreditam que serão os afetados. A informação repassada aos funcionários é que aqueles que perderem seu emprego receberão uma indenização de dois meses e um bônus com base no tempo em que eles trabalharam para a ArenaNet.

A força de trabalho da ArenaNet atualmente é composta por 400 pessoas, que – segundo a fonte da Kotaku – têm trabalhado há alguns anos em projetos que ainda não foram anunciados, porém o desenvolvimento lento desses projetos, combinado com o número reduzido de jogadores de Guild Wars 2 nos anos de 2018 e 2019, resultou em dificuldades econômicas. Para ter uma breve noção de o quão lento o desenvolvimento têm sido, a última expansão de Guild Wars 2, Path of Fire, foi lançada em setembro de 2017.

É importante apontar que, diferente da situação da Activision Blizzard, a NCSoft recentemente reportou um declínio anual de seus ganhos financeiros no PC enquanto os ganhos na plataforma Mobile cresceram.

Fonte: Kotaku

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.