Análise | ToeJam & Earl: Back in the Groove

É correto afirmarmos que os anos 90 foi um ano muito feliz para os vídeo games de um modo geral, com diversos jogos fazendo um enorme sucesso e ainda mais com novas opções chegando ao mercado. E de certo, um dos jogos que mais fez sucesso no início da década foi ToeJam & Earl. O primeiro jogo da série criado por Greg Johnson e desenvolvido pela HumaNature Studios foi lançado em 1991 para Mega Drive e trouxe diversas novidades, como um sistema inteiramente exploratório, onde o jogador precisa abrir o mapa para encontrar itens, isso tudo como uma pitada de humor sarcástico, muito encontrado em desenhos animados da época.

Mesmo com o sucesso do primeiro, outros dois jogos viriam a ser lançados posteriormente, o não tão bom ToeJam & Earl 2: Panic on Funkotron e ToeJam & Earl 3: Mission to Earth. Fazendo com que muitos fãs acabassem esquecendo a série. Mas, agora em 2019, o estúdio responsável decide fazer um “remake” do jogo original, mas com moldes para os jogos mais atuais. Será que a espera vale a pena? Confira a seguir.

Alienígenas descolados

A história em si é bem simplória e é a mesma do jogo original de 1991, tendo como protagonistas dois alienígenas, ToeJam e seu grande “amigão” Earl, que vivem no planeta Funkotron. Certa vez, em uma de suas aventuras, os dois que agora estão acompanhados de suas namoradas, acabam caindo no planeta Terra e é ai que começa uma corrida incessante para percorrer todos os 25 níveis do jogo e buscar as peças de sua aeronave e escapar das garras dos terráqueos.

Logo no início, podemos escolher até 6 personagens disponíveis, sendo 4 deste remake e também podemos optar pelos modelos clássicos de ToeJam e do Earl. Cada personagem tem suas particularidades, como por exemplo: ToeJam tem uma maior velocidade mas menos barras de vida, Earl tem uma maior resistência a danos, mas uma menor mobilidade e por ai vai…

Vale destacar também que existe um NPC em todos os mapas que é capaz de evoluir seus atributos com as chamadas “promoções”, então, no final das contas, cada personagem pode ficar extremamente resistente e rápido de modo geral e seus atributos iniciais influenciam apenas o começo e meio do jogo.

Para ajudar a sobreviver em todos os níveis, os personagens encontrarão diversos presentes que podem ajuda-los ou atrapalha-los, mas são essenciais para a aventura. Os jogadores podem encontrar pés de mola, chuvas de tomates, tinta invisível , portas que levam a lugares aleatórios e até nuvens que lançam raios no personagem. Lembrando que o objetivo do jogo é encontrar peças da sua espaço nave, então, quando estiver em um nível que tenha uma peça, o símbolo da nave aparecerá e você terá que encontra-la. Quando um nível não apresentar o ícone, basta pegar um elevador e avançar a fase.

Facilidade além da conta

O jogo mesmo sendo um remake tem a duração do jogo original e isso é um problema considerando o tamanho dos jogos atuais. Os níveis em sua grande maioria são curtos e se não existe peça de sua nave, não vale a pena gastar recursos em uma determinada fase. Até existem fases mais extensas e que necessitam de uma maior exploração, mas sua totalidade não faz com que o jogo tenha uma vida útil tão grande. Existem novos inimigos e aliados humanos como Gandhi que o protege de inimigos enquanto estiver presente, um sushiman que pode ajuda-lo a recuperar sua vida( em troca de dinheiro,claro) e um grupo de cosplayers que te dá ao jogador um dado de RPG para ter a chance de ganhar um bônus. Um mini-game que se encontra no jogo original está de volta, o Hyper Funk Zone. Um mini-game onde você passa por obstáculos coletando xp e presentes mas que é bem curto também.

ToeJam & Earl: Back in the Groove!_20190325124153

Novidades são sempre bem vindas

Uma das novidades desta versão é a possibilidade de jogar coop com até 4 jogadores e é claro que um jogo que já é fácil se torna ainda mais fácil, mas divertido para pessoas que jogaram o jogo original. Outra adição que vale ser ressaltada é o modo online, onde outros jogadores podem acessar as partidas e comunica-se por comandos disponibilizados dentro do jogo.

Conclusão

ToeJam & Earl: Back in the Groove é um remake da versão clássica de 1991 e se você gostou quando jogou no Mega Drive com certeza vai adorar esse. Mas sua curta duração, facilidade e fator gameplay podem acabar se tornando repetitivos. Se esquecer isso e quiser experimentar um jogo com teor sarcástico, com uma boa dublagem e que remete animações americanas dos anos 90, é uma excelente pedida.

ToeJam & Earl: Back in the Groove foi lançado em 01 de março desse ano e conta com versões para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Jogamos uma cópia do jogo no Playstation 4 Pro.