Análise – Ghostbusters: Spirits Unleashed

Introdução

Sempre que há algo estranho na vizinhança sabemos quem devemos chamar, não é?
Os Caça Fantasmas tem uma longa história, tanto caçando fantasmas quanto nos consoles. É chegada a hora da nova geração, será que eles estão preparados ou eles é quem serão caçados?

Apresentação

Ghostbusters: Spirits Unleashed (Ghostbusters, para encurtar) é o mais novo jogo de tiro em primeira pessoa da Illfonic (Predator: Hunting Grounds) e tem como base a franquia conhecida por aqui como Os Caça Fantasmas, famosa por seus filmes e jogos de sucesso desde a época do SNes.  
E nesse mês das bruxas, graças aos esforços da Illfonic, podemos jogar um jogo divertido com um visual bem agradável e localização pt-BR.
Os jogo traz o visual e estilo artístico bem próximos aos jogos da Epic Games (Fornite, Dauntless). O QG dos caça fantasmas é impecável, reproduzido nos mínimos detalhes – e pra quem assistiu aos filmes, a torradeira está lá e dança sobre uma mesa de bilhar quando você se aproxima dela – trazendo uma grande satisfação principalmente para quem é fã.


O personagem principal é customizável com uma ótima gama de opções. Sabe-se que quanto maior a quantidade de itens presentes para um usuário escolher, maior será a dificuldade de ele tomar uma decisão. Isso pode interferir diretamente na experiência de customização e fará com que alguns players nem tentem customizar seu personagem. Em Ghostbusters a customização é fácil e não deixa de ser detalhada, os itens liberados no início são poucos, e os outros serão liberados conforme o avanço do player.
A campanha principal progride com o player e é bem divertida, contendo os elementos que fizeram do clássico filme um sucesso na década de 90.


Gameplay

Ghostbusters: Spirits Unleashed tem foco total em multiplayer. Se você não tiver amigos para jogar, há a opção de jogar com bots (cuja inteligência não é lá grandes coisas, mas por um momento enganou bem) além da possibilidade de partidas rápidas com outros players.
O matchmaking sugere um tempo de espera para o início da partida, mas nem sempre é preciso (tanto para mais quanto para menos).


A experiência de multiplayer é assimétrica e divertida. Algumas vezes podemos ser caça-fantasmas e, em outras, ser o fantasma que deve assombrar o local. Há uma quantidade considerável de fantasmas que são liberados conforme o player progride jogando, sendo alguns liberados pela evolução da conta e outros pela evolução do fantasma inicial em específico.
Evolua o suficiente jogando diversas partidas com o fantasma inicial e você poderá jogar como o famoso personagem Geléia!  


O único problema encontrado ao jogar foi em uma partida com outros jogadores em que por algum motivo (talvez um problema de sincronia na conexão) a movimentação do
personagem pelo cenário ficou muito lenta. Contudo, o problema ocorreu em apenas uma partida.


Trilha sonora

A trilha sonora de Gostbusters: Spirits Unleashed se esforça para criar um ambiente de tensão equivalente ao dos filmes. Não é nada incomum, mas ajuda a manter a sensação assombrosa de estarmos caçando um fantasma. Contudo, a intro da partida trouxe uma sensação muito próxima à de Rogue Company, que dá o impacto de que um grupo de players “badasses” chegou para botar ordem na casa. Os sons das armas são iguais aos dos filmes e as vozes do personagens ficaram sensacionais. Vale lembrar que o jogo possui dublagem original com as vozes dos atores do time clássico(Dan Aykroyd e Ernie Hudson).


Conclusão
Jogue Ghostbusters: Spirits Unleashed. A Illfonic fez bem a lição de casa e trouxe um jogo nostálgico para quem é fã, com uma experiência bem divertida e casual. Esse jogo não pode morrer cedo, seria um grande desperdício.

E aí, interessado em mais análises e notícias? Clique aqui

Confira nosso canal no YouTube aqui

texto revisado por Patrícia Dias