Análise | The Elder Scrolls Online: Harrowstorm

A primeira fase do Coração Sombrio de Skyrim chega para The Elder Scrolls Online com o lançamento da DLC Harrowstorm, disponível agora para PC, Mac e consoles. Infelizmente, ainda não é o momento de viajarmos para o oeste de Skyrim para caçar vampiros, nesta expansão, os jogadores devem explorar o início dessa história, que os leva para enfrentar duas novas dungeons no Mar dos Fantasmas e em Bangkorai.

The Elder Scrolls Online: Harrowstorm se trata de uma DLC de dungeons adicionando duas novas para o jogo: Unhallowed Grave e Icereach.  Todas as dungeons em The Elder Scrolls Online possuem uma história para ser contada por meio de uma quest, as presentes na DLC servem como prólogo para o enredo da aventura anual a ser contada em Coração Sombrio de Skyrim.

Unhallowed Grave

Esta dungeon está localizada em Bangkorai, território de High Rock e pertencente à Aliança de Daggerfall (“Daggerfall Covenant”), na parte sudeste do mapa.

Por toda história de Tamriel, há diversos lugares – como tumbas e ruínas – fechados que praticamente contém uma placa dizendo “Não entre, algo perigoso está guardado aqui dentro”, o que é um motivo muito bom para não entrar. PORÉM como cavernas e túmulos fechados não geram plot – ou exp -, esse aviso é constantemente ignorado. Em Unhallowed Grave, não só o que estava guardado dentro da tumba foi considerado perigoso o suficiente para ser trancado, como recebeu uma guarda dedicada a manter o local protegido de qualquer um que queira entrar e de qualquer coisa que queira sair: a Pyre Watch (que pode ser traduzido como “Guarda da Pira”).

Logo na entrada da dungeon, nós encontramos com os NPCs Fennorian – um vampiro Altmer e “investigador arcano -, que está tentando ajudar a última sobrevivente da Pyre Watch, Shelaria – que por ser uma redguard, não faz questão de receber ajuda dele. Shelaria logo explica que a tumba foi atacada por um grupo de nords mercenários chamados Draugrkin, que dizimaram seus companheiros da Pyre Watch e que eles só podem estar atrás de uma coisa: as cinzas de um exército chamado Gray Host que a tumba guarda, e que os restos mortais desses vampiros são muito perigosos nas mãos de necromantes. Ela logo pede por ajuda para livrarmos as tumbas dos ladrões de túmulo. Quem somos nós para recusar?

Unhallowed Grave é sem dúvida uma dungeon muito divertida.

Novamente, temos a mecânica da besta de gancho para pularmos de um ponto para outro do mapa. Diferente de outros momentos apresentados no jogo – que servia para alcançar pontos mais altos ou para pular de uma distância mediana para outra -, aqui o uso da besta de gancho se mostra essencial para os membros da Pyre Watch se movimentarem pela tumba, já que há abismos e quedas altas para todos os lados, indicando que a intenção realmente era dificultar a saída dos vampiros.

Adquirindo a besta de gancho
Usando a besta de gancho para se locomover

Os bosses podem ser desafiadores para quem não possui nível alto ou não está habituado a jogar dungeons. A dica é sempre manter a comunicação aberta entre os membros do grupo; ficar de olho para ataques de área, que podem te prender ou dar um dano alto no seu personagem; e se livrar dos minions – ou adds, ou a sua termologia de preferência para “monstros extras que o boss invoca para tornar a vida dos jogadores um inferno” -, visto que eles podem dizimar o seu grupo bem rápido.

Os desafios são uma mistura de tradicional força bruta e aprender algumas mecânicas para evitar dano extra ou invocação de monstros extras, com mecânicas de interação com o ambiente. Em certos momentos, é necessário usar a besta de gancho para se mover para diferentes pontos do mapa para escapar de ataques ou para ativar alguma mecânica. Esse uso da besta de gancho adiciona dificuldade na hora dos combates.

Evite os ataques de área e ataque com tudo que puder no primeiro boss de Unhallowed Grave. Fique de olho nos monstros extras e nas transformações
O terceiro boss também precisa de força física para derrotar, apenas lembre de correr para distância corpo-a-corpo quando ele começar a girar
Utilizando a mecânica da Besta de Gancho para ativar meios de enfrentar o segundo Boss
Utilizando a Besta de Gancho para alcançar e enfrentar um dos bosses. Fuja para uma das ilhas quando ele usar o ataque em área
Batalha contra o boss final de Unhallowed Grave. Depois de um certo ponto, ele vai invocar o esqueleto ao fundo. Evite os ataques de área, ignore o esqueleto gigante e continue atacando

O ponto que mais diferencia Unhallowed Grave das demais dungeons é a presença de áreas secretas para os jogadores encontrarem. Enquanto nas outras dungeons é possível cortar caminho a fim de evitar enfrentar grupos de monstros passeando em certos pontos-cegos do mapa, aqui há conteúdo extra a ser explorado: Voria’s Sanctum.

Explorando as áreas ocultas presentes em Unhallowed Grave usando a Besta de Gancho.
Essa área pode ser acessada após a derrota do primeiro boss oculto
Primeiro boss oculto

O Voria’s Sanctum pode ser explorado logo no início da dungeon ou depois que ela está completa. Como o andamento desse desafio dá uns buffs extras para o personagem – algo que pode ajudar muito no andamento da dungeon e na batalha conta o boss final -, minha recomendação é fazer ele durante a dungeon.

Urna com os buffs das áreas ocultas
Buffs extras adquiridos após derrotar todos os bosses ocultos e interagir com todas as urnas. Muito úteis, principalmente se estiver jogando com seu necromante.

Para fazer o desafio, primeiro você deve encontrar a parede sussurrando “Você precisa me encontrar, estou sofrendo, por favor” (“You must find me, I suffer, please”). Conforme se avança na dungeon, é necessário continuar com os ouvidos abertos para ouvir os sussurros para encontrar os outros pontos. Sim, é bem assustador e bizarro, porém a exploração é divertida, e os bosses apresentam algumas mecânicas diferentes – sendo necessário inclusive perseguir o segundo boss para além do mapa sob o risco de perder a chance de derrota-lo.

É muito fácil perder os locais extras, dado que se depende quase que exclusivamente da sua audição, então não tenha vergonha de usar um guia das primeiras vezes.

O cenário é uma mistura dos rochedos desérticos de Bangkorai com o interior – de igualmente rochoso – da tumba. O uso de alturas é muito usado nessa dungeon, principalmente como aviso do que pode acontecer com seu personagem se perder o timing da besta de gancho. Combina bem com o tema.

Cenário do exterior da tumba
Cenário no interior da tumba com as defesas criadas pela Pyre Watch
Cavernas no interior da tumba

Os quatro sets de equipamentos adicionados foram: Draugrkin’s Grip Set (armadura leve); Aegis Caller Set (armadura média); Grave Guardian Set (armadura pesada); e Kjalnar’s Nightmare Set (monster helm – adquirida apenas na dificuldade Veterana e disponível nos três tipos de armadura). Os sets presentes parecem ser uma boa adição para o seu DPS de magicka e stamina, com exceção do set de armadura pesada, que possui adições muito boas em stamina e saúde, além de dar um bônus de defesa para você e seus aliados durante o combate. Porém, adicione esses equipamentos na sua build com cuidado para não acabar com a build torta e teste elas para ver se elas se encaixam na maneira que você joga.

Icereach

A entrada da dungeon está no nordeste de Wrothgar, território de High Rock e parte do Daggerfall Covenant. Apesar da entrada estar localizada em uma área da DLC Orsinium, você terá acesso à dungeon via o dungeon finder caso você possua na sua biblioteca de conteúdo Harrowstorm mas não Orsinium. A localização da entrada pode parecer estranha, já que os jogadores de The Elder Scrolls V: Skyrim devem lembrar que o Mar dos Fantasmas está localizado ao norte de Skyrim, mas é válido lembrar que o mar banha todo o norte de Tamriel e os territórios de Skyrim que possuem acesso a ele – Wintherhold, The Pale e Haafingar – ainda não estão disponíveis no jogo.

Ao chegarmos na ilha, encontramos com Arnvir, um nord que fez parte de um grupo enviado pelo Rei Jorunn para investigar tempestades estranhas na ilha de Icereach. Conversando um pouco com ele, Anvir revela que todos os membros da expedição morreram ou no naufrágio do navio que os levou até lá ou pelas mãos das bruxas do coven de Icereach e seus lacaios, salvo por ele e um outro membro da expedição. Avançando a dungeon, logo encontramos Lyris Titanborn, a sobrevivente que Anvir comentou.

Encontrando com Lyris durante a exploração da fortaleza
Conversa com a Lyris após derrotar o segundo boss

Dependendo se você encerrou ou não a Main Quest, o diálogo com ela será diferente. Garanto que se você sacrificou ela para derrotar o Molag Bal, vai ser meio estranho conversar com ela. Depois de derrotar Skelga, Lyris irá acompanhar o grupo pela dungeon, porém ela não irá ajudar nas batalhas contra os bosses, infelizmente.

Os inimigos em Icereach possuem o tema “gelo” muito bem definidos, porém os bosses possuem mecânicas e habilidades bem diferentes uma da outra. Para enfrentar todos, é necessária uma curva de aprendizagem constante, com várias tentativas e erros. Isso se dá por conta de cada uma das bruxas do coven e suas criaturas/aliados terem habilidades bem diferentes um dos outros. Um tema recorrente com Icereach é saber quando usar a habilidade do inimigo contra ele mesmo, seja guiando o ataque ou movendo o adversário para um ponto.

Batalha contra o primeiro Boss. Se o tank não direciona o ataque pesado do Boss nos pilares de gelo, Ice Atronachs são invocados e começam a participar da luta, e eles dificultam um monte o combate
Para enfrentar Skelga, é necessários que os jogadores derretam o gelo nos monstros que ela invoca para que eles possam ser derrotados (tal como pode ser visto no fundo)

Novamente, é de interesse do grupo que os DPSs dediquem um tempo em derrubar os monstros extras para evitar que o grupo leve muito dano por um longo período de tempo. O tank precisa se mover bastante, tanto para correr atrás dos bosses a fim de evitar que o dano mais pesado caia nos outros membros do grupo, como para navegar o inimigo na direção necessária.

Batalha contra o terceiro e quarto bosses da dungeon. Se mantenha em movimento e mate os monstros extras assim que eles aparecerem

Na batalha final, o grupo enfrenta o coven inteiro de uma vez e precisa lidar com as mecânicas que estavam presentes nas batalhas anteriores. O lado positivo é que as bruxas não atacam todas ao mesmo tempo, mas tomam turnos uma de cada vez enquanto as outras contribuem para o ritual. Minha dica é se manter em movimento e eliminar os monstros que estão atacando o suporte e o tank antes que um deles caia. Acredite, o grupo não vai durar muito tempo se um deles não estiver em pé, principalmente na dificuldade Veterana.

Batalha final contra as bruxas do coven

Outra coisa: Se você decidir jogar na dificuldade veterana, NÃO FAÇA O HARD MODE. O hard mode da dificuldade veterana é um modo difícil em todos os sentidos da palavra, apenas faça ele se: todos os membros do seu grupo forem nível máximo, terem uma build muito bem feita e forem experientes em seu papel no grupo. Se quiser ignorar meu aviso, o jogo será “quantas vezes o grupo tem que ser dizimado até desistirmos do hard mode”.

O cenário é consistente, dado que Icereach costumava ser uma fortaleza nord até ser adquirida pelas bruxas, por “algo além de dinheiro” segundo Arnvir. Então os ambientes fechados são similares à outras construções nords que estamos acostumados a ver no jogo – com as modificações e adições assustadoras feitas pelas bruxas e os reachmen que fazem parte de seu coven -, e o ambiente externo é cheio de rochas, gelo e água para todos os lados, consistente com uma ilha no mar ao norte de Skyrim. Se o objetivo era fazer o jogador se sentir isolado e claustrofóbico, ele foi atingido.

Interior de Icereach. As bruxas personalizaram o lugar com o símbolo de seu coven e deixaram o gelo tomar conta
Exterior de Icereach. Dá pra ver que é uma fortaleza em uma ilha

Foram adicionados quatro sets de equipamentos: Hiti’s Hearth Set (armadura leve); Titanborn Strength Set (armadura média); Bani’s Torment Set (armadura pesada); e Mother Ciannait (monster helm – adquirida apenas na dificuldade Veterana e disponível nos três tipos de armadura). Pelo que pude observar, o set de Hiti é muito bom para um suporte dada a adição e recuperação magicka, e o bônus de cura dado aos membros do grupo toda vez que ele cura a si mesmo ou um aliado. O set Titanborn é excelente para um DPS que gosta de arriscar a própria vida dado o bônus de dano que os equipamentos provêm quanto menor a sua vida está. O set Bani é muito bom para tanks de stamina, porém o bônus de cura recebida no personagem e o entrave na resistência do inimigo provocado.

Vale a pena comprar Harrowstorm?

Em particular, eu achei as dungeons muito divertidas e elas possuem bons desafios para os jogadores que gostam de uma dificuldade a mais no jogo. Então, é um bom investimento para quem gosta de jogar dungeons, acumular equipamentos e conquistas.

Para os colecionadores, ou fãs da Lyris, ou colecionadores fãs da Lyris, quando Unhallowed Grave e Icereach são completados na dificuldade Veterana, você é recompensado com a arma cosmética do machado de Lyris.

Machado bonito, excelente para decapitar e cortar inimigos

Para quem está pensando “okay, cadê a lore? Não estou vendo conexão nenhuma entre elas”, realmente, diferente de Wrathstone – a primeira parte da Temporada do Dragão -, Harrowstorm não apresenta um objetivo em comum como havia em Frostvault e Depths of Malatar – onde precisávamos adquirir os fragmentos da Wrathstone -, as ligações entre Unhallowed Grave e Icereach são mais discretas. Sim, ambas são conectadas por serem duas situações em que o jogador investiga acontecimentos estranhos, possuindo conexão com vampiros e Skyrim – os dois temas que estarão presentes em Greymoor -, mas se você prestar atenção nos diálogos e vasculhar os mapas por lorebooks e cartas, irá ver que tanto os Draugrkin e o coven de Icereach estavam trabalhando para um cliente (ou “benfeitor”, depende da situação em que estão conversando) que os contratou para fazer um serviço: os Draugrkin para retirar uma urna específica de Unhallowed Grave, e as Bruxas de Icereach para causar a tempestade. Os motivos para essas duas ações só serão revelados em Greymoor, porém já é suficiente para atiçar a curiosidade do que está por vir. Portanto, a lore está presente, mas por vezes é necessário caçar ela.

The Elder Scrolls Online: Harrowstorm já está disponível mundialmente para PC, Mac, PlayStation 4 e Xbox One. A DLC pode ser adquirida na sua versão padrão por 1,500 crowns na Crown Store ou na versão Collector’s Bundle por 4,000 crowns – que inclui a montaria Pyre Watch Jackal, o pet Hallin’s Jackal e cinco pergaminhos de experiência.

Itens da edição de colecionador. Esse lobo é muito estiloso e o jackal é muito fofinho

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.