Análise | Sackboy: Uma Grande Aventura (PS4)

Seis anos desde o último jogo da série LittleBigPlanet, Sackboy retorna para mais uma aventura na qual ele terá que salvar seus amigos das garras do vilão Vex.

No comando de Sackboy o jogador terá que explorar cinco mundos temáticos e auxiliar seus moradores para impedir que Vex transforme o Artemundo em um ambiente caótico e desolado. Para orientá-lo Scarlett, uma amazona da ordem dos Cavaleiros Costurados, explicará coisas sobre o mundo e contará um pouco da história da ordem.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo de aventura e ação dividido em mundos temáticos com cerca de 10 fases que apresentam visuais que exploram diversos materiais e texturas do mundo real parecendo grandes maquetes que remetem às brincadeiras de criança com bonecos, cenários e veículos.

O esmero da direção de arte do jogo em representar materiais diferentes e explorar atributos para montar um mundo orgânico e interativo é impressionante. Caixas de madeira com tintas, coberturas de lonas, tecidos, papéis, plásticos, brilhos, metais, cada um acrescenta detalhes maravilhosos à beleza desse jogo e também permitem interações diferentes de acordo com suas resistências e maleabilidades.

Acrescentando a utilização de luzes, sombras, efeitos e reflexos e uma trilha sonora divertida, empolgante e repleta de hits, o impacto é amplificado exponencialmente e nos faz embarcar em uma jornada empolgante e divertida.

O jogo é montado para apresentar o mundo e os personagens para quem, como eu, nunca jogou outros títulos da série e inicia com fases simples e voltada para o aprendizado das mecânicas básicas, mas rapidamente mostra suas nuances e complexidade, exigindo do jogador uma boa habilidade nos controles para vencer os desafios e boa percepção do ambiente para encontrar as diversas orbes que serão necessárias para avançar e para liberar novas roupas para Sackboy.

A progressão de dificuldade nos desafios é um pouco inconsistente. Há fases no meio do caminho que foram mais complicadas de resolver do que os finais dos mundos.

Com a necessidade de coletar esferas para desbloquear e avançar nos mundos pode haver momentos em que refazer diversas fases seja necessário e nem sempre tão divertido.

Uma parte que funciona muito bem é a introdução de novas mecânicas e tipos de desafios. Há uma primeira instância facilitada do obstáculo para no decorrer da fase e dos mundos ser aplicado e agregado a outros obstáculos para montar uma sequência satisfatória de etapas. Essa forma de projeção e escalonamento de desafios é tradicional dos jogos de plataforma, mas não é simples executar de forma fluída e consistente e é um ponto extremamente positivo em Sackboy Uma Grande Aventura.

Apesar de funcionar bem por grande parte do jogo o posicionamento da câmera em diversos momentos é ruim, dificultando saltos simples ou ocultando obstáculos que podem causar a perda de vidas e a repetição de trechos. O fato de a câmera ser fixa tem seu propósito estético, de apresentação de itens nos momentos certos e as fases são totalmente moldadas para aquele ângulo. Movimentá-la quebraria a apresentação, mas era impossível não sentir falta de pequenas variações em momentos de saltos diagonais ou para acertar a distância entre objetos e inimigos.

A trilha sonora alterna conteúdo original com músicas icônicas e o trabalho para alinhar ambas em uma apresentação coesa e não parecer que os sucessos estão deslocados ou jogados é excelente. A forma como ajustam o tempo e os momentos das músicas famosas para encaixar na progressão e até na repetição, quando se morre, é magnífico.

Para os aficionados em colecionar roupinhas, Sackboy Uma Grande Aventura é um prato cheio. Há dezenas de conjuntos diferentes e temáticos e as partes individuais desses podem ser montadas para criar novos conjuntos, novamente remetendo às misturas de personagens e acessórios que fazemos com nossos brinquedos quando crianças.

Sackboy Uma Grande Aventura está disponível para Playstation 4 e Playstation 5 e é um jogo altamente recomendável para os fãs dos jogos de plataforma 3D e que pode ser compartilhado por crianças e adultos por trazer um conteúdo divertido, colorido, razoavelmente acessível e desafiador para entreter todos da casa.