Sony Explica porque não irá à E3 2019

Em entrevista ao site CNET, Shawn Layden, o chefe dos estúdios de PlayStation, explicou os motivos para a Sony ter decidido se ausentar da E3 2019, sendo essa a primeira vez que a empresa não irá comparecer ao evento em 25 anos.

Segundo Layden, as primeiras edições da E3 consistiam em um encontro de revendedores e jornalistas com os desenvolvedores de jogos para ver no que os estúdios estavam trabalhando, visto que era uma época “pré-internet” era importante realizar esses contatos.

“Os revendedores chegariam e diriam ‘eu sou da Sears e eu lido com Hot Wheels, Barbie, VHS e videogames. O que você tem aí?’. Era um grande componente educacional.” – Disse Layden na entrevista –  “Quando tinha jornalistas de revistas com tempo de entrega, se disputava a posição na capa. Não havia internet; então era um jogo de vendas que tínhamos que fazer naquela época do ano nesta nascente indústria.”

E realmente, nos primeiros anos da E3, o evento basicamente era uma grande reunião das empresas para que elas pudessem mostrar o que elas estavam produzindo para os seus competidores, para os revendedores e para os jornalistas, sendo voltado exclusivamente para a indústria. Foi com a popularização da internet com a transmissão ao vivo que a E3 começou a dividir espaço entre indústria e consumidores, fazendo que a grande “exclusividade” da indústria não ocorresse mais durante o evento. Considerando esses fatores, é compreensível que a presença na E3 para a Sony não se demonstre mais como um ponto vital para suas vendas.

Por outro lado, a Destination PlayStation, evento da Sony que acontece agora em fevereiro, é o momento onde revendedores e parceiros poderão conhecer o que a empresa estará trabalhando para 2019 e fará a suas vendas para a indústria.

“O evento de vendas se tornou em um evento de vendas sem muita atividade de venda. O mundo mudou, mas a E3 não mudou, necessariamente, com ele.”

Layden também disse que a Sony não acredita mais ser viável fazer parte da E3 dado o novo modelo adorado pela empresa – jogos maiores, porém com menos lançamentos -, pois eles chegariam à feira sem muito para apresentar.

Felizmente, com o advento da internet, não é mais necessário grandes eventos e feiras para as empresas manter seus consumidores atualizados no que elas estão trabalhando, já que notícias e vídeos podem ser facilmente compartilhados. Quem sabe a Sony está à frente de seu tempo e em breve as outras empresas irão tomar a mesma decisão?

A E3 2019 acontece em junho e o Meia-Lua fará sua cobertura.

Fonte: comicbook

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.