Análise | Carole & Tuesday

Recentemente, fiquei bastante empolgado com o anúncio da estreia de um novo anime dirigido por Shinichirō Watanabe, roteirista de animes memoráveis como Cowboy Bebop, Samurai Champloo e Space Dandy. Quando, no entanto, soube que se tratava de um anime sobre música, minha ansiedade foi imediatamente trocada por desconfiança, afinal de contas, eu havia perdido o interesse por esse tema há tempos, porém por se tratar de um artista lendário como este, dei-lhe o mérito da dúvida.

O anime foi produzido pelo estúdio Bones, em comemoração aos 20 anos do estúdio e 10 anos da gravadora FlyingDog. Como vocês devem saber, geralmente, produções japonesas especiais podem resultar em uma de duas coisas: puro fanservice ou uma obra de qualidade, uma vez que estas recebem um grande investimento. Surpreendentemente, Carole & Tuesday é ambas as coisas.

Começando pelas homenagens ao universo musical, que estão presentes desde os primeiros minutos da série. O primeiro episódio, por exemplo, se chama True Colors. Uma clara homenagem a Cyndi Lauper, artista norte-americana que se tornou um ícone na música e na moda, influenciando várias cantoras da atualidade como Christina Aguilera, Lady Gaga, Nicki Minaj e Pink.

Mas as referências vão muito além de títulos, muitos personagens do Anime também são inspirados na vida real, é o caso do Nativo Marte que claramente é a representação do artista russo Vitas, que há alguns anos viralizou no Brasil com a canção Smile na turnê Songs of My Mother.

Esse tipo de dedicatória faz com que a vontade de assistir Carole & Tuesday seja despertada mesmo naqueles que não apreciam ou não estão familiarizados com animações japonesas.

Walk This Way

A enredo do anime gira em torno das duas personagens que dão nome ao mesmo, Carole e Tuesday. Seus eventos, no entanto, não se passam em nossa época ou planeta, mas sim no futuro em Marte, lugar no qual a humanidade começou a migrar e onde a maior parte da cultura e da arte é produzida por Inteligência Artificial.

A partir de então, acompanhamos a vida, contrastante dessas duas garotas. A primeira é Carole, uma órfã que vive na metrópole de Alba City. Apesar de trabalhar meio período no comércio para se sustentar, sonha em se tornar uma musicista, porém ela sente que algo está faltando.

Enquanto a segunda, Tuesday, mora bem longe dali, na cidade de Herschel. Ela nasceu em uma família muito rica, porém da mesma maneira que a Carole, também deseja se tornar uma musicista, porém se sente muito solitária uma vez que todos ao seu redor não a entendem.

Um dia, por sorte do destino, as duas se conhecem ao acaso, encontro que não apenas mudará suas vidas como também a de todo o planeta.

A trama não foge do clichê das histórias de resiliência, no qual mesmo em meio a várias adversidades os protagonistas persistem até alcançar seu sonhado objetivo. O modo como isso acontece, no entanto, não é algo tão previsível, além de conter alguns momentos cômicos, outros comoventes e principalmente apresentar uma forte crítica ao modo industrializado e sem inspiração de criar música apresentado por certos artistas e gêneros musicais da atualidade.

Angela

Esse tipo artista é representado pela dupla de personagens Angela Carpenter e Tao. Angela é uma famosa modelo que quer a todo custo ser também reconhecida como uma grande cantora. Enquanto Tao é um produtor musical que usa avançadas ferramentas de inteligência artificial para criar grandes sucesso campeões de venda. Ele é um profissional tão frio, calculista e sem a menor inspiração que prefere a companhia de IA a seres humanos.

O fato é que com tantos grupos musicais totalmente artificiais, feitos a partir de pesquisas e cujo integrantes são reunidos artificialmente por pura conveniência de produtores, Carole & Tuesday é mais do que bem-vindo, é uma obra necessária e obrigatória a todos aqueles que apreciam música de qualidade.

Every Breath You Take

O elenco de dubladores também conta com nomes tão grandes e contrastantes como as personagens do Anime, com destaque para a jamaicana Nai Br.XX e a japonesa Celeina Ann.

Nai Br.XX dá voz às músicas cantadas pela personagem Carole. Para quem não conhece, a cantora é uma uma força transcendente, conhecida por suas improvisações inspiradas em lendas como Tina Turner e vocais extravagantes inspirados em Mariah Carey. Ela será provavelmente o próximo grande sucesso do mundo da música.

Já Celeina Ann é uma estrela do j-pop em ascensão. A Cantora e compositora já gravou vários singles desde 2015, gravando seu primeiro grande álbum, Departures, no ano passado.

A grande sacada foi o fato das músicas cantadas serem em inglês e não em japonês, como normalmente acontece em Animes. Nada contra o j-pop, muito pelo contrário, mas o fato é que isso chama a atenção para os fãs do pop norte-americano, ainda mais uma vez que ele está disponível na Netflix, um dos serviços de streamings mais populares do mundo, o que torna acessível, a um clique de seus assinantes.

We’ve Only Just Begun

Se você gosta de música pop, seja esta de origem japonesa ou norte-americana, ou é fã de algum dos animes produzidos Shinichirō Watanabe, deve dar uma chance a este anime, mesmo que a princípio ele não pareça tão interessante.

A primeira temporada Carole & Tuesday já está disponível com legendas e dublagem em português no serviço de streaming Netflix.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.