Recentemente foram anunciados os indicados para o The Game Awards, e junto com essa nomeação surgiu uma controvérsia interessante: Si-Fu foi indicado para a categoria de melhor jogo de luta, o que levantou o justo questionamento apresentado no título deste artigo.
Dessa forma, vamos tentar encontrar algo que defina o que seria um jogo de luta, visando chegar a uma conclusão sobre Si-Fu dever ou não estar nessa categoria.
Segundo a definição do livro Level Up de Scott Rogers (livro que por sinal li muito durante a minha graduação), um jogo de luta é uma sub categoria do gênero ação. Isso significa que todo jogo de luta é um jogo de ação, mas o contrário não é verdade.
A definição conforme o que consta no livro é: “Um jogo em que dois ou mais oponentes lutam em um ambiente de ARENA”.
Ou seja: em um jogo de luta temos um ambiente limitado de movimentação e pelo menos 2 oponentes se enfrentando, e esse é o foco do jogo.
Já na outra ponta temos o famoso beat ’em up/hack ‘n slash, e no mesmo livro consta: “esses jogos tem jogadores lutando contra ondas e mais ondas de inimigos com aumento da dificuldade”.
Aqui vemos claramente que Si-Fu se enquadra nas definições de um Beat ‘em up. Entretanto, durante as ondas de Si-Fu o ambiente não se torna uma arena onde há pelo menos dois oponentes se enfrentando? Essa questão pode gerar uma grande confusão, contudo a questão aqui é o foco do jogo. Todo o contexto do jogo de luta é voltado para o combate entre dois oponentes incluindo seu multiplayer, e desde seus primórdios os jogos de luta são multiplayer.
Si-Fu não tem essencialmente em sua estrutura a ideia de oponente versus oponente, mas sim a ideia do “exército de um homem só”, tendo somente uma campanha para um único jogador.
Outra questão é a definição da comunidade e a da indústria, e como indústria talvez devemos – nesse caso – entender “lojas”.
Se você entrar na loja de seu console, filtrar jogos por gênero e escolher luta, verá toda a gama de jogos que contém luta ou algum tipo de combate em sua estrutura. Daí, veremos de Street Fighter a Trek to Yomi na mesma lista, e com sorte talvez até Knockout City. Essa realmente é uma situação complicada.
Em contrapartida, vemos a definição da comunidade, que estabelece uma maior relação com legado. Nela notamos que alguns jogadores não consideram nem Smash Bros como um jogo de luta.
Contudo, considero mais válida a definição dos livros. Além disso, levando em conta que Si-Fu não foi desenhado para um oponente enfrentar outro, mas sim para um jogador enfrentar ondas, defendo que o game não deveria estar nessa lista.
Naturalmente esse texto retrata uma opinião. Você concorda comigo? Aguardo seu comentário!
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