MeiaLuaCast #034 – A Morte e Suas Personificações

meialuacast_034_a_morte_na_cultura_pop
 
Neste podcast: André BacchiRodolfo Cunha e Caio Nobre recebem Renato Sevegnani e Guilherme Vertamatti para conversar sobre a Morte e suas personificações na Cultura Pop. Conheça as diversas formas que essa entidade já assumiu e saiba que a culpa de tudo isso é de um Camaleão lerdo!

Ouça em nosso player:
[powerpress]

Assine nosso Feed no iTunes:

Logo MeiaLuaCast

Links comentados no podcast
GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK
INTERGAMES LONDRINA
Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br
Fabrica Nerd
Zell Games Store
E.V.A Toys
Nerdsky

13 thoughts on “MeiaLuaCast #034 – A Morte e Suas Personificações

  • 15/07/2014 em 23:04
    Permalink

    Olá, parceiros do MeiaLuaCast! Estou de volta na área!
    Caramba! Que cast sensacional! Gostei muito do tema, até porque, de uma certa forma, desde sempre tive uma proximidade com a morte. Calma, nada trágico, mas é que eu nasci em finados. Bem, o assunto é interessante e foi muito bem explorado por vocês com muitas referências legais. Então, vou tentar não me alongar muito no comentário…vou tentar.
    Sobre os Cavaleiros do Apocalipse na série Supernatural, que o André comentou, é interessante lembrar que ao invés de cavalos, eles usavam carros, mas mantiveram as cores dos cavalos, segundo a Bíblia. A morte, o último cavaleiro, tem um cavalo baio (uma apologia à cor dos corpos em decomposição), mas segundo algumas versões seria uma égua em decomposição. O cavaleiro carrega um tridente ou um alfanje.
    Uma concepção interessante da morte é a de American Horror Story Asylum (http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s–Ol8yVM-Y–/186ub42h7b3b5jpg.jpg). Na série, a morte é algo como um anjo, uma senhora de preto, serena e muito sábia e que aparece como um alento para o sofrimento humano. É interessante também que a pessoa só morre quando quer e aceita o seu fim, dando um beijo na senhora.
    Sobre o filme “O Sétimo Selo”, é muito bom e se tornou uma referência sobre a morte por dois motivos. Primeiro, esteticamente. Tem uma cena clássica do personagem principal jogando xadrez com a morte em uma praia (http://www.ufla.br/ascom/wp-content/uploads/2011/08/setimo_selo.jpg). Nesse caso a morte é um personagem masculino e muito sábio. Em segundo lugar, pelas ideias. Durante todo o filme (que se passa durante a Idade Média e tem como pano de fundo a Peste Negra) existem muitas discussões sobre a morte como o fim de um ciclo e do desejo humano de viver. Os diálogos entre o cavaleiro que tenta vencer a morte e a própria morte são muito bons. Recomendo muito o filme.
    Desculpem pelo comentário gigante (acho que vou começar a pedir desculpas já no início rsrs), mas não poderia ser diferente. Parabéns pelo ótimo trabalho. Forte abraço!

    • 17/07/2014 em 16:44
      Permalink

      Que bom que curtiu o tema Giovani! rs Verdade, vc nasceu em finados 🙂
      Curti o complemento q fez sobre os cavaleiros do apocalipse. E não conhecia a morte do American Horror Story Asylum, bem interessante a premissa hein?
      Abração e é bom tê-lo de volta rs

  • 15/07/2014 em 23:16
    Permalink

    Boa noite galera, pow desculpa ai, nem me dei conta usando celular e comentar aqui!
    Mas estou começando a ouvir as podcast agora, e gostei, vou acompanhar sempre…sobre o tema…gostei muito de ter lembrado da morte da serie sobrenatural…um comentário que ficou faltando dele ser tão foda, é ele falar “Que ele mesmo vai ceifar Deus” que Deus vai morrer, e ele mesmo vai mata-lo o.0 …
    Mas sobre o anime, YuYu Hakusho sem dúvida é o melhor anime que existe..ate mesmo cavaleiros ou DBZ nao ganha dele..creio que por causa da história, e o legal é a participação do zangief, chun-li, Ryu no anime!!…
    Abrss!!

    • 17/07/2014 em 16:46
      Permalink

      Moises! Que legal que começou a nos ouvir e mais legal ainda que irá nos acompanahr rs Nossa bem lembrado isso que falou da Morte do SPN, é mesmo sensacional.
      kkkkk já vi que vai votar no YuYu Hakusho ao invés de Toy Story haahah
      Abração!

  • 15/07/2014 em 23:16
    Permalink

    Ah! Voltei pra lembrar de uma “definição” de morte que eu gosto muito. É do livro O Auto da Compadecida, do Ariano Suassuna e é dita pelo personagem Chicó:
    “Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.”

    • 17/07/2014 em 18:16
      Permalink

      Essa parte é foooooda, da até um arrepio

  • 17/07/2014 em 16:12
    Permalink

    Ficando na linha da Morte nos desenhos animados, ainda temos a morte do Hora de Aventura.
    http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20130817002751/tudosobrehoradeaventura/pt-br/images/a/ad/Morte.png
    Que é bem mais ou menos. A parte interessante é que tem o Mordomo Menta, que era pra ser só um mordomo bosta, mas misteriosamente ele é amigo da(o) Morte e abre portais pro mundo dos mortos. Uatafoqui?
    E uma que eu acho realmente foda é a Morte de Historietas Assombradas para crianças mal criadas (que é brasileiro e passa na cartoon).
    http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20140406221602/historietasassombradas/pt-br/images/5/5b/Ficha_tecnica_Morte.jpg
    O massa é que essa Morte é disléxica ela fala, “Minha alma é sua!” e a Vó(que é uma velha escrota do desenho) da a entender que é a irmã mais velha da Morte. O.o
    Muito legal o cast.

    • 17/07/2014 em 16:43
      Permalink

      Excelente lembrança!

  • 17/07/2014 em 18:19
    Permalink

    Em Game of Thrones a morte é o Estranho, um dos sete deuses

  • 24/07/2014 em 01:53
    Permalink

    Excelente podcast e uma escolha interessante 🙂 Gostei muito das referências e da maneira como foi abordada. Uma referência da morte são anjos e demônios Cenobitas da franquia Hellraiser que levam os “interessados” para um morte bem “prazerosa” na psique humana.
    E outro conceito de morte é o tempo que leva o material e esquece a história, nada fica apenas o pó e quando não houver ninguém para contar os contos tudo vai ser esquecido.
    Gostaria de agregar mais porém o tempo não deixa kkkk
    Abraços e tudo de bom 🙂

    • 24/07/2014 em 15:53
      Permalink

      Mto legal o conceito do Hellraiser! E realmente o tempo pode ser considerado um conceito de morte rs
      Valeu Rafael!

  • 24/07/2014 em 20:27
    Permalink

    Puts sensasional o Pod Cast Meia Lua Pra Frente Soco…o tema me prendeu até o fim falando de jogos e seriados que mais gosto Darksiders e supernatural, Cast muito bem editado e participantes irreverentes, inserções de musicas durante o cast me faz relaxar, valew por entrar na minha plasylist de CAST. continuem e tenho agora mais 33 Cast do Meia Lua para ouvir.
    Quando o assunto for Filmes sempre posso dar dicas pois sobre filmes e até mesmo seriados assisto como nenhuma outra pessoa assisti…para ter uma ideia e não me bajulando sobre os numero, 1 Filme por dia e 3 a 4 episodios de algum seriado.
    Seriados que estou assistindo no momento.
    SUPERNATUAL,THE VIKINGS,GAME OF THRONES,AGENTS OF SHIELDS,THE VAMPIRE DIARIES,THE ORIGINALS, THE LEFTOVERS,UNDER THE DOME.
    Filmes que eu ja vi, sinceramente eu ja perdi a conta mais é dificil falar pois esse ano eu ja assisti cerca de 150.
    Espero não ter falado muito, devo realmente resaltar o tema do CAST e parabenizar aos participantes pelo tema e o carisma.
    Abraço do Gabriel Buba

Fechado para comentários.