Neste podcast: André Bacchi e Gleyson Stabile recebem a escritora Liége Báccaro Toledo para um bate-papo sobre o ofício de Escritor Independente. Quais são os desafios e as vantagens em ser um Escritor Independente no Brasil? Aproveite para conhecer a trilogia “O Enigma da Lua” e um pouco mais sobre a recente antologia Excalibur, da editora Draco. Fechando o podcast com chave de ouro, 11 depoimentos de outros escritores complementam o assunto, fornecendo diferentes perspectivas sobre este mesmo tema. Já está na hora de conhecermos a força e diminuir o preconceito da literatura nacional. Tudo isso no décimo sétimo (e não décimo sexto!) episódio do Meia-Lua pra Frente e Soco!
Ouça em nosso player:
[powerpress]
Índice
0:00:00 – Apresentação
0:02:00 – Tema Principal – O início da vida de escritora e do Enigma da Lua
0:11:16 – A história de Thomas Chasen
0:13:50 – Mostrando o trabalho
0:23:35 – O contato com as editoras
0:30:04 – Lidando com as críticas
0:35:19 – Excalibur e as antologias como forma de entrar no mundo da literatura
0:39:10 – A internet como instrumento de divulgação do seu trabalho (ignore os Trolls!)
0:44:24 – O segundo livro da trilogia “O Enigma da Lua”. O que vem por aí?
0:49:36 – Vantagens em ser um Escritor Independente
0:52:50 – Depoimentos de outros escritores (Gisele Bizarra, Ana Paula Scolari, Karen Alvares, Rodrigo Domit, Ana Lúcia Merege, Hugo Saraiva, Giovani Arieira, Marco Febrini, André Soares Silva, Jacó Galtran e Leandro Samora)
André Bacchi, Liége Báccaro e Gleyson Stabile – Antes de gravar este podcast, nada melhor do que confraternizar em um pub medieval!
Arte do Marx!
Assuntos comentados no podcast
Relacionados à Liége Báccaro
Blog do Enigma da Lua
O Enigma da Lua no CLUBE DE AUTORES e no AMAZON
Antologia Excalibur
Site da Angela Takagui, ilustradora de O Enigma da Lua
Relacionados aos demais escritores
Gisele Bizarra
Ana Paula Scolari
Karen Alvares
Rodrigo Domit
Ana Lúcia Merege
Hugo Saraiva
Giovani Arieira
Marco Febrini
André Soares Silva
Jacó Galtran
Leandro Samora
Conheça nosso projeto de audiocontos chamado “Contos Sonoros”. Se você é escritor e quer participar, deixe um comentário ou envie um e-mail para contato@meialuaprafrentesoco.com.br
E se você gosta do tema, ouça o bate-papo exclusivo com o escritor Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse e da trilogia Filhos do Éden, clicando na imagem abaixo:
Pessoal, adorei o podcast e já divulguei bastante. Adorei saber mais da trajetória da Liége. Gosto do trabalho dela e principalmente da sinceridade com que ela aborda esses assuntos. 🙂 Foi muito divertido ouvir o podcast de vocês.
Oi Melissa! Obrigado por ter ouvido e divulgado! Tentei contactá-la via twitter para convidar você também, mas nao sei se você chegou a ver a mensagem. Muito obrigado!
mto legal esse podcast “entrevista”.
só a edição final q ficou um pouco ruim, as musicas por cima das vozes!
a bagunça de costume é sempre engraçada
abração
Oi Rodolfo! Que bom que gostou do formato “entrevista”, achamos que seria melhor perguntar mais e falar menos, já que entendemos pouco do assunto e quem poderia acrescentar mais era a Liége mesmo… Sobre as musicas costumo aumentar o volume apenas quando vou virar pra outra parte do tema, ou em alguma parte para zoeira já que que a Liége me contou em off que a trilha sonora do “Thomas Chasen” era my Immortal, mas vou ficar de olho já que não quero que isso atrapalhe a compreensão do podcast, valeu pelo feedback! E a zoeira de costume never ends… rs
SENSACIONAL! Sem palavras! SENSACIONAL!
Muito agradecido Jacó, tanto pelo comentário quanto pela participação nos depoimentos…
Muito bom o podcast, legal deixar o final para depoimentos, deu para conhecer vários pontos de vista e experiências. Já li alguns dos autores citados, vou procurar coisas dos outros.
Oi Daniel! Obrigado! Que bom que a idéia funcionou, foi realmente isso que queríamos com os depoimentos, proporcionar várias perspectivas sobre o tema! 🙂
Show de bola a história da Liége de como ela adentrou no mundo da leitura. E eu também criava personagens para introduzir nas histórias dos filmes que eu gostava XD
E aaaahhh o RPG. O RPG é muito inspirador ^_^
Quanto às editoras… Realmente, há editoras e editoras. Não fui muito feliz na primeira publicação do meu material. Pessoal que quer entrar nesse mundo dos livros tem que ficar esperto mesmo.
Adorei as participações dos autores convidados. E nem tô falando por que estou incluída aí não XD De verdade, foi super legal poder ouvir os pensamentos do pessoal quanto a essa vida de escritor independente ^_^ Enquanto eu ouvia, pensava em várias coisas que eu ainda posso fazer para minhas obras.
Simplesmente show de bola!
Gente, que emoção, obrigada por terem ouvido o podcast!! Eu achei muito engraçado me ouvir falando assim. A hora em que eu falei que eu fui “estabelecendo contatos” ficou uma comédia, parece que estou falando de um negócio, mas juro que não falei com essa intenção XD. Fui é “estabelecendo” amizades, isso sim!
Desculpem pela risada esganiçada, e pela voz esquisita! Mas eu gostei muito de gravar o podcast!
Mas é um negócio também Liége, não vejo isso como algo negativo. Muitos contatos acabam se tornando amizades. É assim mesmo quando temos um hobby empreendedor rs. Obrigado pela participação e não se preocupe com a voz. A nossa voz quem mais estranha somos nós mesmos.
Hahahaha, Thomas Chasen, o cavaleiro sem camisa! Eu estava curiosa para saber quem era, depois de ouvir a história eu lembrei que a Liége já havia comentado conosco sobre esse personagem, ri muito XD
Parabéns aos podcasters e a Liége por elucidar pontos importantes sobre este nobre oficio que é ser escritor! É muito inspirador não somente para escritores iniciantes, mas para todos aqueles oficios que se encontram no status “independente” ou “freelancer”. Ser perseverante e autêntico é a chave para sobreviver neste meio!
Ah! E muito obrigada por citar meu trabalho =)
Obrigado Ângela! Que bom que gostou. Citar você era obrigatório, não dá pra imaginar o Enigma da Lua sem enxergar a sua arte. Parabéns!
Adorei o podcast! Foi super divertido ouvir a zoeira de vocês e muito legal ouvir a trajetória da Liége. Ela deu várias dicas importantes para quem está começando. Escritor iniciante tem sim que ficar esperto; a emoção de ser publicado não pode se tornar um problema e colocar a pessoa em dívidas, e tem muitas outras oportunidades por aí.
Obrigada pelo espaço nos depoimentos! Foi muito legal e eu gostei bastante de ouvir as outras visões dos demais autores. 😉
E o Game Over do Mario no final? Adorei! hahahahahaha
Ahahah Oi Karen! Em nosso podcast a zoeira é marca registrada rs. Nós que agradecemos a sua participação nos depoimentos, enriquecendo ainda mais o episódio. Assim como a nossa abertura sempre tem a vinheta do Mario, no encerramento dos podcasts sempre colocamos o game over ahahahah
HEY, Ryu´s here…
Repito aqui o comentário que fiz na publicação deste podcast na Skynerd:
(sim ctrl+c e Ctrl+V)
OPA MAN, esse será meu futuro, portanto baixarei e ouvirei este podcast com certesa… Estou indo de mala e cuía numa tentativa Dead or alive de ilhabela-sp [uma merda de cidade para se viver] rumo a curitiba-pr com o intuito de morar sozinho e, com certa privacidade que em casa não tenho, poder me dedicar mais ao habito da escrita…
kkk fala Ryu! vi lá seu comentário, então aí vai meu Ctrl+C e Ctrl+V da resposta rs
Que legal! Cara mas Ilhabela é um lugar lindo rs Mas por experiência própria afirmo que é bom sair de casa, traz um amadurecimento e independência muito importantes, mesmo com todas as dificuldades. Boa sorte nessa jornada!
Lol… Febrini nos agradecimentos surpreendeu com o projeto “silmarillon” dele kkk, a história 9 dragões é muito da hora, essa então vai ser o ápice !!! Boa sorte a todos, bom trabalho tbm !!!
Saudações a todos! Galera, gostei muito do site de v6. O podcast foi massa! Conheci o site pela Skynerd e comecei a ouvir os episódios “O que é Ser Nerd”, devo dizer que concordo plenamente com seus argumentos; e o episódio sobre Guerra dos Tronos e quase virei do avesso com os spoilers que ouvir visto que não terminei de ler o segundo livro ainda. O episódio de Literatura independente, como já falei, foi IRADEX! Podem ter certeza, ganharam mais um ouvinte Fiel.
Sucesso!
Olá Sr. Givigi! Muito obrigado pelo comentário! Pedimos desculpas pelos Spoilers do episódio #009 rs acabamos falando normalmente até o fim da terceira temporada da HBO e consideramos spoilers apenas o que viria em seguida, mas colocamos um aviso! rs É uma alegria muito grande pra nós quando uma nova pessoa se torna ouvinte. Espero que possamos continuar agradando! Grande abraço!
Adorei o podcast, o depoimento de Liége Báccaro muito rico, com dicas maravilhosas, sei que fui convidada a falar alguma coisa e perdi o prazo, acho, porque fiquei sem internet mais de dez dias, mas tudo foi tão bem dito que não teria o que acrescentar. Gostei do depoimento do Rodrigo Domit, sobre aprender e exercitar e tomei nota das dicas também. Excelente trabalho.
Excelente trabalho, gostei muito do depoimento da Liége Baccaro, rico em detalhes e muito atual, do Rodrigo Domit sobre a esforço e exercício que a arte de escrever demanda e peço desculpas por não poder participar como solicitado, alguma falha de comunicação ou internet. Mais do que me inscrever, vou esperar ansiosa do próximo.
Obrigado pelo comentário Claudia! Pena que não foi possível participar, mas sinta-se convidada a participar dos Contos Sonoros, narrando algum conto seu! Grande abraço e parabéns pela recente publicação…
Fala galera!! Muito legal o podcast. Ótima a conversa com a Liége Baccaro, uma conversa muito descontraída. Muito interessante acompanhar a trajetória da Liége. Também excelente a charge do Wellington Marx hein…estou rindo até agora hahahahah. Muito obrigado pelo convite e pela oportunidade de participar, apesar de eu ter falado “vim falar da minha experiência como LEITOR independente” (????) hahahahahaha Abraço!!
Valeu Giovani!! Que bom que gostou, e a charge foi a cereja do bolo rsrs Nós que agradecemos sua participação. Hahah eu vi que você falou leitor, mas por definição todo escritor também acaba lendo muito né? Então tá tudo certo ahahah Abração!
Muito bacana. Gosto quando o tema varia um pouco pra algo que é bom mas não muito conhecido. Fazer conhecer e aprender novas coisas devia ser a função de todo podcast. Vocês estão de parabéns.
PS: Estive pensando. Quando tiverem vontade de fazer um cast mais mainstream, que tal falarem sobre a Triloia Mass Effect?! Já vi vários podcasts sobre, mas todos foram feitos na época do lançamento e, por isso, ficaram incompletos com o lançamento do Extended Cut e das últimas DLCs. Acho que seria um bom tema pra dar uma alavancada e chamar muitos ouvintes. Se precisarem de ajuda, é só entrar em contado. Enfim, é só uma opinião.
Continuem com o bom trabalho.
Abraços
Fala FeroZ! Que bom que curtiu a variação do tema, obrigado. As vezes temos receio em falar de algo mais específico e diferente, mas concordo muito com você que o podcast deve ser também informativo. A idéia do Mass Effect é sensacional. Porém, de nós 3 apenas o Diogo jogou realmente, então eu e o Gleyson precisamos correr um pouco atrás do prejuízo, já que nós chegamos meio tarde nos consoles dessa geração (eu tive um wii por muito tempo). Mas como essa é uma franquia obrigatória pra se conhecer, acredito que em um futuro não muito distante tenhamos condições de fazer isso sim. Muito obrigado pela sugestão e pelo comentário, como sempre enriquecedor.
Abraços!
hehe. Tá certo. Eu só sugeri porque ME foi a série que me fez valorizar os jogos. Antes eu jogava pirata mesmo. Mas a partir dali eu vi o quanto as pessoas podem se dedicar a trazer um produto de qualidade pro público.
Enfim, se algum dia resolverem fazer, e precisarem de ajuda de alguém fanático pela série, estamos aí.
Abraços.
Opa com certeza! Abração!!