Eletronic Arts demite 350 funcionários

A publisher de jogos Eletronic Arts demitiu cerca de 350 funcionários em diversas departamentos da empresa – como marketing e distribuição -, marcando a terceira onda de demissões ocorrida nos últimos meses na indústria de videogames.

Segundo o site Kotaku, o CEO da EA, Andrew Wilson – através de um comunicado via e-mail -, informou os funcionários que o objetivo é de simplificar a tomada de decisões nos departamentos de marketing e publicação para progredir com a consolidação que se iniciou no ano anterior, a fim de melhorar o suporte ao cliente, além de modificar algumas operações e estratégias internacionais, incluindo diminuir a presença da empresa na Rússia e no Japão. O comunicado ainda diz que:

“Nós temos a visão de ser a Maior Companhia de Jogos do mundo. Se estamos sendo honestos com nós mesmos, sabemos que ainda não estamos lá. Temos trabalho a fazer com nossos jogos, nosso relacionamento com os jogadores e com nossa empresa.”

O comunicado segue dizendo que há setores da empresa que já estão trabalhando para melhorar os serviços, os jogos e o relacionamento da EA com as comunidades de jogadores.

Quando a Kotaku pediu para a EA comentar a respeito do assunto, ela mandou uma declaração que reafirma que as demissões fazem parte da reestruturação da empresa nas áreas de marketing, publishing e equipes de operação, e da diminuição da operação da empresa na Rússia e no Japão. O comunicado ainda diz que essa decisão foi uma decisão difícil, porém que medidas estão sendo tomadas para que funcionários possam ser relocados para outras funções dentro da empresa ao invés de serem demitidos, e que aqueles que não puderem ser realocados receberão uma compensação para que possam transitar para uma nova oportunidade com mais tranquilidade.

Segundo o testemunho de um dos funcionários afetados, a demissão em massa era algo que já era esperado fazia algum tempo, visto que a EA já havia paralisado novas contratações e viagens de negócios fazia alguns meses, e os funcionários que trabalham nos departamentos de marketing e publishing já esperavam uma reorganização desde outubro do ano passado.

A EA teve alguns anos um tanto difíceis depois de uma série de medidas que deixaram os jogadores de seus títulos descontentes e por conta de jogos que não foram da qualidade que é esperada da empresa, então não é surpresa que ela tenha que tomar tal medida para se reestruturar para recuperar o que foi perdido. Essa é a terceira demissão em massa que acontece na indústria de videogames nesse ano, a primeira acontecendo na Activision Blizzard – que foi uma questão de muita polêmica –, e a segunda na ArenaNet, mostrando que 2019 não está sendo gentil para a indústria. Nesse ponto, talvez seja hora de começarmos a nos preocupar com o modo como a indústria de games é estruturada, visto que apesar dela se mostrar um mercado cada vez maior e lucrativo, não parece ser o suficiente para que as empresas se sustentem. Se esse for o caso, é possível que veremos mais demissões em massa ou mais sinais de dificuldades financeiras nas empresas ainda nesse ano.

Fonte: Kotaku

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.