Costelas e Hidromel #034 – O Velho Oeste da África

Neste programa:

Nossa busca por mitologias não estaria completa sem darmos uma volta pela África, o continente que é tratado como um país.

Por ser tão grande, não daríamos conta de percorrer todo o território e resolvemos focar nossos esforços indo do Atlântico ao centro, para entendermos mais das mitologias do OESTE DA ÁFRICA.

Mesmo nos atendo à essa região, encontramos inúmeras lendas, curtas e diretas, falando de como o mundo foi formado e de onde vieram pessoas e animais.

A simplicidade dos mitos estava nos deixando mais e mais curiosos e teríamos nos frustrado se não encontrássemos uma sábia e prolixa aranha.

Nos acompanhem por essa jornada ao lado do deus que é herói e trapaceiro, sábio e tolo, gentil e cruel, que nos contou muito, afinal… ele é o senhor das histórias.

Participantes: Guilherme Vertamatti e Renato Sevegnani
Citações:
– Aido-Hwedo
– Mawu
– Olodumare
– Obatala
– Ananse / Anansi
– Nyan-Konpo
– Onini, a Pyton / Osebo, o Leopardo / Mmoatia, a Fada / Mmoboro, a Vespa
– Kweku Tsin
Livro “Cobaias de Lazaro”: https://www.facebook.com/cobaias.de.lazaro
Ouça em nosso player:
[powerpress]
feed1 feed2 feed3
 
 
 
Já acabou? Ouça outros podcasts!
[powerpress_playlist]

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIF

 
 
GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK
 
GRUPO DAS LIVE STREAMS DO MEIA-LUA
 
Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br
Twitter: @meialuafsoco
 
Parceiros:
Fabrica Nerd (cupom de desconto: meialuaprafrentesoco)
 
Zell Games Store (cupom de desconto: meialuasoco)
 
E.V.A Toys
Old School Pixel Art
Papercraft Arts
Kellstore
Nerdsy

15 thoughts on “Costelas e Hidromel #034 – O Velho Oeste da África

  • 18/05/2015 em 17:06
    Permalink

    O nome da fruta é CABAÇA, utilizada para fazer os berimbaus e outros instrumentos musicais.
    Muito bom todos os cast’s, do mês passado para este eu zerei as postagens da Meia Lua todo 🙂

    • 18/05/2015 em 23:01
      Permalink

      Boa! Fui olhar depois e descobri que “igaçaba” é um tipo de vaso feito de barro, não uma fruta, hahah.
      Tinha uma dessas em casa que meu pai trouxe da Amazônia, era toda trabalhada e tals, bem insana!

      • 19/05/2015 em 03:12
        Permalink

        Muito bom, e o legal é a semelhança dos nomes para nós e pelo dito na Bahia realmente se usa cabaças para armazenar o Dendê e leite de coco, pois apesar de muito leve ela consegue armazenar liquido com pouco tratamento.

  • 18/05/2015 em 23:02
    Permalink

    Já falei no cast, vou repetir aqui:
    USEM E ABUSEM da facilidade que tem de contactar a gente! Seja para tirar dúvidas, seja de mitologia ou de outras coisas! Se bem que de outras coisas deve acabar indo para 18+ como em tudo que a gente se solta no ML, hauahauhauh

  • 20/05/2015 em 20:16
    Permalink

    “Esin kí” – Saudações Mitólogicas em Iorubá, dialeto nigéro congoles Africano
    Venho abusando muito do podcast Verta kkkk Só não abuso mais por falta de tempo kkkk Mais uma vez fiquei impressionado com o tema e o título é melhor ainda “O velho oeste da Africa”, muito bom mesmo em.
    É impressionante como a mitologia e a religião Africana é rica e faz referência a tantas outras que nós conhecemos, mas especificamente a Africana têm seu lado único por ser um dos berços da humanidade pois não podemos esquecer que muito antes da Europa começar a “brincar” de civilização existia impérios inteiros em diversas regiões africanas que eram edificados sobre o ouro e conhecimentos de cunho religioso, muito antes de vikings cruzarem os ocenos a indicios de embarcações africanas dando uns “rolezinhos” pelo globo dessa forma não podemos deixar de pensar que todos tenha vindo da Africana ou “chupinhado” dela.
    O que me deixa triste por outro lado é “demonização” que a mesma religião/mitologia sofre quando se trata aqui do Brasil pois muitas religiões se auto intitulam africanas mas na realidade têm origem brasileira e referências africanas apenas, devido a isso existe um “conflito” religioso entre essas mesmas religiões que se auto intitulam africanas e religiões monoteístas(cujo os nomes não vou citar), aonde uma é tida de “ruim” e maligna quando na verdade na minha opinião as que se intitulam africanas são na realidade uma nova religião com sua própria mitologia que não têm nada haver com a Africa em si, pois dogmas e panteão são totalmente diferentes.
    Acredito que me estendi abraço e Abuse e use kkkk

    • 01/06/2015 em 00:04
      Permalink

      Cara, a gente achou que você e seu bot tinham morrido! ahuhauahauha Não tivemos comentários seus no últmo cast.
      Essa questão da África ser antiga, é mesmo uma realidade. Todo mundo fala que o berço da civilização é a Europa e tals, mas o continente Africando já era habitado a muito mais tempo, com uma civilização culturalmente rica e desenvolvida, mesmo que tribal.
      Ainda mais que o primeiro “humano” foi encontrado lá, não é?
      Felizmente as mitologias, por mais que tenham bebido em algum ponto da Africana, são baseadas na visão de mundo de cada local, o que dá uma riqueza inacreditável às histórias e lendas!
      Abrssss

  • 29/05/2015 em 02:09
    Permalink

    Caras, que episódio bom, parabéns!
    Recomendei este episódio, e o Costelas e Hidromel, para tantas pessoas quanto pude esta semana.
    Só uma coisa atrapalhou, como vocês sempre fazem trocadalhos nos títulos foi um tanto confuso explicar a qual mitologia alguns episódios se referiam.
    Desses mitos que vocês contaram não conhecia nenhum, mas soube de um livro de Neil Gaiman que se chama Os Filhos de Anansi, e já providenciei meu exemplar.
    E olhem que legal este mapa mundi da mitologia, já conheciam? Fiquei impressionado, é possível dar várias voltas ao mundo através da mitologia, vocês podem usá-lo para traçar um roteiro, e nós vamos acompanhando as notícias das suas andanças. 🙂
    http://folklusitania.heavenforum.org/t2067-mapa-do-mundo-mitologia
    P.S. Na leitura de e-mails acho que vocês trocaram Átila, o Huno por Gengis Khan

    • 31/05/2015 em 23:57
      Permalink

      Poxa, Ivan, valeu mesmo por ter recomendado o cast, isso dá muita força para o nosso trabalho!
      Além de ter sido você quem sugeriu pela primeira vez esse tema, que se mostrou muito interessante!
      Quanto aos nomes, os últimos que tem saído, tem tido nomes bem óbvios até, pelo menos para nós. Entretanto, gostaríamos de saber o seu ponto de vista. Que nomes você daria para os últimos 3 casts?
      Grande abraço!

      • 01/06/2015 em 14:54
        Permalink

        Salve, salve, Vertamatti!
        Reconheço que nos últimos episódios os títulos melhoraram, e também o meu exagero em dizer que vocês sempre fazem trocadilhos, o correto seria dizer “faziam” e foi isso mesmo que causou alguma confusão enquanto eu recomendava episódios mais antigos como o de mitologia brasileira, asteca, das tribos da América do Norte, da Irlanda e a de Zelda, por exemplo, entre outros, mas aos últimos 4 títulos não tenho nada melhor a sugerir, ao de Beowulf inclusive.
        No entanto quero que você saiba que não falo pelo trocadilho em si, as piadas nos títulos até são boas, mas como, felizmente, vocês abordam mitologias não tão massivamente conhecidas a piada fica completamente solta para quem não a conhece, admito que na do Senhores do Migué e Corvo e Coiote só consegui saber do que se tratava, para recomendar, depois de entrar no post, enquanto isso a pessoa a quem eu recomendava me olhava com aquela cara de: “você nem sabe o que está recomendando.”
        Mas com relação a Gengis Khan você confundiu, sim. 😉
        Quem atacou a Europa junto com os Hunos forçando os povos germânicos para dentro de Roma foi Átila, Gengis Khan liderou os mongóis 800 anos depois pressionando as fronteiras do império bizantino.
        Por um acaso memorizei essas informações quando procurava saber mais sobre a Saga do Anel dos Nibelungos, em algumas referências Atila é citado como segundo marido de Cremilda, a viúva de Siegfried.

        • 07/06/2015 em 12:35
          Permalink

          Opa, e ae meu caro Ivan!
          Entendi plenamente o seu ponto e a sua crítica. Nós mesmos fomos percebendo essa questão dos nomes e fomos avacalhando menos, pois seria algo como uma piada com tudo que é falado no cast, mas acaba perdendo o sentido, uma vez que nós damos o nome depois de ter gravado, mas vocês leem ele ANTES de escutar.
          Então estamos tentando sair do óbvio “Mitologia: blablabla”, mas sem também deixar pouco claro sobre o que se trata.
          Falo isso, pois eu mesmo tive um pouco de problema quando fui apresentar o cast de R.E. para alguns amigos que não curtem mitologia, mas adoram o game.
          Seguindo para a segunda parte. Realmente, história não é muito meu forte, mas essa questão do Átila ser citado como segundo marido da Cremilda me atiçou a curiosidade. Vou dar uma lida melhor sobre isso.
          Muito obrigado pela correção! Esse tipo de coisa só enriquece o cast e ajuda a “aparar as arestas”.
          Grande abraço e valeu por todo apoio e críticas cuidadosas que sempre nos trás, isso só nos ajuda a crescer!

          • 07/06/2015 em 16:06
            Permalink

            A intenção é essa 🙂 criticar pra ajudar.
            Olha, aqui tem dois filmes da saga dos Nibelungos, feitos em 1924 por Fritz Lang, a primeira parte é sobre Siegfried e a segunda é sobre Cremilda em busca de vingança pela morte dele, e o casamento com Átila para atingir este objetivo, os filmes são famosos, talvez você já tenha ouvido falar deles, nesses links os intertítulos estão em espanhol, mas você deve conseguir baixar legendas em português ou inglês se preferir.
            Os Nibelungos – A Morte de Siegfried
            https://youtu.be/m_ZbphDFhjs
            Os Nibelungos – A Vingança de Cremilde
            https://youtu.be/BIzJ_zyh3ec

          • 10/06/2015 em 00:59
            Permalink

            Hehe valeu!!
            Insano, vou dar uma conferida no final de semana! Tá de parabéns por desenterrar esses filmes, hauhauah

  • 02/06/2015 em 13:32
    Permalink

    Pessoal, lembrei de uma referência muito interessante, como vocês falaram de mitologia yorubá, há uma série fotográfica muito bacana que retrata diversos orixás que fazem parte dela, vale conferir.
    Neste link tem alguma explicações básicas sobre cada um e seus nomes em português http://falacultura.com/mitologia-dos-orixas-em-fotografias/
    e este outro é do site origina, mas os nomes estão em inglês http://www.noire3000studios.com/album/yorubaafricanorishas?p=1
    Outra coisa que lembrei é que há uma série de livros brasileiros que aborda essa mitologia, ela é chamada Deuses de Dois Mundos, aqui tem o book trailer http://www.deusesdedoismundos.com.br/

    • 07/06/2015 em 12:38
      Permalink

      Opa!
      Muito legal isso!
      Vou ler esse no ar para avisar as pessoas de que tem material muito bacana por ae!
      Gostei muito dos sites e fiquei curioso em relação ao livro!
      Valeu, meu caro!

  • 05/08/2015 em 00:44
    Permalink

    Sou um novo ouvinte desse cast que já me tirou muitas horas do meu dia, mas horas essas muito bem gastas, gostaria de cumprimentar pelo ótimo trabalho e o insentivo a busca pelo conhecimento, atráves do uso da mitologia. Continue o ótimo trabalho e conte comigo para divulgar seu trabalho.

Fechado para comentários.