Costelas e Hidromel #026 – Corvo e Coiote

Neste Episódio:

De volta ao nosso continente, decidimos explorar as tribos do norte. Teríamos ficado imensamente perdidos caso não fossemos guiados pelo Corvo e o Coiote, que nos mostraram as culturas mais variadas e como é possível se criar o mundo de dezenas de formas diferentes.

Ficamos sabendo como a cana pode ser significativa para os homens desde os mais remotos primórdios e que, de um modo ou de outro, permitiu que vencêssemos o inverno, roubando os seres de fogo.

Infelizmente a viagem foi mais rápida do que esperávamos, já que o coiote tinha muita pressa e o corvo logo se entediou de cantar para nós.

 

Participantes: Guilherme Vertamatti, Rodolfo Cunha e Renato Sevegnani

Citações:

  • Criação de acordo com os Navajos

  • Primeiro homem e primeira mulher

  • Coiote

  • Corvo

  • Deus negro

  • Quatro mundos

  • Tribos Navajo, Cahto, Tahltan e Haida

Ouça em nosso player:

[powerpress]

feed1feed2feed3

 
 

 

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIFJá acabou? Ouça outros podcasts!
[powerpress_playlist]
Links

e-mail: costelasehidromel@meialuaprafrentesoco.com.br
site: www.costelasehidromel.com.br

Twitter:
Costelas e Hidromel: @CeHCast
Vertamatti: @GVertamatti
Sevegnani: @setsunaryu
Meia Lua: @meialuafsoco
 
FaceBook:
Costelas e Hidromel

Meia Lua

7 thoughts on “Costelas e Hidromel #026 – Corvo e Coiote

  • 29/01/2015 em 14:43
    Permalink

    Yoooo Costeletas, muito foda o cast, não conhecia muito sobre as mitologias da America do Norte, e foi um prazer ser apresentado a esses dois novos deuses que mal conheço e já considero pacas, já estão no meu top 10 de deuses fodões.
    Eu ouvi a pouco tempo o de Ragnarok tbm e ouvir sobre toda aquela destruição, me fez lembrar sobre um poste do site minilua, que fala sobre criaturas míticas da destruição, e eu acho que ficaria legal um cast sobre isso, já que vocês fizeram um sobre os criadores, pq não um sobre os destruidores.
    Já que eu estou comentado não vou perder a chance de concorrer a esse livrinho maroto
    Mitologia preferida: Grega, Motivo: Foi a primeira que conheci e a que mais estudei sobre ela, e tbm adoro todos os contos de heróis e heroínas, a forma de como o mundo foi criado e de como ele cairá
    Sem mais, um abraço prôcês e Coiote > Hermes

  • 30/01/2015 em 11:56
    Permalink

    Boas pessoal Verta, Renato e Rodolfo mas uma vez eu fiquei impressionado com o tema mitologia norte americana, quem diria nunca pensei que os nativos norte americanos possuem uma cultura tão rica e que sua quantidade fosse tão grande, pô mais 50 tribos que com certeza criaram suas características especificas mas acredito que tenham vindo da mesma ideia.
    EU fui pesquisar o assunto antes de ouvir o podcast uma segunda vez (Não não tenho tanto tempo vago, mas como conhecimento é uma coisa para se guardar e investir faço o possível) e realmente a mitologia dos nativos norte americanos é muito complicada de acessar pois o material em si é escasso, mas os site em English que encontrei me deram uma noção do tamanho e da complexidade de povo, antes do podcast eu conhecia meia duzia de tribos claro as mais conhecidas como os navajos, siouxs, moicanos, iroqueses, cherokesses e os Quilutes(Nem sei se escreve assim) o que ao meu ver as mitologias, culturas e sociedades até pouco tempo atrás era muito semelhante, erro meu pois cada povo tinha apesar de sua origem semelhante modus operandis específicos que levavam a construção de toda uma sociedade.
    Muito bom o podcast e valeu a todos, como sempre nada menos que qualidade. Gostaria de fazer um apelo cade as mitologias de jogos?? kkkk BRincadeira kkkk
    Mitologia Preferida: Egípcia
    Motivo: Não foi a primeira que eu conheci mas foi a que mais estudei e me interesei quando mais novo, é engraçado você observar a evolução de todos os deus e a variação de cada um, apesar do Egito em sua época ser uma potência do mundo antigo quando você observa a sua cultura nota-se a origem humilde de seu povo, quando eles criaram entidades zoomórficas para representar toda a fauna existente as margens do Nilo e depois com o desenvolvimento do império como um todo os deuses pouco a pouco tomaram formas mais humanas, no final do império conhecido como Novíssimo Império o politeísmo foi sendo pouco a pouco transformado em monoteísta sendo a principal entidade Osires. Vendo toda esse mudança e o estudo profundo de todas entidades e suas variações por isso que Egípcia é minha favorita :_

  • 02/02/2015 em 11:38
    Permalink

    Poxa que descoberta maravilhosa de Podcast! Muito bom. Vou ouvir os antigos e já estou na espera pelo próximo. Parabéns rapazes!

  • 03/02/2015 em 16:10
    Permalink

    Ah esses aminais e suas manias de aprontarem alguma. Gostei desse Coiote correndo pelo espaço semeando estrelas a torto e a direito, sua curiosidade lembra muito as pessoas que sempre vão atrás das coisas “poibidas”
    Pensar que desde sempre o mal sempre está presente em toda representação da vida, é aquela velha história do equilíbrio, o bem e mal sempre sempre degladiando pra ver quem é mais isso ou aquilo.

    • 10/02/2015 em 17:15
      Permalink

      Oi Lillithin, tem um titulo que vc vai gostar muito, é o herói de mil faces do Campbell, lá é mostrado a logica de animais roubando o fogo, deuses aprontando e porque mesmo sabendo do fim do mundo com antecedencia, nos mitos os deuses não conseguem evitalo

      • 16/02/2015 em 17:15
        Permalink

        Obrigada Anderson, já anotei o título pra conferir.

  • 10/02/2015 em 17:05
    Permalink

    Que episodio maneiro, foi o primeiro que ouvi do costulelas, gostei muito da narrativa, poderiam me indicar fontes de pesquisa para conhecer outras histórias? Abraço

Fechado para comentários.