CD Projekt RED concorda em dar compensação adicional ao autor de The Witcher

Antes de ser uma grande franquia de videogames, que irá se tornar uma série da Netflix em breve, The Witcher era uma série polonesa de livros escrita por Andrzej Sapkowski. Sem ele, o rico e sombrio mundo habitado por Gerald of Rivia jamais teria chegado aos videogames. A séries de jogos foi extremamente popular e bem-sucedida, principalmente o seu terceiro título, The Witcher 3: Wild Hunt, porém Sapkowski não lucrou tanto assim pelo seu trabalho, visto que quando ele vendeu os direitos de The WItcher para que a série de filmes fosse adaptada para os videogames ele optou por vender os direitos por uma quantidade determinada de dinheiro ao invés de receber uma porcentagem pelas vendas dos jogos por acreditar que faria muito sucesso.

Por um lado, é esperto garantir algum tipo de lucro antes de uma aposta, por outro é uma descrença gigante no próprio trabalho não aceitar a proposta da CD Projekt RED na participação dos lucros de um material formulado a partir de seu trabalho, por conta desse pensamento minimalista, há quem diga isso que seja uma espécie de “castigo” ao autor por sua falta de fé.

Dado o grande sucesso que a série de videogames acabou tendo, Sapkowski decidiu entrar na justiça para conseguir pagamento adicional. Enquanto o pedido é justificável, o maior problema foi a falta conciliação entre o autor e a CD Projekt RED, visto que ele pedia 16 milhões de dólares em royalties.

Depois de muito tempo de negociações e ofertas sendo recusadas pelas duas partes da conversa, parece que um acordo finalmente foi alcançado, apesar de ser um valor muito menor do que estava sendo exigido originalmente por Sapkowski.

A respeito disso, a CD Projekt RED disse que:

“É da vontade da Empresa manter boas relações com os autores de obras que inspiraram as criações do CD PROJEKT RED. Consequentemente, a Diretoria fará um grande esforço para assegurar a resolução amigável desta disputa; entretanto, qualquer resolução deve respeitar intenções previamente expressas por ambas as partes, bem como contratos existentes “.

Em outras palavras: enquanto a empresa está disposta a dar uma compensação justa à Sapkowski por ele ter criado a história e universo que inspirou o desenvolvimento de The Witcher, ela deseja fazer isso honrando contratos previamente feitos.

Tomara que as duas partes cheguem a um acordo justo que deixe os dois felizes e que finalmente essa história possa chegar ao fim.

Fonte: comicbook

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.