Capcom Fighting Collection resgata a nostalgia e vai além com novos recursos | Análise

O Capcom Fighting Collection é a coletânea definitiva da Capcom que une vários títulos consagrados e traz lançamentos inéditos, para além do Japão e dos Arcades. Vocês irão entender mais adiante. 

Não é segredo pra ninguém que a Capcom, ao longo de sua história, criou títulos de peso no mundo da pancadaria, seja nos Beat’Em Ups, com Final Fight, Capitão Commando, etc, assim como nos Jogos de Luta… Street Fighter que o diga. 

O Capcom Fighting Collection foi capaz de reviver franquias a muito esquecidas que, com os novos recursos desse pacote, pode reacender a chama dos entusiastas destes títulos. 

Títulos de renome estão de volta e agora para o mundo

O apelo desta coletânea é, obviamente, seus grandes títulos. Temos a nossa disposição 10 jogos clássicos, são eles: Darkstalkers: The Night Warriors, Night Warriors: Darkstalkers’ Revenge, Vampire Savior, Vampire Hunter 2, Vampire Savior 2, Red Earth, Cyberbots, Super Puzzle Fighter II Turbo, Hyper Street Fighter II e Super Gem Fighter Mini Mix.

Cada jogo citado acima foi fielmente reproduzido para ser jogado da mesma forma como costumava ser nos arcades.

Franquias como Darkstalkers, muito amada e a bastante tempo sem novidades, recebe o suporte definitivo para que mais pessoas possam conhecer esse aclamado título.

Mas as novidades não param por aí, pois o Capcom Fighting Collection traz, pela primeira vez fora do Japão, os jogos Vampire Hunter 2 e Vampire Savior 2.

Além disso, também temos a primeira aparição de Red Earth para além dos arcades.

O Hyper Street Fighter 2 une tudo o que há de melhor neste grande clássico, pois trás não só as opções de velocidade do gameplay, mas a possibilidade de escolher qual versão do personagem queremos utilizar. 

Ou seja, podemos jogar com o Ken do Super Street Fighter 2, do Street Fighter 2 Turbo e assim por diante.

Jogos como Cyberbots, o Super Puzzle Fighter e o Super Gem Fighter, que eu não conhecia, foram uma grata surpresa, pois também são bem divertidos.

Como a coletânea evolui a experiência destes clássicos

O Capcom Fighting Collection não é composto apenas de franquias consagradas da Capcom, ele vai além.

Pensando nos novos jogadores, pela primeira vez em jogos clássicos da empresa, foi implementado um modo treino para cada um dos games.

Ao selecionar o jogo e apertar Start, imediatamente escolhemos nosso lutador e partimos para o modo treino. 

Essa sem dúvida é uma grande adição, pois temos a possibilidade de aprender sobre as mecânicas de cada título, como funcionam, experimentar personagens, combos, antes de nos aventurarmos no modo Arcade ou Online.

Temos também um modo de personalização do modo treino, onde podemos ajustar o boneco inimigo para agir de várias formas, com o intuito de simular momentos de combate reais, para que possamos agir de acordo, entre muitas outras configurações.

Para mim, além dos títulos citados, essa foi a maior adição desta coletânea, mas não para por aí.

Podemos personalizar os controles a nossa vontade, criando nosso próprio padrão.

Foram adicionados filtros de resolução e renderização, para adequarmos o jogo a uma qualidade visual que nos agrade mais.

Podemos ajustar a escala para que fique em Widescreen, o tamanho padrão presente na coletânea, ou até mesmo a resolução padrão usada nos vídeo games e TV’s da época.

Sobre a renderização, temos várias opções que suavizam os pixels presentes na tela, ajustam iluminação, deixam as cores mais vivas, enfim… são várias personalizações gráficas disponíveis que ficam a gosto do freguês.

Ah, não podemos esquecer do saudoso Save State, que também foi implementado em cada um dos jogos para gravar o progresso e carregá-lo a qualquer momento de forma instantânea.

Todos estes incrementos dão um sabor ainda mais especial à experiência que é jogar o Capcom Fighting Collection.

Um Museu repleto de história

A Capcom adicionou em sua coletânea o famoso Museu que, como o próprio nome já diz, conta a história de cada um dos jogos disponíveis.

Este menu traz mais de 500 artes oficiais, conceituais, documentos de Design e materiais que não foram publicados. Além disso, estão disponíveis mais de 400 músicas, incluindo remixes inéditos.

Sugiro que reserve um bom tempo para explorar o Museu, a sensação de nostalgia e descoberta é sem igual. 

Um modo online totalmente refeito

O famigerado modo online também foi implementado para todos os títulos desta coletânea. A capcom reescreveu parte do código destes jogos para adicionar o tão popular Rollback Netcode. 

Este recurso para jogos online está presente nos games mais atuais e dispensa comentários quanto a sua eficiência.

Infelizmente, este foi um recurso que não pude testar pois, como recebemos o jogo de maneira antecipada, a quantidade de jogadores disponíveis é bem limitada, então não consegui encontrar partidas de maneira rápida.

A Capcom definiu alguns períodos em dias específicos para realizar estes testes, que acabaram não batendo com nossos horários.

Contudo, o jogo estará disponível em breve, então fiquem ligados em nosso canal do Youtube, pois faremos Lives testando este recurso por lá.

Afinal, vale a pena?

Capcom Fighting Collection é, sem dúvida, um prato cheio para os amantes destes consagrados títulos da empresa.

A simples adição de um modo treino, recursos online de ponta e a possibilidade de ajustar o jogo à nossa maneira, são uma grande evolução se comparado ao que tínhamos antigamente.

Tudo isso unido ao Museu do jogo, adiciona um tempero mais que especial que irá incentivar não só os players mais antigos, que jogaram estes títulos lá atrás, mas também os novos, para que possam entender o porquê essas franquias são tão amadas.

O Capcom Fighting Collection estará disponível mundialmente no dia 24 de Junho para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch.

Veja também a nossa análise em vídeo!

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