A possibilidade da existência de ToD (touch of death) em Street Fighter 6 foi demonstrada pelo canal Fight Element nesse combo de 98% de dano. O post não é recente, mas provavelmente passou despercebido por muita gente.
Após diversas atualizações que o jogo sofreu ao longo dos meses, é fácil questionar se esse combo ainda será possível em Street Fighter 6. No entanto, pelo nível de habilidade necessário para aplicar esse combo em uma partida real, é possível que ele seja realmente possível na versão final.
ToDs (ou toques da morte) não são novidades em jogos de luta e estão presente em várias versões de Street Fighter, incluindo Street Fighter 2. Street Fighter 5 tinha um ToD possível de ser realizado com o personagem Dan.
Nem todo ToD precisa ser um combo direto, embora hoje seja o mais comum, desde que não haja um reset na contagem de hits. Diferentemente de um combo infinito, um ToD não é uma sequência em loop dos mesmos 2 ou 3 golpes, e é por esse motivo que ToDs são permitidos em campeonatos.
ToDs são bem difíceis de serem realizados na maioria dos jogos e são motivo de muita raiva online, principalmente da parte de quem leva. Contudo, talvez essa seja a maior expressão de recompensa à habilidade de execução e dedicação do jogador.
Jogos como Dragonball Fighter Z, Marvel vs Capcom 3, etc., facilitam de certa maneira a execução desse tipo de combo, mas ainda assim não é um feito pra qualquer um.
Segundo informações recentes, SF 6 foi desenvolvido considerando o cenário competitivo desde o principio. No entanto, isso aponta para duas direções de execução e audiência. A audiência se divide em 2 aspectos: diversão ao assistir e diversão ao jogar. No que diz respeito à diversão ao jogar, um elemento chave é o engajamento. Um player se sentirá engajado se a curva de aprendizado: 1 – apresentar um desafio acima de sua capacidade, mas não distante dela, 2 – conseguir usar sua criatividade dentro do jogo.
Dessa forma, a possibilidade de “criar” os próprios combos é tão importante quanto um matchmaking decente, mantendo o player engajado e usando sua criatividade.
Levando em consideração os gameplays mais recentes vistos na web, Street Fighter 6 foi desenvolvido com muito coração e parece estar bem preocupado com a diversão e a forma como os jogadores poderão se expressar em seu gameplay. E fatalmente, quanto maior a liberdade que é concedida para a expressão do jogador em um jogo de luta, maiores são as chances de uma brecha para a criação de um ToD.
De qualquer forma, os ToDs geram momentos de muita empolgação quando realizados e assistidos e, mesmo que seja muito ruim levar um desses, ainda são importantes pelas consequências de sua possibilidade e não necessariamente pela execução.
Gostou da matéria? Confira as outras matérias e notícias sobre games!
Veja também o que estão falando sobre SF 6 nesse vídeo no nosso canal no Youtube.