Shuhei Yoshida diz que inúmeros jogos são cancelados pela Playstation

Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e atual responsável pelas relações com os estúdios indie na PlayStation, informou que a PlayStation Studios realiza o cancelamento de grandes jogos, como parte de um processo decisório, para avaliar quais projetos são passíveis de investimento e tempo para serem lançados no mercado.

Com o sucesso dos consoles da Playstation, nos últimos anos tivemos grandes lançamentos como The Last of Us Part II, God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West, Ghost of Tsushima e Marvel’s Spider-Man. Porém, além destes, existem outros grandes projetos que não foram adiante e algumas ideias das quais nem prosseguiram.

Em conversa com o The Guardian, Yoshida diz:

“A PlayStation abraça novas ideias, e muitas delas falham. Criamos um protótipo, avaliamos, decidimos se investimos mais tempo e recursos ou simplesmente paramos. Cancelamos tantos jogos. Geralmente, tento convencer o estúdio que os estou a salvar de ficarem presos a esse projeto. Geralmente trabalhamos com pessoas com ideias muito fortes, adoramos essas pessoas, por isso tentar mudar ou parar o seu projeto é muito difícil. É tudo sobre o talento nesta indústria. Tento ajudá-las o máximo que conseguir.”

Shuhei Yoshida

É comum que as empresas realizem uma avaliação de mercado para mensurar os riscos envolvidos na criação de novos jogos e/ou IP’s, de modo a garantir uma certa “margem de segurança” em sua tomada de decisão. As palavras de Yoshida não são uma surpresa para nós, mas sugere que muitas das ideias ainda estão no papel ou foram descartadas, não sendo viáveis no momento atual. Isso mostra que a Playstation está avaliando, com cautela, quais serão os próximos passos a serem tomados.

Fiquem ligados em nosso canal do YouTube para não perder a cobertura de eventos, lives e vídeos de notícias, curiosidades e gameplay.

Vejam também outras matérias e análises em nosso site: