Saiba mais sobre Resident Evil Resistence

Os fãs da franquia Resident Evil estão acostumados a fugir dos experimentos cruéis da Umbrella Corporation. Durante a fuga de Raccoon City, por exemplo, Jill Valentine luta contra o Nemesis, bioarma mortal criada pela Umbrella para destruir a agente. No entanto, na reimaginação de Resident Evil 3, lançado no início de abril, a Capcom também reimaginou o papel dos vilões ao desenvolver a experiência on-line assimétrica Resident Evil Resistance

Resident Evil Resistance é um jogo multiplayer (4 vs 1), onde o trabalho “sujo” de uma prova mortal é atribuído a um dos jogadores no papel do vilão Mastermind, responsável por impedir a fuga de um grupo de sobreviventes antes de o tempo terminar. Para fazer isso, ele pode manipular um deck de cartas, montando armadilhas e usando habilidades estrategicamente enquanto observa pelas câmeras espalhadas nas salas do experimento. Em determinado momento, é possível até invocar o icônico Mr. X, de Resident Evil 2, entre outras bioarmas terríveis.

Enquanto o objetivo dos sobreviventes é trabalhar em equipe, usando as melhores habilidades de cada personagem para escapar, o Mastermind age sozinho. O jogador pode escolher entre alguns poderosos membros da Umbrella para o teste fatal: Spencer, Alex Wesker, Daniel Fabrón, Annette Birkin. Em maio, o vilão Nicholai Ginovaef será adicionado ao elenco em uma atualização de jogo gratuita, expandindo o leque de recursos nefastos contra os sobreviventes.

O diferencial de Resident Evil Resistence está justamente na habilidade do jogador no papel de vilão possuir a liberdade de usar a extensa biblioteca de vilões e bioarmas presentes na franquia Resident Evil para usar contra os jogadores ao invés de incorporar apenas uma face entre muitas – como é o exemplo de Dead By Daylight, jogo multiplayer que simula um filme slasher, onde um dos jogadores incorpora um dos arquétipos de vilões desse gênero cinematográfico para caçar e matar os outros jogadores.

Mais do que um jogo de habilidade e estratégia, Resident Evil Resistance contrapõe-se à antiga lógica da franquia, em que os “mocinhos” supostamente não erram e vencem no final, permitindo que o vilão – às vezes – saia vitorioso. Em 24 anos da franquia survival horror, esta é a primeira vez em que os fãs podem escolher em qual lado da história estarão. 

Resident Evil Resistance está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Laura Giordani

Historiadora e estudiosa de imagens e mídias viciada em jogos, filmes, HQs, livros, podcasts, RPG, animes e séries. Quando não está tentando desvendar os mistérios da História e sua relação com as novas mídias, ou tentando navegar pelo seu quarto debaixo de pilhas gigantes de livros, pode ser encontrada em um canto meio iluminado jogando algum título da série Final Fantasy, Diablo, Elder Scrolls ou Pokemon. Sua preferência literária é vasta, porém há preferência pelos temas de fantasia, ficção científica, cyberpunk e terror. Suas mais notáveis habilidades são: ingerir dezenas de litros de cafeína sem ter um ataque cardíaco e tagarelar por horas sobre nerdices sem parar.