Rainbow Six Siege – Review

Jogos de FPS nos dias de hoje tem sido tendência, aliás, muito mais que isso, é como uma garantia de retorno financeiro para a produtora do game. Os FPS são muito populares em todas as idades, esse é o motivo de tanto sucesso do gênero, mas também o que gerou uma certa inércia no gênero, onde se repetem muitos jogos de uma mesma franquia ou sem muita inovação para não arriscar e perder o investimento feito.

Mas por que tudo isso? Por que então temos Rainbow Six Siege, um ponto fora da curva no gênero FPS. O jogo ao primeiro olhar não parece demonstrar muita coisa diferente dos outros jogos de tiro, é a mesma fórmula de policiais contra terroristas que já vimos antes, inclusive dentro das próprias franquias do grande escritor Tom Clancy. No jogo você controla forças policiais especiais de vários países como a Spetsnaz russa ou a GIGN francesa, enquanto o lado oposto controla os terroristas. Essa é a premissa básica do jogo, e ele é exclusivamente um jogo multiplayer, algo que deixa alguns jogadores insatisfeitos por não trazer um modo campanha ou offline. Não vejo isso como um problema, visto que a experiência do jogo baseia-se em comunicação entre os jogadores da equipe e em agir como um verdadeiro esquadrão tático a fim de cumprir o objetivo.
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A ideia principal do combate consiste em um time atacar uma construção e o outro time defender esse local. As missões variam desde os defensores protegerem reféns que devem ser resgatados pelo time oposto até um ponto seguro fora da base ou defender uma bomba que não pode ser desativada pelo time que ataca. Os mapas são cenários urbanos, simulando pontos de ataque terrorista, como casas, prédios e até um avião. E é dentro desse conceito básico que Rainbow Six Siege brilha, o time que defende escolhe ao início da partida por votação dos membros qual será o ponto da base onde irão defender, e então o time precisa fortificar as paredes com placas de ferro para que não sejam destruídas, armar armadilhas, colocar explosivos, colocar bloqueadores de sinal eletrônico para desabilitar dispositivos inimigos e por aí vai. O time atacante também tem que se mover da sua maneira nos minutos iniciais de preparação da partida enquanto os defensores estão montado as suas defesas e se posicionando. O time de ataque controla carrinhos remotamente para entrar no prédio e procurar em qual ponto os terroristas estão escondendo a bomba ou o refém, marcando nesse caso o objetivo e os jogadores inimigos no mapa para ajudar o time a planejarem o ataque.

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O jogo possui classes de personagem, são cinco forças policiais e cada uma com duas classes de ataque e duas de defesa, dando um total de vinte classes no jogo. Cada classe possui equipamentos e características especiais, resultando em muita diversidade na estratégia do time e em como a equipe vai ser montada. Dentre as classes de ataque, a Ash por exemplo pode disparar explosivos a distância para explodir paredes fracas, Thermite pode destruir paredes fortificadas com um explosivo especial, Twitch pode utilizar um carrinho controlado remotamente que pode desativar equipamentos ou dar choque nos inimigos, têm classes que usam escudos para se proteger e invadir, entre outras. Os defensores com o Tachanka podem colocar uma metralhadora poderosa montada, o Rook pode colocar coletes mais fortes para o time, o Pulse usa um sensor que sente os batimentos cardíacos inimigos e o revela quando se aproximam, isso só para citar algumas das possibilidades.

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Classe Twitch, uma das opções da polícia GIGN

As armas também são bem variadas, com armas primárias mais pesadas e pistolas, as armas podem ser personalizadas também com skins de pinturas diferentes ou miras diversas, assim você monta o equipamento de sua classe da forma que mais agrada o seu tipo de jogo. Você vai jogando partidas, realizando desafios diários enquanto ganha pontos, esses pontos podem ser usados para desbloquear mais classes e mais equipamentos. Esses créditos como em todo jogo moderno online hoje em dia também podem ser comprados com dinheiro real na loja dentro do jogo.

Conforme você vai jogando, você vai ganhando níveis na sua conta, e ao atingir nível 20 o modo rankeado é desbloqueado, com isso você pode jogar um modo mais competitivo e disputado enquanto sobe de rank. Uma das grandes propostas do game está também nesse fator, o fator competitivo, pois com o crescimento do e-sport no mundo, esse jogo com certeza estará em vários campeonatos mundo afora devido ao alto nível estratégico e de teamplay que ele possui.

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O foco do jogo está no teamplay, em escolher classes que se complementam, montar uma boa estratégia, se preparar bem na fase inicial e agir em sintonia e saber reagir as situações que se desenrolarem durante a partida. Tudo isso é sensacional quando se consegue pessoas dispostas e que saibam jogar com você, o problema é quando as pessoas que estão jogando não estão querendo jogar em grupo ou não possuem microfone para se comunicar, o que torna o jogo muito mais difícil e desinteressante. Portanto é quase fundamental que jogue com amigos ou encontre pessoas para que você possa jogar em grupo, se não o jogo perde muito. Mesmo o jogo sendo tão tático, o jogo é muito divertido. É muito legal explodir uma parede e invadir uma sala pendurado em um rapel em meio a explosão enquanto atira em todo mundo.

Para quem está começando ou quer treinar, há também o modo Terrorist Hunt, onde se joga em coop com outros jogadores contra os terroristas controlados pela inteligência artificial, assim o jogador novo não se sente tão deslocado ao entrar em uma partida online contra outras pessoas. Outro ponto interessante do jogo é que um jogador não muito habilidoso em FPS, mas que saiba usar bem os conceitos do Siege e tiver boa estratégia, pode se dar bem em cima de jogadores mais hardcores e ajudando o time. Há também um DLC previsto e que já pode ser comprado, onde trará novas classes e novidades para o jogo de forma antecipada para quem comprar.

Pude jogar as versões de PlayStation 4 e PC do jogo, como o jogo é totalmente online acabei encontrando alguns problemas de servidor e de party. No PS4 principalmente era muito difícil conseguir chamar todos os seus amigos para a party sem que alguém do time caísse na hora de entrar em uma partida. No PS4 como no PC nos primeiros dias o servidor costumava dar erro no meio da partida e algumas pessoas caíam e depois não conseguiam conectar denovo por alguns minutos. Com o tempo esses erros serão solucionados com certeza e assim os servidores deverão ficar mais estáveis.

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Com todas essas opções, cenários destrutivos, possibilidade de usar rapel para escalar paredes ou se pendurar de cabeça para baixo, uso de armas customizáveis, gadgets diversos, o jogo te oferece muitas possibilidades de jogo. Assim o simples atacar ou defender fica muito mais complexo e tudo isso jogando com sua equipe em sincronia e enfrentando outra equipe preparada. Com tudo isso Rainbow Six Siege não é só mais um FPS moderno, ele traz todo um fator estratégico que não estamos acostumados e traz o fator teamplay bem pesado e presente na jogabilidade. A Ubisoft evolui uma fórmula já conhecida dos jogadores, mas eleva o FPS para um patamar mais cerebral.

Trailer comercial:
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