Preview: Borderlands 3

Ao se falar sobre a série Borderlands, um dos temas mais controversos é qual dos jogos é o melhor, o primeiro ou segundo título da série, mas todos concordam quase unanimemente que Borderlands: Pre-Sequel é o pior FPS da franquia.

Afinal de contas, o que é Borderlands?

A melhor maneira de tentar entender do que se trata essa franquia é tentar imaginar Diablo e um shooter tendo um filho, uma criança nascida com esquizofrenia e hiperatividade.

Se mesmo com essa descrição você não compreendeu o que é esse jogo, simplifiquemos. Boderlands é um FPS com elementos de RPG que se desenrola em um mundo aberto. Até aí, nada demais, essa é descrição de muitos dos jogos Triple A dessa geração.

O grande destaque da série, no entanto, é o humor peculiar presente em sua narrativa, elemento que iremos abordar posteriormente, e o fato dele ser um looter shooter, jogos de tiro no qual você pode adquirir centenas de armas e outros equipamentos à medida em que você avança na campanha.

Todos os acontecimentos de Pre-Sequel ocorrem na lua de Pandora, um cenário vazio e solitário, que não combina com o clima de Borderlands e para piorar, o humor negro, que sem dúvida é um dos pontos mais fortes da série, esteve pouco presente e quando surgia sua presença não era tão impactante. A impressão é de que, talvez, as sombras do politicamente correto pairasse sobre o título.

https://youtu.be/hdImDagjNGQ

Depois de três shooters e um point n’ click, Borderlands 3 é o quinto título da série e, pelo que foi revelado até o momento nos diversos teaser e trailers, a expectativa é que as piadas sejam mais engraçadas e ácidas do que nenhum outro; e que nada nem ninguém seja poupado, afinal de contas, trata-se meramente de uma obra de ficção sem definitivamente semelhança alguma com nossa realidade, então sem problema.

E essa mudança no tom da comicidade veio em boa hora, pois pela primeira vez na série, um jogo terá legendas e interface em português, o que deixará a história acessível a um novo público, aqueles que não dominam a língua inglesa. Dessa maneira, mesmo quem não for proficiente no idioma, não perderá nada daquilo que foi dito, mesmo que esse diálogo ocorra às pressas durante uma batalha, nem deixará de entender uma piada, por causa das gírias ou de trocadilhos locais.

O cenário do novo jogo também não se restringirá a Pandora ou a sua Lua, mas ocorrerá no seguintes planetas, são eles: Prometeia, Éden-6, Atenas e para a surpresa de absolutamente ninguém, Pandora. Cada um desses lugares possuem uma geografia, fauna e flora diferentes diferentes, o que, provavelmente, proporciona também missões e desafios únicos.

Os Novos Vault Hunters

A história de Borderlands 3 se passam aproximadamente cinco anos depois dos eventos do segundo jogo da série e 4 anos após o point n’click Tales From The Borderlands.

Infelizmente, mesmo aqueles que tiveram acesso a demonstração a portas fechadas do novo game, afirmam que a mesma não ofereceu muitos detalhes do seu enredo, mas foi o suficiente para reconhecer o clássico humor da série.

Seja como for, a partir do que foi revelado até o momento, sabemos que Lilith,a Siren de Borderlands 2, está procurando por novos Crimson Raiders dispostos a investigar o culto Children of the Vault e você será um desses aventureiros estreantes.

Matando com classe

Uma das coisas que muitos dos fãs gostariam é uma variedade maior de classes de personagens, não apenas para que os jogadores possam ter mais opções, mas também para que seus personagens se distingam mais um dos outros.

Infelizmente, como em todos os jogos da série, teremos somente 4 classes iniciais, mas muito provavelmente outras serão lançadas em forma de DLC. Em compensação, agora teremos um número muito maior de skills por personagem e o melhor de tudo, cada um deles terá slots para determinadas skills e poderemos ter simultaneamente mais de uma ativa equipada por vez.

Para aqueles que não compreendem o que isso significa, aí vai um exemplo: Em Boderlands 2, o personagem Zer0 possui uma única habilidade ativa chamada Decepti0n, que criava uma imagem holográfica de si e ao mesmo tempo, o torna temporariamente invisível. Enquanto em Borderlands 3, o crimson raider FL4K possui uma skill muito semelhante chamada Fade Away, mas ao invés de criar um clone falso dá a ele a oportunidade de provocar três ataques críticos mais um aumento temporário de movimentação, regeneração e vida.

Seja como for, a questão é que essa não é a única habilidade ativa desse vault hunter, ele também pode invocar 4 tipos de diferentes de pets, criaturas que atacarão quaisquer adversários, além de poder abrir um portal, que servem de atalho a seus mascotes e os deixa radioativos.

Em outras palavras, há muito mais possibilidades ao se jogar com cada uma das classes deste novo game, o que acrescenta muito a seu gameplay, além de diferenciar seu personagem dos demais não somente pela aparência e cor fornecidas pelas skin, mas por habilidades.

Lembrando que cada personagem, por sua vez, possui quantidades e tipos de diferentes de slots. Inclusive, quem quiser já pode conferir as skills de todos os personagens, escolher suas favoritas e começar a criar sua própria build, mesmo o jogo efetivamente ainda não tendo sido lançado. Basta clicar nesse link.

Muito além de Pandora

A Gearbox, desenvolvedora de todos os shooters da série, parece ter aprendido com os erros do passado e além de mais conteúdo, promete trazer ao game uma história recheada do velho e bom humor negro; um cenário instigante e desafiador.

Borderlands 3 será lançado dia 13 de Setembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Manoel Siqueira

é formado História, Filosofia e cursa Pós no Uso de Jogos e Brincadeiras em Sala de Aula. Também é redator, podcaster e editor no site http://meialua.net @meialuafsoco.