Análise | Magic: The Gathering Arena

Um dos card games mais famosos e influentes do momento coloca em beta uma versão online. Magic: The Gathering chega para PC em sua versão chamada Magic: The Gathering Arena. E se quiser saber um pouco mais sobre os planos da empresa para o cenário de eSports, clique aqui. Mas para continuar acompanhando esse review completo de como está até agora, só descer a tela!

Tutorial

No tutorial você enfrentará 5 inimigos, sendo o último deles o grande vilão Nicol Bolas. Após derrotá-los receberá como prêmio um deck (baralho de 60 cartas) básico de cada cor:

Caso você ainda não saiba jogar ou como funciona o sistema de regras, o tutorial vai durar cerca de 30 minutos. Mas se já for um especialista na área, é só sair clicando para ignorar os diálogos que deve terminar na metade do tempo.
Dois pontos negativos dessa parte é que não tem como pular e temos uma “luzinha” que fica conversando com a gente que lembra a Navi de The Legend of Zelda. Mas não é tão irritante, só é chatinho.

Tela Inicial

Logo na tela inicial encontraremos uma série de diferentes tipos de modos de jogo. Desde o tradicional PvP até modos diferentes como melhor de 3 e Draft como também formatos diferentes como o Pauper, no qual só são permitidas cartas de raridade comum.

Os modos “Jogar” e “Jogar Competitivo” (melhor de 3) são de graça para iniciar uma partida. Já os outros campeonatos é necessário pagar uma quantia de entrada. Essa quantia pode ser nas moedas conquistadas no jogo ou com gemas que se compra com dinheiro real. E todos os modos de jogo podem te ajudar a completar as missões diárias e semanais.

Avatares

Você pode selecionar qual PlanesWalker será o seu avatar. A lista ainda não é grande, sendo só 12 que compõe a lista. Mas esperamos que isso melhore com o tempo.

Montagem de Decks e Coleção

Na aba de decks podemos ter acesso a todos os decks que temos até o momento. Sendo que podemos criar uma enorme quantidade deles. E a caixinha (deckbox) ainda pode levar a imagem da carta principal do deck. Basta definí-la na edição do mesmo.

Ainda temos as opções para acessar sua coleção, importar modelos de decks, exportar, clonar e excluir (esse era obrigatório existir).

E na nossa coleção, diferente dos outros jogos de Magic, podemos ver que temos alguns tipos de cartas coringas:

  • Coringa Preto – Carta Comum
  • Coringa Prata – Carta Incomum
  • Coringa Dourado – Carta Rara
  • Coringa Laranja/Vermelho – Carta Mítica Rara


E esse é o grande esquema atual que faz esse jogo valer muito a pena. Esses coringas podem ser trocados por qualquer carta do jogo. Basta você tentar adicionar ao seu deck uma carta que você ainda não tenha e ele irá perguntar se quer gastar uma carta coringa para obtê-lo. Claro que é necessário ter um coringa correspondente à raridade da carta desejada.
E também teremos a chance de ganhar esses coringas dentro dos boosters. E no canto superior direito ainda existe um contador para que a cada certa quantidade de boosters abertos você ganhará garantidamente um coringa determinado.

A cada 6 boosters ganhará um coringa incomum e um raro. Já o coringa mítico raro demora bem mais, 24 boosters.

Loja e Gemas

Na loja poderemos encontrar todos os boosters para se comprar com dinheiro do jogo ou real. Ainda podemos ver uma área para resgate de códigos, o que nos permite pensar muito alto. Bem que nisso poderia ser similar a Pokémon e cada pacote físico te dar mais um no game online.

No momento temos apenas a disposição para compra as coleções do formato Standard. São elas:

  • Ixalan
  • Rivais de Ixalan
  • Dominária
  • Coleção Básica 2019
  • Guildas de Ravnica


 

Avaliação

Apesar do sistema de compra com dinheiro real, não dá pra definir Magic: The Gathering Arena como um jogo Pay-to-Win. Até por que isso não existe muito em card game. O que conta mais será a sua sorte. E no quesito card game, Magic é supremo. Com uma complexidade e universo enorme, não teria como não amar esse jogo. Fora as artes das cartas que são maravilhosas e nos ganham demais.
Mas nem tudo ainda é lindo. Ainda não temos como adicionar amigos, nem ter uma batalha amigável só para testar algum deck sem precisar por seu rank em risco. Os prêmios ainda são poucos, se limitando a te entregar premiação para até 15 vitórias diárias.
Porém é justo lembrar que ainda se trata de uma versão Beta. Logo ele existe mais para testar servidor, mecânicas de jogo, achar alguns bugs, concertar bugs, etc.
Logo finalizarei essa review dizendo que caso você, assim como eu, sempre teve interesse em Magic, mas nunca aprendeu a jogar de verdade, essa é a hora perfeita. Basta entender as limitações momentâneas que você será feliz e aprenderá a jogar, provavelmente, o card game MAIS DELÍCIA de todos. E por enquanto vamos ficar assim e quando sair o jogo completo vamos voltar aqui para avaliar a versão final e ver como ficou. Beleza?
E para mais notícias, fique atento ao nosso site e siga nossas redes sociais:
Facebook – Instagram – Twitter – Grupo Facebook