Embrace Death! O grande retorno de Samurai Shodown – Análise

Depois de aproximadamente 11 anos longe dos consoles, Samurai Shodown tem seu retorno aos consoles neste ano e aposta em elementos clássicos da franquia. Será que Haohmaru conseguirá novamente um lugar de destaque junto aos mais fortes?

 

Apresentação

Samurai Shodown (Spirits no japão), é uma franquia com um nicho bem específico que teve seu primeiro título lançado em 1993 e sempre manteve um sistema de gameplay único e marcante até o lançamento de Samurai Shodown: Edge of Destiny (Samurai Spirits Flash no japão) cujas alterações no padrão de gameplay descaracterizaram completamente a série e desagradou muitos fãs.

Neste ano (2019) a SNK lançou um jogo que seria um reboot da franquia: Samurai Shodown. Que traz o nome do primeiro jogo lançado, e isso por si só já indica a intenção da empresa em sua proposta que fica ainda mais evidente quando olhamos o roster de personages de Samurai Shodown – que traz Yoshitora Tokugawa um dos personagens de Samurai Shodown, jogo cujos eventos aconteceram cronologicamente antes dos eventos do primeiro da série.

No título atual os eventos acontecem antes da aparição de Amakusa em um período caótico do japão, mas não espere um modo de história como vemos atualmente em jogos como Tekken 7 (Bandai Namco; 2015) e Mortal Kombat 11 (Warner Bros.; 2019). Samurai Shodown crava os pés em suas origens e mantém um clássico sistema de Arcade em que o jogador vai vencendo um oponente atrás do outro até chegar no boss final. Cada personagem tem sua própria história e em um momento específico enfrenta seu rival, o que temos aqui em Samurai Shodown é a mesma fórmula encontrada em Street Fighter IV (Capcom; 2008).

Visual e Gameplay

É visível o esforço da SNK em fazer de Samurai Shodown um título que agrade aos fãs. O jogo possui um visual muito bonito dentro e fora da ação, mas que durante as lutas fica mais bonito quando se joga do que quando se as assiste pela internet. Isso provavelmente acontece devido aos efeitos de partículas exagerados, que enquanto deixam tudo bem colorido e vivo polui um pouco a cena.

Como dito anteriormente o jogo traz muito de suas origens e isso é ainda mais forte em seu gameplay. Os elementos ofensivos e defensivos do jogo são bem variados e adicionam muito à possibilidade estratégica do jogo. Contudo esse não é um jogo que é pesado nos combos. Samurai Shodown valoriza a estratégia e recompensa a cada golpe bem dado. Todos esses elementos que o jogo traz criam partidas tensas e emocionantes.

As partidas online funcionam com atraso de input. Isso indica que se o atraso for grande, vc vai passar mais tempo jogando contra um fantasma, tentando prever o próximo movimento do seu oponente, do que reagindo em tempo real. Um conselho: aceite partidas com boa conexão pra não ficar vendo seu personagem fazer o golpe 1 segundo depois de vc apertar o botão.

Conclusão

Samurai Shodown (2019) tem tudo para ser considerado o melhor jogo da franquia. Mantém elementos marcantes de gameplay que estão na franquia desde seu primeiro título e traz também algumas coisas novas que só agregam. É um jogo que respeita seus fãs e o gênero de jogos de luta. Já dá até para começar a ficar ansioso esperando um jogo novo da SNK.

E você, já jogou? Se não jogou ou não conhece não perca a oportunidade!