Dead by Daylight (Nintendo Switch) | Análise

Dead by Daylight é um jogo de terror indie de sobrevivência para multijogador. Foi desenvolvido pela Behaviour Interactive e publicado pela Starbreeze Studios. Dead by Daylight foi lançado inicialmente para PC em junho de 2016 e depois lançado para consoles PlayStation 4 e Xbox One em junho de 2017 e por fim, lançado para Nintendo Switch recentemente.

Trata-se de um game onde é praticamente um jogador contra quatro. Esse jogador assume o papel do assassino selvagem, e os outros quatro jogadores jogam como sobreviventes, procurando sempre escapar do assassino, reparando cinco geradores e abrindo os portões de saída para evitar ser capturados e sacrificados.

Como sobrevivente, podemos jogar sozinhos ou junto com outros amigos para enfrentar um assassino desconhecido. Podemos nos aproveitar dos itens pelo cenário, fora o desbloqueio de habilidades e uso de objetos pelo cenário para atrasar o assassino e assim escapar do seu território. O jogo nos lança em mapas aleatórios então, nunca sabemos como podemos fugir ou o que estamos enfrentando, o que é muito interessante. É possível também adquirir itens como lanternas, caixa de ferramentas e caixa de primeiros socorros encontrando-os em baús ou adquirindo com pontos de sangue na teia de sangue.

O que mais chama a atenção no game são os assassinos. Eles vem de todos os gêneros de terror, desde slashers brutais até entidades paranormais assustadoras. Cada assassino no jogo também tem um poder específico que ajuda na caça dos sobreviventes, bem como o poder do assassino pode ser melhorado.

Personagens famosos das franquias de terror também estão no game: Halloween, The Texas Chainsaw Massacre, A Nightmare on Elm Street, The Evil Dead, Scream, Saw e Stranger Things. Não há limites. É um personagem de terror, então se encaixa em Dead by Daylight.

Jogabilidade

Em Dead by Daylight como sobrevivente, nosso objetivo é ativar todos os geradores de energia (que não é tão simples assim) e sair ileso das garras do assassino. Se apenas um sobrevivente sair, já garante a vitória do grupo. A perspectiva dos sobreviventes é terceira pessoa. Já o assassino possui visão em primeira pessoa e tem como objetivo “caçar” os sobreviventes e eliminá-los por completo.

O maior problema que vejo no Nintendo Switch é a longa espera de jogadores para formar o squad, bem como a longa demora para carregamento. Pior ainda se você escolhe como assassino. Depois de tudo isso, o game flui tranquilamente

Morrer nas partidas faz parte da linha de aprendizado e experiência nas partidas. A primeira partida eu morri muito rápido, mas nas partidas seguintes já ficou um pouco melhor o desenvolvimento, consegui me esconder e até salvar outros sobreviventes.

Trilha sonora e áudio

O áudio nesse jogo é bem importante, apesar de não ter uma trilha sonora. Digo isso porque é importante se atentar aos movimentos do assassino no mapa e dar tempo de se esconder e faz com que o game se torne muito mais alucinante.

Infelizmente o game está em inglês, mas isso não atrapalha a jogatina, já que o game não tem uma história a ser contada. O importante é se esconder, ligar os geradores e escapar.

Conclusão e Veredito

Dead by Daylight no Nintendo Switch é bem legal. Curiosamente um jogo que recebe tantos conteúdos ainda sofra com a falta de jogadores, e por mais que o visual também não ser dos melhores, o título é sim bastante divertido e merece mais atenção das pessoas. O game também se torna bem mais interessante, jogando a noite e com as luzes apagadas e o mais importante, fone de ouvido.

 

É importante ter em mente que o game também é bem mais estratégico do que se pensa. Ligar os geradores causa barulho, o que atrai o assassino. E por parte do caçador também verificar todos os possíveis cantos onde os sobreviventes estão. É uma brincadeira de esconde-esconde.

Recomendo esse game. É bem divertido. Se você tiver paciência para aguardar mais sobreviventes se juntarem a você, terá partidas únicas a cada jogada!