Costelas e Hidromel #037 – Mitologia Suméria

Neste programa:

Buscando as maravilhas do mundo antigo, nos deparamos com os jardins suspensos da Babilônia. Lá, sentamos ao sol para escutar os jardineiros nos falarem da criação do mundo e outras lendas da MITOLOGIA SUMÉRIA.

Descobrimos como a busca por silêncio e tranquilidade pode acarretar numa tentativa de extermínio e como o amor de uma mãe, por seus filhos, pode não se estender aos netos. Nos contaram também sobre as grandes tábuas do destino e como todo homem possui centelhas divinas.

Tudo ia bem, até que um maluco resolveu contar a lenda de seu povo e nos falar do seu grande deus dos trovões. Uma história interessante, mas com uma introdução capaz de desconcertar até os mais fortes e antigos estudiosos de Mitologia.

Participantes: Guilherme Vertamatti e Renato Sevegnani
Citações:
– Enuma Elish
– Apsu
– Tiamat
– Anu
– Marduk
– Kingu
– Enki / Enkidu / Ea
– Ishtar / Inanna
– Kumarbi
– Teshub e Illuyanka
Livro “Cobaias de Lazaro”: https://www.facebook.com/cobaias.de.lazaro
Ouça em nosso player:
[powerpress]
feed1 feed2 feed3
 
 
Já acabou? Ouça outros podcasts!
[powerpress_playlist]

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIF

 
GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK
GRUPO DAS LIVE STREAMS DO MEIA-LUA
Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br
Twitter: @meialuafsoco
 
Agora fazemos parte do Grupo EPIC!
 
Parceiros:
Fabrica Nerd (cupom de desconto: meialuaprafrentesoco)
 
E.V.A Toys
Old School Pixel Art
Papercraft Arts
Kellstore
Nerdsky

20 thoughts on “Costelas e Hidromel #037 – Mitologia Suméria

  • 01/07/2015 em 16:28
    Permalink

    Saudações mitológicas! Já ouço vocês a um tempo mas é a primeira vez que comento. Sou fascinado por mitologias e também gosto de ficar fazendo comparações entre as diferentes culturas. Esse episodio, como todos os outros, ficou ótimo mas eu senti falta das lendas de Lilith. Ontem eu assisti um episódio de uma série nacional que eu não conhecia, chamada Hotel e a Lilith aparece assombrando um casal e possuindo a mulher, achei meio fraquinha mas quem gosta do tema pode dar uma conferida. Além disso, se não me engano essa madrugada ocorreu um fenômeno associado à Lilith astronômica que seria a Lua negra (não tenho certeza, se alguém souber de algo posta ai), inclusive até achei que o cast sobre esta mitologia teria alguma relação com a data.
    Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • 02/07/2015 em 00:36
      Permalink

      Opa! Seja bem vindo Felipe!
      Nunca ache que a gente esqueceu de algo, é que os assuntos são enormes mesmo, hehe. Nós tentamos colocar uma ordem na casa, para que as lendas possam ser melhor embasadas e não ficar tão confuso. Esse foi o primeiro cast de mit suméria, então focamos, como de praxe, na terra-forma daquele mundo.
      Não se preocupe, que eu tenho um livro SÓ sobre a Lilith, 150 páginas de lendas dela, hehe.
      Vou te falar que foi uma sorte a data bater, hehe, eu não tinha ideia de que seria uma lua negra no dia de sair esse CeH. ahuahauh Vou dar uma lida melhor sobre isso, porém se eu achar que é material válido para um cast, a gente prepara uma pautinha 😉
      Continue comentando cara, será sempre bem vindo em nossos Halls!

      • 02/07/2015 em 14:57
        Permalink

        Eu diria: “sempre ache que esquecemos de algo” por que assim se tivermos esquecido será acrescentado na nossa lista de pautas!
        E nos primeiros programas pensavamos em quais datas os casts cairiam para pensar em assunto propício, mas vimos que assim ficavamos muito presos e que no ano seguinte (este ano) teríamos gasto algumas pautas que funcionariam melhor em outra estrutura, então largamos um pouco a mão disso.
        Algumas ainda baterão de propósito, mas serão poucas, nosso foco agora é alternar mitologias mais “desconhecidas”, as clássicas e as variantes de referentes a cultura em outras mídias, pois assim conseguimos agradar diversos seguimentos e convidarmos pessoas de variados conhecimentos 🙂
        Obrigado pelo comentário!
        Abraços!

      • 03/07/2015 em 16:08
        Permalink

        Bacana!
        Aguardo ansioso pelo episodio da Lilith! Qual o nome desse livro?
        Eu que agradeço aos dois pelas horas de entretenimento e novos conhecimentos.
        Abraços!

        • 05/07/2015 em 23:36
          Permalink

          Opa, o nome do livro é “O Livro de Lilith” escrito pela Barbara Black Koltuv. É um livro de mitologia / psicologia.
          Fico feliz que está curtindo, aprendendo e aproveitando, não teria a mesma graça fazer essa brincadeira toda sozinhos 😉

  • 01/07/2015 em 18:49
    Permalink

    E aiiiii!!!!
    AHUUUULLL, saudaçõessssss!!!
    Que música é esta da intro do CAST !!! QUE FODA!!!!
    Ai, acho q não pode se menosprezar pois escutei já todos do Meialua todo e mesmo os primeiros casts do CEH estão muito bons mesmo!!!!!
    Fico muito fascinado em especial com criações de universo e seres e tudo a este respeito, creio que isto é culpa do RPG, o bom rpg de mesa, pois triste mente(nãooooooo) iniciei mestrando com 14anos, isto depois dos bons livros jogos!!!!
    —–
    Aqui como aparece o meu nome do Face, fica complicado saber kkkk
    Esta como Cabeludinho pois é o meu apelido na capoeira, meu nome é Odair L R Jr. … mais me chamem de Jr.
    Abraço a todos!!!

    • 02/07/2015 em 00:31
      Permalink

      Está demais a trilha mesmo, o Re achou essa banda que toca instrumentos tradicionais e canta em sumério, fazendo ROCK! hauahauhauh Demais, que bom que curtiu!
      Valeu cara, como eu falei dessa vez, o problema não é de conteúdo, mas de edição no início, pois a gente não manjava mesmo, nem de gravar e muito menos de editar.
      RPG de mesa é insano! Conheci o Re por causa dele! Eu sou amante de mitologia e ainda quero mestrar uma campanha mítica, misturando tudo que eu aprendi com o passar dos anos 😉
      ______
      Ahauhauah Maravilha, O prazer é nosso! Btw, acho Odair um nome muito foda, todos os “Odairs” que eu conheci são gente fina!
      Abrsss

      • 02/07/2015 em 00:48
        Permalink

        Porra da hora.. mais passa nome da banda e da música para eu achar nas webs para escutar plzzz!!!!
        ….
        Ixi a maioria dos Odaires que conheci era meio retarda da cabeça… bom não me excluo pois programador.. não pode serr normal kkkkk!!

        • 02/07/2015 em 12:31
          Permalink

          Vou pedir para o Re te responder isso, quem cuida das músicas é ele 😛
          …………
          Isso é fato, todos gente fina, mas nenhum era muito normal não… hahahahaha

          • 02/07/2015 em 14:19
            Permalink

            AEEE!
            BRIGADÃOOOOOO!!!!!!
            o/

          • 02/07/2015 em 14:50
            Permalink

            Calma! Segurem seus cavalos! 😛
            A música de abertura é de um projeto chamado The Lyre Ensemble, a música é The Flood. Segue o link do projeto, mas já adianto que é eu não consegui outras músicas completas além dessa que usei. http://www.stefconner.com/the-lyre-ensemble/
            As demais músicas são de bandas que tem alguma referência no Iraque e trilhas genéricas cujos autores infelizmente eu desconheço e que aparecem no youtube quando pesquisando ‘sumerian music’.
            As bandas que usei foram: Acrassicauda, Erragal e MohamOd Meta.
            Encontrei elas através desse site: http://www.metal-archives.com/lists/IQ
            Espero ter ajudado 😉
            Abraços!

  • 02/07/2015 em 23:15
    Permalink

    Eai Verta e Seven(Igual ao filme.. tá parei)
    Um excelente podcast bem informativo e interessante, porém curtinho o que de fato não é ruim 😀
    Sumérios, Assírios, Babilonios e afins adora essa parte da história, eles por si só foram os formadores de muitas bases que vemos hoje, como a escrita por meio de simbolos, aplicações militares da roda e dos cavalos e até um simples porém eficiente código de leis magnifico igual ao PODCAST 🙂
    No Age of Empire 1 (Envelheceu mal…) você tinha a oportunidade de jogar com Sumérios, Assírios, Caldeus, Hitítas e Babilonios, cada um com sua sútil diferença, inclusive me lembro que havia campanhas que ia retratando cada passo das civilizações e seus encontros, ficava horas lendo as narrativas e eventos de cada civilização.
    A torre de babel por estudos científicos foi construída na Babilônia por um Hamurabi que não lembro qual, era na verdade um zigurate com diversas camadas que eram utilizadas como templo e até centro comercial, porém ao chegar em um determinada altura ele foi desabando, o que de fato gerou a passagem bíblica.
    Aquele último conto hítita é uma cena de filme porno né? Fala sério kkkk
    Acredito que seja isso fico no aguardo de outras mitologias que habitam no Tigre e Eufrates.
    Abraços e tudo de bom 😀

    • 05/07/2015 em 23:49
      Permalink

      Opa! Saudações, meu caro Bors (um dos cavaleiros de Arthur, já que estamos mencionando filmes 😉 ).
      Antes de mais nada, agradeço o carinho e os elogios, ficamos muito felizes cada vez que percebemos que aproveitaram!
      Cara, o tamanho do cast acaba sendo ditado um pouco pelo assunto. A gente poderia até ter entrado em alguma outra parte mítica da história deles, mas provavelmente ficaria enorme. Costumamos achar que o “gostinho de quero mais” é mais proveitoso, inclusive para o aprendizado, do que atravessar a linha invisível que torna o final maçante. Fique tranquilo, logo tem mais, hehe, enquanto isso, pode aproveitar para revisar uns antigos, pois sempre tem muito mais info do que conseguimos absorver numa única passada.
      Meu, os caras são muito bons mesmo. A gente, e incluo vocês que nos acompanham nessa jornada lendária, começamos a perceber as similaridades e tudo mais entre culturas, mas, ao esbarar na Suméria, vemos que ela é claramente a base, já que tangencia tantos aspectos de mitologias mais “novas”. Ainda mais impressionante é termos relatos escritos de uma civilização tão antiga! É simplesmente INSANO!
      Age of Empires SUCKS! ahjauhauah, gosto só do visual e um pouco da narrativa. Jogava lotado de cheats para acabar logo as fases e ver o final. Apesar de que, talvez, eu fale isso por ser HORRÍVEL nesse jogo.
      Gosto do “UOLOLOOOOOOOOOO”, isso é o melhor 8P
      Poxa legal a info da Torre de Babel, vou dar uma estudada melhor e uno mais informações à sua, para passarmos para a galera!
      Na época não tinha TV, então a pornografia era “ao-vivo” ou contada por bardos, tipo um disque-sexo. A vida era difícil para os adolescentes de lá…
      Grande abraço!

  • 08/07/2015 em 21:35
    Permalink

    Esse episódio ficou tão bom que nem sei o que dizer, só ouvir.
    Quando vocês falaram do significado de Éden, lembrei que em turco Adam é uma das formas de se referir ao homem, folhas de parreira caíram ao chão neste momento

    • 09/07/2015 em 22:30
      Permalink

      Fico feliz que tenha curtido cara! Valeu mesmo.
      Muito legal essa questão do Adam. Hoje em dia, por conta da cultura pop, eu diria que Adam ou Adão mesmo é mais usado como referência a algo que é primeiro ou inicial, ao invés de relacionar mais diretamente ao homem.

      • 10/07/2015 em 19:51
        Permalink

        No caso dos turcos vejo que eles usam muito a palavra “adam” em títulos de filmes em substituição à palavra homem, como em “3 dev adam” que em inglês passaram para “3 Mighty Men”, esse não foi o único que vi.

  • 15/07/2015 em 12:41
    Permalink

    Cast muito bacana !
    Adorei ele !
    Se vocês querem fazer sobre mitologia cristã que tal chamar o pessoal do do btcast para dar uma ajuda ?
    http://bibotalk.com/
    Espero ter ajudado 😀 .

Fechado para comentários.