Neste podcast: André Bacchi, Diogo Carraro e Gleyson Stabile recebem novamente a visita nipônica do ilustrador, quadrinhista e agora animador Mario Nakano para um bate-papo sobre a produção de Animações. Conheça as diferenças entre as diversas linguagens de animação (2D, 3D, Stop-Motion) e as etapas desde a projeto na pré-produção, passando pelo trabalho árduo da produção, até as edições finais na pós-produção. Além disso, falamos sobre dublagem e também as diferenças entre animações pré-renderizadas e as animações renderizadas em tempo real nos games. Após ouvir esse podcast, você enxergará as animações com outros olhos! E ainda, algumas indicações excelentes no retorno do quadro AWESOME. Imperdível.
Ouça em nosso player:
[powerpress]
Índice
0:00:00 – Apresentação
0:05:46 – Animação x Histórias em Quadrinhos
0:10:58 – Porque há tão poucas animações no Brasil?
0:18:36 – Os tipos de animação
0:38:32 – A dublagem e a animação, quem vem primeiro?
0:50:50 – O Fechamento do Studio 2D da Disney e a mescla do 2D com 3D
0:55:23 – A pré-produção, produção e pós-produção
1:05:00 – Animação e games
1:12:39 – Awesome: Naussicaa do Vale do Vento
1:14:35 – Awesome: Ni no Kuni
1:15:38 – Awesome: Fantasia
1:17:11 – Awesome: SteamBoy
1:19:42 – Encerramento e leitura de feedbacks
Arte do Marx!
Assuntos relacionados a este podcast
Podcast sobre Dragon Ball (Episódio #005):
Longa de animação brasileiro: Uma História de Amor e Fuga:
Animação em formato Flipbook – Goku vs. Superman
Exemplo da produção de uma animação sensacional:
John Lewis ‘The Bear & The Hare’ – The Making Of from Blink on Vimeo.
Stop Motion feito pelo Mario e seus colegas de Pós-Graduação
Animação Russa da época do comunismo, feita em Stop Motion
Paperman, da Disney
Steamboy (mas está em italiano)
Trailer de Nausicaa
5 Segundos do Curta do Mario Nakano
Fala pessoal, tudo certo?
Nossa que cast fantástico hein. Eu sempre fui muito fã de animação, mas não imaginei que dava tanto trabalho assim. Se eu já respeitava o trabalho do pessoal envolvido, respeito muito mais agora. Vou pontuar algumas coisas e deixar alguns links (claro, vou TENTAR resumir rsrs).
Primeiro, vocês falaram sobre a repetição de alguns frames nas animações antigas. Pensando agora eu acho que no desenho do He-Man eles faziam uns 6, 7 frames só e repetiam eternamente rsrss.
Na infância uma animação que me chamava muito a atenção era o clipe de “Take on me”, do A-ha. É genial, principalmente nos momentos em que se mistura o video com a animação (destaque para a cena do espelho/quadro/sei lá): http://www.youtube.com/watch?v=djV11Xbc914
Deixo a indicação do curta “Destino”. O filme foi iniciado em 1946 por nada mais, nada menos que Walt Disney e Salvador Dali e terminado em 2003 pelo neto de Disney. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=1GFkN4deuZU
Por último, queria destacar o saudosismo que bateu no final do cast ao ouvir Outfield =D
Abraço e parabéns pelo trabalho!!
Fala Giovani! Muito obrigado por prestigiar mais um cast! Pois é, eu imaginava o trabalho pois uma época me envolvi mais nessa área de artes visuais, mas não imaginava o quão grande era o trabalho com o famigerado acetato rsrs Tem razão Giovani He-man repetia muiiitoos frames rsrs Muito legal vc ter lembrado do clipe do Take on me. Primeiro porque curto demais a música rsrs e segundo porque é uma história em quadrinhos misturado com animação e com filmagem!
Sobre o curta “Destino”, caramba! Eu tinha visto uma vez e não sabia o nome nem como achar novamente, obrigado! E pelo jeito você curte essas músicas anos 80 já que curtiu o Outfield e lembrou do Take on me. Então vc tem que ir ao show do The Hitz aqui de Londrina! Eles tocam tudo isso aí, foi por isso que lembrei dessa música hahaha
Abração e obrigado!!
Ah sim, sobre o clipe do A-ha, eles usaram uma técnica de animação que eu esqueci de mencionar, a famigerada rotoscopia.
Não deixa de ser um motion capture rústico, pois se trata de filmar algo, pegar o filme e desenhar por cima dele quadro a quadro. Se vocês tiverem curiosidade, um exemplo de onde foi utilizada esta técnica é a animação de O Senhor do Anéis . Nesta animação dá pra perceber que tem bastante coisa só filmada mesmo, hehe. O legal desta técnica é que você pode filmar em condições mais precárias, pois o importante é ter o movimento dos personagens no caso, e depois você pode, inclusive, desenhar roupas diferentes e colocar outros cenários.
Outro exemplo de rotoscopia é o waking life só que cuidado ao assistir este, hehe. É muito lindo, mas eu mesmo não consegui assistir inteiro até hoje. Se prepare psicologicamente, hahaha!
Não lembrei na hora também, mas o nome do estúdio que produziu He-man era Filmation. Procurem no Google, vocês vão ver que a filmation foi responsável por grande parte de sua infância e você nem sabia o nome deste estúdio.
Ooops! Os links:
O Senhor dos Anéis animado: http://youtu.be/M1x3XkHs-BE
Um trailer do Waking life: http://youtu.be/uk2DeTet98o
ELECÓPETRO CAIU NO BOEROOOOOO! aheheaheaheaheaaehaehaehhhea. Eu fiz uma animação de um avião batendo num prédio no mario paint algum tempo antes do incidente, é tenso. Concordo com o Mario que a dublagm brasileira é top, e acho a americana bem ruim, a não ser nas obras em que eles mesmo produzem. Ninguém supera o Japão nas expressões e emoções.
Esse audio dos Super Gêmeos desanima a fantasia infantil, hahahah.
Stop motion que não parece ser stop motion é o Paranorman, mas é misturado com CG.
Meu stop motion favorito da TV é o Pat a Mat (Zeca e Joca).
Hauhauhau essa história do Gleyson tem um enredo muito bom rs Nunca mais vou fazer aeronaves colidindo com edifícios rs
Também acho a dublagem japonesa mto boa…e a Brasileira excelente. Esse áudio dos supergêmeos é triste, mas é verdade…era aquele “espaço de reclamações” dos heróis no Cartoon Network (bons tempos)
Não assisti Paranorman, mas realmente não parece Stop Motion. Caramba eu lembro de Zeca e Joca! Mto bom mesmo!
Abração!
O primeiro que escutei, muito bom! Parabéns aos podcasters! Vim diretamente do site Jovem Nerd (também) para dizer que gostei muito do papo de vocês. E eu já sabia sobre as folhas de acetato. Sempre achei que os animadores de antigamente olhavam para os de hoje balançando a cabeça negativamente dizendo “Vocês não sabem o que é animar!”. kkk Sou animador e digo o mesmo, animar não é fácil.
Oi Lúcio!! Muito obrigado por prestigiar e fico feliz que tenha gostado! Realmente deu pra perceber que, independente da linguagem, animar é extremamente trabalhoso, mas uma arte incrível. Abração!