Análise | Star Renegades (PC)

Existe todo um universo de games estilo Rogue-like completamente desafiadores. Você avança, atinge um nível ou um chefe, apanha descaradamente e morre. Entretanto, ao voltar para o início, você não só recomeça com a experiência do gameplay, mas também consegue habilitar opções que deixe seu personagem mais preparado para a próxima vez. E Star Renegades segue exatamente esse padrão.

O interessante de notar nesse game é a fusão desse estilo com RPG. Para abrilhantar ainda mais faz-se uso de um combo de estilo entre Scrap Punk e Cyber Punk com cores bem vibrantes e uma pixel art marcante e impecável.

Ficha Técnica

Desenvolvedora: Massive Damage, Inc. // Publisher: Raw Fury // Lançamento: oito de setembro de 2020 para Steam // Gênero: RPG Tático com combate por turnos
Desenvolvido pela Massive Damage, publicado pela Raw Fury e lançado dia oito de Setembro de dois mil e vinte.

Gráficos

Pixel Art não é necessariamente um dos métodos mais simples de se trabalhar e implementar em um jogo. É necessário entender até onde você quer retratar limitações gráficas de consoles antigos e até que ponto trabalhar com a nostalgia dos jogadores. Isso se torna mais complicado quando a intenção é construir um ar futurista, uso geralmente contrário ao propósito do estilo visual atualmente.

Demonstração de gráficos de Star Renegades
Na primeira imagem temos o mundo do jogo e seu cenário. Na segunda imagem temos o ambiente de batalha.

Em Star Renegades temos um ótimo exemplo de como esse estilo deve ser feito. Os sprites dos personagens são mais simples, já o ambiente é bem mais detalhado. Mas isso não é algo negativo e nem coloca um contra o outro, na verdade ajuda ainda mais a caracterizar os mapas. Afinal a ambientação é parte muito importante da temática.

Gameplay

Jogos de estratégias normalmente te dão diversas formas e de ganhar uma mesma partida e aqui não é diferente. Você pode montar sua equipe focando na resistência dos escudos, das armaduras ou reforçar seu poder de ataque com danos leves, pesados ou normais. E ainda é possível infligir status negativos deixando seu oponente sangrando, queimado, com armadura mais sensível etc.

Dano crítico e um turno perdido pelo oponente

Também é possível montar sua equipe com uma formação específica que favoreça alguém. Para alguns tipos de ataques é necessário todos os oponentes da linha de frente, então sua estratégia em Star Renegades deve pensar nesse ponto.

Cada personagem possui espaço para carregar até 3 equipamentos; uma arma e dois outros itens. A função deles é fazer com que seus atributos melhorem. Seja para causar mais dano, resistir mais, ter mais escudo, recuperar escudo, por aí vai.

Dentro das batalhas o destaque fica para o fato de que dano crítico se dá caso um personagem A ataque um personagem B antes dele usar algum movimento naquele turno. Também é possível fazer com que, devido aos golpes, um oponente perca seu turno. Isso ajuda muito na hora de planejar seus movimentos e fazer com que receba um ataque a menos ou até impedir alguma outra ação do oponente.

Problemas

Para não dizer que toda a experiência foi incrível, houve um, e apenas um, erro fatal. Durante uma campanha pelo segundo mundo spawnou uma nave do império em uma parte do mapa. Claramente tive que correr até ela para ver o resultado.

Ao chegar lá e interagir com o objeto teve início uma batalha com um Tenente da hierarquia e dois soldados. A batalha em si não foi difícil, controlando o jogo do modo correto me levou uns 7 turnos para ganhar. Porém, ao sair da batalha eu não estava mais no mapa tradicional e sim dentro da nave.

Nesse momento o jogo congelou e eu não tinha mais nenhuma ação a ser feita. Mouse aparecia perfeitamente sobre a tela, música continuava tocando normalmente. Contudo nenhuma ação acontecia, nada mudava e decidi esperar alguns minutos. Acontece que nada mudou e a solução foi reiniciar o jogo perdendo toda a campanha daquele mundo. E o pior é que eu estava iniciando o último dia.

Conclusão

O que Star Renegades consegue fazer juntando RPG e roguelike é, sem dúvida, algo incrível. Rende horas de jogatina para planejar seus movimentos pelo mapa, no início de cada turno das batalhas, como será a formação da equipe, qual equipamento deve ficar com quem, entre outros fatores.

O jogo é lindo, leve (menos de 4GB na sua primeira versão) e consegue cativar onde ele quer. Seja pela temática, que está em alta, pela beleza, pelo estilo de jogo, pela estratégia.

Apesar da trema ser meio genérica, afinal quantas vezes nos últimos vinte anos já não vimos raças alienígenas tentando nos exterminar do universo, Star Renegades consegue surpreender, divertir, entreter e promete ocupar boa parte do seu tempo. E, com certeza, cada jornada sua será completamente diferente uma da outra.

Você gosta do conteúdo do Meia LuaQue tal apoiar nosso projeto no Padrim?