Análise | Pacer

Desenvolvido pela R8 Games e anteriormente intitulado de Formula Fusion, Pacer é um jogo de corrida/ação frenético com forte inspiração em Wipeout, F-Zero e particularmente em alguns momentos me lembra Star Wars Episode I: Racer. O game é originalmente um projeto do Kickstarter e estava em desenvolvimento durante os últimos 5 ano; Em 2019 o título estava presente na área dos indies da Brasil Game Show 2019 e se destacou pela sua proposta nostálgica porém com visuais modernos e gameplay agressivo.

JOGABILIDADE

Nas primeiras horas de jogatina, Pacer exige bastante do jogador, apesar de divertido controlar as diferentes naves e começar a conhecer suas características (armas, velocidade máxima, controle e etc), é um pouco frustrante o quão sensível os controles são, e não são intuitivos, os gatilhos funcionam como manches, e até o jogador acostumar, muito tempo será perdido batendo nas laterais da pista, e o por algum milagre, seus adversários conseguem manter-se perfeitamente alinhados na corrida.

Aliado aos controles extremamente sensíveis, as pistas em diversos momentos são muito estreitas e cheias de curvas, causando assim um festival de batidas que pode frustrar até mesmo o mais experiente jogador de jogos de corrida, por isso, o início Pacer pode não ser muito amigável. Estes “problemas de jogabilidade” podem ser corrigidos, esta análise está sendo redigida no lançamento do jogo, em 29 de outubro de 2020.

Ainda assim, após o jogador se acostumar com o jogo (e grande parte disso está em escolher a nave adequada e a configuração de controles e habilidades adequadas para você), Pacer se torna um excelente jogo de corrida.

GRÁFICOS E TRILHA SONORA

Um dos pontos positivos do jogo é sua fluidez, os gráficos passam a sensação constante de velocidade. Esta análise foi feita com uma cópia cedida para PC (Steam), e rodou em um processador i5 2500k com uma GTX 1660 e o desempenho foi excelente. O jogo é fluido e bonito, assim como um jogo de corrida deve ser, então ponto positivo.

Sua direção de arte também deve ser exaltada, Pacer te leva para um passeio ao redor do mundo, mas sempre com seu toque futurista. É tentador desprender sua atenção da frenética corrida e das batalhas para admirar o ambiente ao redor das pistas.

Mesmo sendo um projeto indie, Pacer tem gráficos, desempenho e direção de arte bem alinhados.

CONJUNTO DA OBRA E CONCLUSÃO

No lançamento, Pacer é um jogo bom mas com alguns problemas que podem ser corrigidos futuramente através de patches, e o jogo também tem espaço para ser alimentado com novos modos de jogo, mapas e naves. Seu modo competitivo também pode render bons frutos se for bem aceito pela comunidade.

Para os entusiastas de jogos de corrida, é uma boa pedida, se você tiver paciência de se acostumar com os controles.

Pacer está disponível no PlayStation®4, PS4 PRO e no PC via Steam.