Análise | Forza Horizon 4 é obrigatório para os amantes do gênero

Antes de mais nada preciso fazer uma confissão para você, caro leitor(a), esse é meu primeiro contato, acredite ou não, com a franquia Forza.
Pode parecer um tanto surpreendente, mas é verdade, porém, me alegro em dizer que, assim como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, Forza Horizon 4 me conquistou de uma maneira inesperada.
Minha última aventura no gênero de corrida foi com o também conhecido Need for Speed, publicado pela Eletronic Arts, mais precisamente o Carbon, lançado em 2006.
Desde então estive afastado das pistas até que, graças ao Xbox Brasil que nos cedeu o jogo antecipadamente, tive a oportunidade de colocar minhas luvas de piloto e voltar a este mundo.
Forza Horizon 4 é grandioso em vários aspectos que irei citar a seguir.

Visual Deslumbrante

Sem dúvida o que mais chama atenção ao iniciar nossa jornada em Horizon 4 são os gráficos. Tudo é muito lindo, bem feito e é nítido o cuidado que a Playground Games teve com diversos aspectos.

Esse visual carrega um tom ainda mais especial devido a sua locação, situado na Grã-Bretanha, no Reino Unido.
Temos montanhas, monumentos e uma flora belíssima, que pode ser contemplada a medida que vagamos por aquele mundo.
Detalhes como a destruição de pequenos muros de pedra, árvores, derrapagem em gramas, lamas, são alguns dos quesitos que saltam aos olhos durante a jogatina.
Tudo isso pode ser vislumbrado de maneiras distintas graças a grande novidade proposta por Forza Horizon 4: As Estações.

A Dinâmica das 4 Estações

No game temos as 4 estações: Outono, Inverno, Primavera e Verão; que não só apresentam visuais únicos devido as mudanças climáticas, como alteram todo o mapa aberto em que navegamos.
É interessante notar trechos do mesmo em que antes tínhamos gramas verdes, cachoeiras, estradas de terra mais fáceis de navegar, sendo modificados devido a mudança do clima fazendo com que as águas congelem no inverno e a terra vire lama nas estações onde a chuva é mais constante.

Porém, não apenas o visual é afetado pelas mesmas, a jogabilidade também sofre alterações, sendo necessário que o jogador tenha mais cuidado ao pilotar em estradas congeladas, molhadas ou enlameadas, que prejudicam a direção.

Um mundo vasto com incontáveis atividades

Quando iniciamos nossa jogatina, somos apresentados ao famoso festival, que engloba uma série de corridas distintas onde, a medida que acumulamos vitórias, evoluímos para alcançar patamares mais altos e sermos escalados para eventos únicos.
São várias modalidades como as corridas de estradas, corridas na terra, os circuitos Cross-Country, as corridas de rua e até mesmo a possibilidade de atuarmos como dublês em filmes pilotando carros velozes.

Cada uma apresenta pistas distintas onde são necessários carros de classes e modelos diferentes. Devido a isso, a quantidade de veículos que podemos adquirir ao longa da jornada á grandiosa, somando um total de 450 carros.
O mapa em si é bem grande e, além das pistas, temos atividades como as placas de perigo e os medidores de velocidade que nos conferem mais influência, que é basicamente o nosso XP dentro do jogo.

O protagonista, a jogabilidade e as evoluções

Forza Horizon 4 possibilita que o jogador escolha um nome específico para o seu protagonista, assim como um avatar pré definido. No decorrer do game, liberamos acessórios como blusas, calças, sapatos, bonés, óculos, entre outros que possibilitam customiza-lo das mais diversas formas.

A medida que vencemos as corridas, nosso personagem evolui, conferindo pontos de habilidade que podemos utilizar em nossos carros, habilitando diferentes bônus, porém, cada ponto utilizado é válido apenas para um carro específico.
Caso troquemos de veículo, que pode ser feito a qualquer momento, precisaremos selecionar novamente tais habilidades.
A jogabilidade me surpreendeu bastante, pois cada carro possui aspectos únicos que podem ser sentidos durante as corridas como o seu peso, maior ou menor tração dependendo da classe utilizada, melhor dirigibilidade, etc. É necessário atenção ao escolher um veículo para trafegar em uma determinada pista, dependendo da estação em que estamos.
As 4 estações tem grande influência neste quesito. Um circuito de estrada no Verão, por exemplo, precisará de um cuidado extra no Inverno.
Cada veículo pode ser customizado pelo jogador, onde podemos modificar sua suspensão, pneus, para-choque, tudo de forma a deixa-lo mais pesado, mais leve, com uma maior ou menor dirigibilidade, entre outros.

O jogo também possibilita a criação do seu próprio circuito escolhendo a classe do carro que será utilizada, o período do dia, o clima e ainda disponibiliza-lo online, para que outros jogadores possam experimenta-lo e votar nele. É possível também selecionar circuitos de outros jogadores nas modalidades disponíveis.

O Multiplayer

Infelizmente não consegui testar as corridas com outros jogadores devido a falta dos mesmos, uma vez que o jogo ainda não foi lançado de fato.
O mundo de Forza Horizon 4 está constantemente conectado em sessões, que possibilitam a adição de eventos semanais, desafios diários, além de circuitos únicos, onde pilotamos, por exemplo, o carro do famoso espião James Bond em 007.

Esta sem dúvida foi uma grande sacada da desenvolvedora uma vez que, a cada dia/semana, o jogador terá desafios e eventos diferentes, de forma que o jogo não fique repetitivo.
Toda a construção das corridas com outros jogadores no modo online parece elevar ainda mais o grau de diversão já que, além da cooperação e do famoso PvP, poderemos fazer disputas em equipes, teremos corridas normais, jogos e a união de ambos.
Mal posso esperar para conferir!

Sintonize na sua rádio favorita

Um detalhe extremamente importante no game é sem dúvida sua trilha sonora. Temos a nossa disposição inúmeras estações de rádio com estilos de músicas diferentes que podemos trocar a qualquer momento.
Encontramos desde trilhas clássicas a eletrônicas que, acredite ou não, influenciam bastante a nossa experiência.
Bastava eu sintonizar em uma rádio com músicas mais agitadas para minha empolgação atingir níveis bem altos, as vezes altos demais, fazendo com que eu perdesse o controle do carro em alta velocidade.
Em eventos únicos encontrados em cada estação, onde corremos contra um hovercraft, até mesmo um trem, a escolha das músicas por parte da desenvolvedora é um show a parte!

Um jogo obrigatório para os fãs do gênero

Forza Horizon 4 tem tudo o que um amante do gênero pode desejar: muitos carros, desafios distintos, alguns bem malucos e divertidos, visual espetacular, um mundo aberto totalmente explorável, opções de customização, alterações climáticas e uma trilha sonora memorável.

Foi uma grata surpresa poder embarcar neste mundo, conhece-lo e recomendo fortemente que você, caro leitor(a), dê uma chance.
A Microsoft tem uma franquia de peso em suas mãos e agora entendo totalmente porque Forza é tão querido entre os fãs de jogos de corrida.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Zi4VSFiTZE0″ width=”840″ height=”480″]