Análise | Bleeding Edge

Novo multiplayer da Ninja Theory é um ótimo sinal de que este estúdio ainda pode nos surpreender muito.

Após o anuncio na E3 2018 da aquisição pela Microsoft, muito se esperava da Ninja Theory, já que modesto estúdio, com pouco investimento, havia entregue o belíssimo Hellblade: Senua’s Sacrifice. A curiosidade era: Agora com o investimento de uma das maiores empresas do mundo, o que este estúdio irá apresentar? As respostas virão na próxima geração de consoles, um trailer para uma sequência de Hellblade já foi apresentado. Entretanto, neste caso, Bleeding Edge já estava em desenvolvimento antes de aquisição pela Microsoft e o jogo é uma prova de quão versátil este estúdio pode ser.

JOGABILIDADE

Bleeding Edge pode ser definido como um MOBA/Hero Shooter com foco em combate Melee. Explicando estes termos; MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena, ou seja, um jogo multiplayer online onde jogadores se enfrentam em um mapa. Hero Shooter é um termo mais recente que se tornou popular com jogos como Overwatch, onde você tem uma seleção de personagens, com habilidades únicas e características diferentes, games como DOTA e League of Legends já possuem essa característica a muitos anos, porém, os “hero shooters” tendem a ter visão em primeira ou terceira pessoa, já os MOBAS mais tradicionais como LOL e DOTA tem visão isométrica (aquela vista de cima). Outra característica dos Hero Shooters é o tiro em primeira pessoa, a maioria dos personagens tem como sua fonte de dano armas que disparam a distância, neste ponto, Bleeding Edge se diferencia, apesar de ter alguns personagens que fazem uso de armas, a sua maioria tem foco em combate corpo a corpo, ou melee.

O jogo consiste em partidas em mapas com objetivos diversos, como por exemplo, capturar um local e mante-lo o máximo de tempo sob controle do seu time. Cada equipe, composta por 4 jogadores, tem a sua disposição uma seleção de heróis que se divide nas seguintes categorias, Assassin, Support e Heavy, como é comum em jogos online, cada classe tem sua função, os Assassinos são os causadores de dano do time, com a missão de eliminar outros jogadores, dano alto, alta mobilidade, porém, costumam ter menos resistência, os suportes são os que ajudam a equipe curando ou dando boost em ataques, ou até mesmo causando efeitos negativos nos adversários, os personagens Heavy ou tanques são responsáveis por conter o dano vindo do adversário, possuem muita resistência e demoram muito para morrer, porém são mais lentos.

Como dito anteriormente, um dos diferenciais do jogo é seu sistema de combate, cada personagem tem um set de habilidades de acordo com a sua classe (que pode inclusive ser editado, existem opções), e as lutas corpo a corpo são bem mais organizadas do que eu imaginei que seriam, a visão em terceira pessoa dá o distanciamento necessário para o jogador se posicionar e a luta não “embolar”,  ainda existem alguns momentos em que a camera fica confusa, porém não são tão frequentes, você só precisa ficar atento ao analógico que controla a camera; O combate funciona e é uma delícia, é muito satisfatório conseguir montar combos com as habilidades de seu personagem, e mais legal ainda, montar combos junto com os seus companheiros de time.

Para vencer a partida, o time precisa trabalhar em conjunto para ganhar as as lutas e consequentemente, os objetivos, até o momento as brigas estão extremamente balanceadas, é muito comum em outros jogos online, um jogador muito bom conseguir eliminar todo o outro time, em Bleeding Edge isso dificilmente acontece, dois jogadores medianos conseguem facilmente eliminar um ótimo jogador, sozinho, quase sempre. Comunicação, posicionamento (conhecimento do mapa) e familiaridade com as habilidades do personagem são essenciais para este jogo, um time que não se comunica contra um time que está se comunicando via voice-chat está em uma grande desvantagem. Isto é uma boa notícia pra quem quer começar a jogar, vá sem medo e fique com seu time, provavelmente você vai conseguir ganhar algumas lutas!

GRÁFICOS

Adotando uma identidade cartunesca com gráficos de estilo Cel Shading (parecem desenhos), Bleeding Edge é muito bonito em todas as suas versões, PC e consoles. A direção dá pro jogo um tom meio cyberpunk/pós-apocaliptico colorido, tanto nos mapas quanto no design dos personagens, que são bem carismáticos e cheios de personalidade. Prepare-se para um jogo muito colorido e cheio de explosões, poderes, ráios laser, pancadas e tiros pela tela, como todo bom Multiplayer Online. Apesar de gráficos bem trabalhados, o jogo segue a têndencia de games online, não sendo muito exigente para rodar em PCs mais modestos, segue abaixo a suas especificações mínimas:

Bleeding Edge Requisitos Mínimos
  • Windows 7 64-Bit
  • Intel Core i3-560 @ 3.33GHz / AMD Phenom II X4 805
  • GeForce GTX 750 Ti / Radeon R7 360
  • 4 GB RAM
  • HD Livre: 40 GB
  • Directx 11

CONJUNTO DA OBRA E CONCLUSÃO

Bleeding Edge tem potencial para ser um dos títulos mais jogados e streamados em 2020, seus personagens tem carisma (tem um Samurai/Ninja/Grafiteiro, tem algo mais legal que isso?), sua jogabilidade é daquelas que são fáceis de começar a jogar porém têm camadas suficientes para aqueles que querem explorar ao máximo o jogo, inclusive, como pro-players, muito provavelmente teremos um cenário competitivo de Bleeding Edge em breve; E um dos maiores motivos para você jogar este jogo é que ele está disponível no GamePass, caso você possua um Xbox One/S/X ou um PC que rode o jogo, ele estará disponível, junto com mais uma grande quantidade de outros títulos, no serviço da Microsoft, com um baixíssimo investimento, você pode testar o game, então, tá esperando o que?