Na BGS 2024 tivemos felizmente mais uma vez a presença da AbleGamers durante todos os dias do evento, e tive a oportunidade de entrevistar o Felipe Negrão coordenador de operações da AbleGamers Brasil, e abaixo teremos a transcrição da entrevista feita em áudio.
Anderson: Felipe se apresente e apresente a AbleGamers, pra quem não conhece passar a conhecer.
Felipe: Meu nome é Felipe Negrão e sou coordenador de operações da AbleGamers Brasil, nós fomos ONG que trabalha a acessibilidade em jogos, focando pra incluir a pessoa com deficiência através dos jogos de volta na sociedade, pra evitar o isolamento delas. E a gente trabalha de 3 formas, em eventos,trabalha com comunidade pra trazer essa questão do conhecimento da causa, a gente doa controles acessíveis pra algumas pessoas, né, que nos procuram, então eu também eu desenvolvo também essa parte dos controles e a gente também tem um curso pra desenvolvedores de jogos pra que aí o software. O programa do jogo venha mais mais acessível até as pessoas a gente trabalha nesses 3 lados.
Anderson: Esse ano na BGS, vocês estão no estande da Devolver e lá na Nintendo também com uma estação acessível, né?
Felipe: Correto, esse ano BGS, a gente trouxe na Devolver Digital uma parceria com eles, onde a gente tem um controle, nosso que chama You Magic e é um controle que a gente desenvolveu pra evento onde eu consigo conectar ele em qualquer tipo de plataforma e eu consigo mudar os botões posições deles conforme a necessidade da pessoa, totalmente modular. Na Nintendo, a gente também tem uma parceria com eles, lá, não é esse controle nosso desenvolvido por nós é um controle Licenciado da Nintendo, mas a proposta é mesma, são estações acessíveis, ou seja, elas têm um tamanho diferente, mais baixo, essa tem lugar pra sentar uma tela mais próxima, os botões são configurados conforme a mobilidade da pessoa, tudo para que elas possam aproveitar e jogar, assim como todo mundo na feira.
Anderson: E também agora falando da AbleGamers onde a gente acha mais sobre o trabalho de vocês.redes sociais, site campanhas etc.
Felipe: A gente faz uma campanha anual com stream no catarse, é a gente já fez aí agora esse último mês, a gente até tem uma campanha de doação recorrente no catarse é só procurar por AbleGamers BR e tem o nosso site ablegamers.org.br e nas redes sociais, em geral, é @ablegamersbr você encontra a gente, eu geralmente digo que mais fácil é ir no Instagram que lá tem as fotos do trabalho, é bem mais fácil pra conhecer a gente.
Muito obrigado ao Felipe pela atenção, e deixarei todos os links para conhecer esse trabalho incrível que eles fazem para a comunidade PCD e também para quem sabe ajudar divulgando ou de maneira financeira.
Eu particularmente tenho ajudado ao menos nesse evento anual pois além de ajudar os outros, nunca se sabe se amanhã não serei eu que precisarei de ajuda para continuar jogando o que gosto.
O links todos estão aqui basta clicar que será redirecionando e deixei o Instagram deles aqui já pra ficar mais fácil seguir e acompanhar o trabalho deles.
Deixe nos comentários se já conhecia o trabalho deles e senão o que acha dessas iniciativas de inclusão.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais todas elas como @meialuafsoco ou nos links no topo da página e também se inscreva no nosso canal do YouTube para não perder a nossa cobertura de eventos, lives e vídeos.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: