“Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão” foi um dos primeiros jogos lançados exclusivamente para o Playstation 5, após sua chegada ao mercado.
Desenvolvido pela Insomniac Games, empresa responsável por Spider-Man PS4, essa continuação prometia usar todas as vantagens propostas pelo poderoso SSD do novo console da Sony, com transições instantâneas entre mundos.
Quando lançado, “Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão” se tornou um dos pilares do PS5 não apenas pelo desempenho no SSD, mas pela beleza, diversão e riqueza de detalhes entregues no game.
Neste ano de 2023, o nosso querido Lombax e seu companheiro robótico fizeram sua estreia nos PC’s e tivemos a oportunidade de testar o jogo graças ao Playstation Brasil, que nos disponibilizou uma chave. E aí, estamos diante da versão definitiva de “Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão”?
A Otimização no PC
Como citei anteriormente, o game foi um dos primeiros jogos lançados apenas para o PS5, ou seja, já era esperado que nos PC’s, o mesmo viesse ainda mais impressionante no quesito visual.
Fiquei extremamente impressionado em como os pequenos detalhes ficaram ainda mais aparentes. No entanto, minha experiência nas configurações mais altas sofreu com problemas de performance.
Eu utilizei um PC com a GeForce RTX 3070ti, fornecida pela NVIDIA, que também possui um processador Core i5 de 10ª geração com 4ghz, 32gb de memória e rodando em um SSD.
Na minha configuração, já contamos com uma limitação: o processador. Nas especificações divulgadas de maneira oficial pelo Playstation, para rodar “Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão” de maneira satisfatória é recomendado um processador, no mínimo, de 11ª geração para conseguirmos setar as opções gráficas no Alto.
Sendo assim, com as resoluções 4K / 2K e opções gráficas no Alto, notei muitas quedas de desempenho, principalmente em planos mais abertos. Em ambientes mais fechados, onde a quantidade de detalhes não é tão aparente, obtive um ganho a mais de frames.
O que funcionou melhor em minha configuração foi rodar o game em 1080p, com boa parte das opções gráficas no Médio e algumas no Alto. Dessa forma, obtive uma maior estabilidade mesmo em planos mais abertos, variando entre 45 e 50 fps. Consegui atingir os 60 frames em alguns momentos, mas devido a quantidade de partículas, efeitos de iluminação e a construção de mundo unidos ao gargalo do meu processador, mantive essa taxa apenas em alguns momentos.
O DLSS em Ratchet & Clank
O DLSS, recurso da NVIDIA que auxilia bastante no ganho de performance dos jogos de PC, está presente no game da Insomniac. Contudo, senti falta de uma variedade maior de opções.
Normalmente, ao usar o DLSS, temos o modo Ultra Desempenho, Desempenho, Equilibrado e Qualidade. Isso ajuda muito nos ajustes gerais, para que possamos ter uma melhor experiência em jogos mais pesados ao setar as opções gráficas em seus níveis mais altos.
Em Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão, contamos apenas com uma ativação padrão, o que significa que não podemos navegar entre os modos que citei acima. É bem possível que em patches futuros o DLSS seja incrementado com estes recursos mas, no presente momento, embora continue auxiliando bastante no desempenho, se encontra limitado.
Variedade de Opções Gráficas
Embora Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão conte com uma boa gama de recursos gráficos, senti falta de uma variedade maior.
Tomo como exemplo Spider-Man: Miles Morales (PC), lançado pouco tempo depois da versão base. Este contém uma vasta categoria de opções onde podemos até mesmo controlar o tráfego de pessoas na cidade, trazendo um ganho imenso de performance, entre outros por menores.
Como disse anteriormente, Ratchet traz consigo uma boa variedade. No entanto, acho que seria interessante em patches futuros a Insomniac adicionar algumas opções a mais, para que tenhamos uma maior granularidade e controle sobre o que queremos que apareça na tela, melhorando ainda mais o desempenho.
Vale a Pena?
O novo jogo do nosso Lombax favorito nos PC’s com certeza vale muito a pena. Novamente a Playstation nos entrega a versão definitiva de um exclusivo consagrado em seu console.
No entanto, sendo um game que exige bastante do PC, é necessário estudar bem as configurações de sua máquina antes de adquiri-lo para não se frustrar depois. Inclusive, deixo abaixo a tabela com as especificações gerais para se rodar “Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão” nas mais diversas resoluções e configurações.
Embora eu tenha sofrido com alguns problemas de performance, principalmente devido ao meu processador, me diverti bastante. Novos patches com melhorias virão, deixando a experiência ainda melhor, mas mesmo rodando em 1080p com opções gráficas variando entre médio e alto, o jogo continua lindíssimo.
Reviver a história, matar a saudade dos personagens e vislumbrar as diferentes dimensões sem dúvida traz um quentinho no coração.
Aqueles que irão embarcar nessa jornada pela primeira vez com certeza ficarão imersos em segundos, levando em conta o carinho depositado pela Insomniac na criação de “Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão”.
O jogo já está disponível para os PC’s e você pode adquiri-lo tanto na Steam, quanto na Epic Games.
Fiquem ligados em nosso canal do YouTube para não perder a cobertura de eventos, lives e vídeos de notícias, curiosidades e gameplay.
Confira também outras matérias e análises em nosso site: