Em uma postagem feita na última quinta-feira (29/04), a Matt Booty – Chefe da Xbox Game Studios – falou sobre as melhorias dos jogos disponíveis no PC, comentando sobre como agora os jogadores são multiplataformas, e não mais fiéis a apenas uma delas. Confira a seguir o resumo da postagem.
Construindo comunidades em torno de jogos, não de dispositivos
Nessa parte da postagem, Matt Booty comentou sobre como se tornou papel da Xbox conectar jogadores através dos jogos ao invés de apenas nas plataformas, um sinal de reconhecimento que o cross-plataform está no caminho de se tornar padrão ao invés de um diferencial.
Após comentar sobre os jogos que foram lançados nos últimos 18 meses – como Age of Empires II e III DE, Gears Tactics, Wasteland 3, Minecraft Dungeons e Microsoft Flight Simulator – foi anunciado que Halo Infinite terá crossplay e progressão cruzada multiplayer quando for lançado para PC nesse ano. Isso significa que os jogadores de PC poderão jogar com seus amigos que estarem no Xbox One e Xbox Series X|S, além de conseguirem manter seu progresso no modo multiplayer e em todas as plataformas.
“Temos trabalhado em colaboração com a comunidade de PCs para garantir que o Halo Infinite ofereça uma experiência de PC de primeira, incluindo recursos altamente desejados, como suporte para telas ultra e super ultralargas, combinações de teclas triplas, uma ampla variedade de opções gráficas avançadas e mais. Queremos ter certeza de que o Halo está atendendo à comunidade de PCs.” – Comentou Matt Booty sobre o assunto.
Além disso, os desenvolvedores estão utilizando o recurso da nuvem para dar mais acesso dos jogos de console nos PCs. O objetivo não é substituir as plataformas, mas sim permitir que os membros do Xbox Game Pass Ultimate possam utilizar o Xbox Gloud Gaming para ter acesso a mais de 100 jogos de console em seus computadores.
Criação de experiências sob medida para jogadores de PC
O fato é que agora há muitas opções de plataformas para os jogadores escolherem onde conseguir s seus jogos no PC. Pensando nisso, os jogos Sea of Thieves, Halo: The Master Chief Collection, Microsoft Flight Simulator, Age of Empires I, II e III: Definitive Edition e Forza Horizon 4 foram disponibilizados para o Steam, porém essa acessibilidade de escolha não parou por aí.
Após observar que mais de 10 milhoes de jogadores utilizaram o Xbox Game Pass para PC para jogar Halo: The Master Chief Collection no final de 2019, os desenvolvedores da Xbox foram encorajados a levar mais jogos para o Xbox Game Pass para PC. Assim, mais de 100 títulos foram lançados para a biblioteca desde o início do ano, adições que incluem títulos da Bethesdae em breve mais títulos da Eletronic Arts graças uma parceria para fazer com que os jogos da EA Play ser parte do Xbox Game Pass para PC e Ultimate sem custo adicional. Além disso, mais de 50 parceiros – incluindo Acer, ASUS, Lenovo, MSI e Razer – estão oferecendo o Xbox Game Pass para PC em dispositivos qualificados, dando aos jogaroes do mundo inteiro acesso à biblioteca.
Para melhorar mais ainda a vida dos jogadores de PC, continuarão sendo feitas nos próximos meses melhorias na Barra de Jogo Xbox e na qualidade de vida dos jogadores, como maior confiabilidade de instalação e velocidades de download mais rápidas. Mais detalhes sobre elas serão disponibilizados em breve.
Ajudando os desenvolvedores a oferecer experiências excepcionais
Na postagem, foram anunciadas atualizações nos termos da Microsoft Store para os desenvolvedores de jogos de PC. O objetivo é afirmar o compromisso com os criadores de jogo, assim aumentando sua receita na venda de jogos de 70% para 88% a partir do dia 1º de agosto. Mais detalhes sobre essa notícia está presente neste link.
Foi comentado também sobre o trabalho e dedicação que a Xbox tem de capacitar os desenvolvedores dos jogos, a fim de dar a eles as melhores ferramentas disponíveis para desenvolver os melhores jogos. Parte desse esforço de jogos com melhores experiências foi a adição do DirectX 12 Ultimate no Xbox Series X|S e no PC; junto com o recém-anunciado DirectX 12 Agility SDK, permitindo melhorias gráficas através do Ray Tracing.